ATA Nº 7/CONSCLS/UFFS/2017

7ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos oito dias do mês de agosto de dois mil e dezessete, às dezessete horas, no auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a sétima Sessão Ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa, e a secretária executiva Jaciele Hosda. Expediente: 1. Comunicados e Informes: 1.1. Portaria sobre proibição de remanejamento orçamentário: Janete Stoffel informou que essa portaria é nova e que terão maiores informações a partir de reunião com a Reitoria. 1.2. Aula Magna Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos: No próximo dia 11 de agosto de 2017, haverá a aula magna do mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1.3. Aula Inaugural da especialização em Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios: No próximo dia 11 de agosto terá a aula inaugural da primeira turma da especialização em Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios. 1.4. Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas: Está acontecendo a semana acadêmica do curso de Ciências Econômicas que vai dos dias 07 à 11 de agosto de 2017. Janete Stoffel convidou a todos para participarem dos eventos. 2. Pontos de pauta: Janete Stoffel mencionou os pontos de pauta sendo: Aprovação da Ata 6ª Sessão Ordinária de 2017 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul; Análise do RAA; Análise do PAA; Comissão eleitoral para Conselho de Campus; Resolução nº10/CCLS/2016; Resolução nº15/CCLS/2016; Justificativas de ausência; Chapa afastada para capacitação. Janete Stoffel solicitou a inclusão de dois pontos de pauta, sendo: 1. Alteração do colegiado do curso de Ciências Econômicas, e, 2. Alteração da data da Sessão do mês de setembro de 2017. A professora Leda Battestin Quast pediu a inclusão de pauta sobre os buracos abertos nos gramados do Campus. O professor Rubens Fey requisitou a retirada do ponto de pauta sobre as justificativas de ausências nas sessões do Conselho de Campus, pois segundo ele, não houve tempo suficiente para realizar o estudo e apresentar proposta. A pauta e as solicitações de inclusão e retirada foram aprovadas pelos presentes. 2.1. Aprovação da Ata 6ª Sessão Ordinária de 2017 do Conselho de Campus – Laranjeiras do Sul: Após algumas correções semânticas, foi aprovada a referida Ata. 2.2. Comissão eleitoral para Conselho de Campus: Janete Stoffel comentou que o mandato dos conselheiros eleitos vence no dia 06/10/2017, necessitando realizar processo eleitoral, para que os novos membros do Conselho de Campus mandato 2017/2019 tomem posse na Sessão de outubro de 2017, que se realizará no dia 05/10/2017. Janete Sttoffel sugeriu os membros da comissão que realizou o processo eleitoral para o CONSUNI, retirando o acadêmico, visto que estes em representatividade por indicação. Janete Stoffel informou que o técnico administrativo Everton Martins Vieira, e a docente Maude Regina de Borba, em consulta antes da Sessão, aceitaram fazer parte da comissão caso o Conselho de Campus homologasse. Como as comissões são de três membros o Conselho de Campus, sugeriu convidar mais um técnico administrativo para fazer parte da comissão. Sendo assim a presidente do Conselho de Campus ficará responsável em verificar mais um membro para a comissão e expedir Resolução de nomeação. 2.3 Chapa afastada para capacitação: Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira e Marisela Hernandez Garcia, estão em processo para afastamento, já no próximo mês (setembro), e as duas docentes compõe uma chapa de membros eleitos do Conselho de Campus, dessa forma haverá a liberação de uma vaga de representatividade docente no Conselho de Campus. Após discussão o Conselho de Campus autorizou a presidente do Conselho, a conversar com os membros eleitos pelo edital de homologação do processo seletivo de 2015/2017, a fim de verificar o interesse pela vaga, visto que há somente mais uma Sessão de mandado destes membros. 2.4. Alteração do colegiado do curso de Ciências Econômicas: Janete Stoffel comentou que em razão da alteração ocorrida na coordenação do curso de Ciências Econômicas, algumas mudanças de indicações, e de acordo com a solicitação do Documento memorando Nº19/CCCE-LS/UFFS/2017, o colegiado do curso de Ciências Econômicas ficou da seguinte forma constituido: Coordenação do curso: I - Coordenador: Antonio Maria da Silva Carpes, Coordenadora Adjunta: Vanda Mari Trombetta; Coordenação de Monografias: I – Titular: Rafael Stefenon; Representantes Docentes Eleitos: I - Titular: Deise Maria Bourscheidt, Suplente: Janete Stoffel; II - Titular: Marisela Garcia Hernandez, Suplente: Tiago da Costa; III - Titular: Nadia Teresinha da Mota Franco, Suplente: Fabio Pontarolo; IV - Titular: Marcio Moraes Rutkoski, Suplente: Elemar do Nascimento Cezimbra; Representante técnico-administrativo eleito: I – Titular: Willian Przybysz; Representantes do Domínio Comum: I - Titular: Mariano Luis Sanchez, Suplente: Paola Beatriz Sanches; Representantes do Domínio Conexo: I - Titular: Pedro Ivan Christofoli, Suplente: Ceyça Lia Palerosi Borges; Representantes Discentes: I - Titular: lucas Tavares Alves Damasceno, Suplente: Loide Araujo Nascimento; II - Titular: Isabelle Zacari Clemente, Suplente: Maria Carolina Serpa Canabarro; Representantes Comunidade Regional: I – Titular: Laureci Leal, Suplente: José Antônio Brugnara. Revogando assim, as Resoluções Nº 11/CCLS/UFFS/2015 e Nº 07/CCLS/UFFS/2016. O Conselho de Campus homologou tal alteração. 2.5. Alteração de data da 8ª Sessão do Conselho de Campus: Janete Stoffel mencionou que a 8ª sessão ordinária está marcada para dia 06/09/2017, porém é véspera de feriado, além do dia 06/09/2017 ser considerado no calendário acadêmico como um sábado. Sugeriu alterar para dia 05/09/2017 ou 13/09/2017. Após as justificativas para alteração o Conselho de Campus, decidiu alterar a data para 13/09/2017. 2.6 Análise do Relatório de Atividade Anual (RAA): Katia Aparecida Seganfredo informou que tinha ficado um RAA pendente, sendo do professor Gracialino da Silva Dias, que após ser notificado, entregou no último dia do prazo de 30 dias, sendo analisado pela coordenação acadêmica e trazido para homologação do Conselho de Campus. O Conselho aprovou o RAA do professor Gracialino da Silva Dias. 2.7 Análise do Plano de Atividade Anual (PAA): Katia Aparecida Seganfredo apresentou o PAA da docente Marcela Langa Lacerda Bragança, que estava em afastamento, assim que retornou a docente entregou seu PAA, sendo analisado pela coordenação acadêmica, com indicação de aprovação. O Conselho de Campus homologou o PAA da docente mencionada. Katia Aparecida Seganfredo mencionou também o PAA do docente Joao Arami Martins Pereira, que mesmo sendo solicitado preenchimento, realizado contatos telefônicos e por e-mail, reabrindo período para preenchimento o docente não enviou seu PAA. Sugeriu notificar formalmente o docente para que entregue o PAA, ou outra possibilidade de que o PAA do docente será indicado para reprovação. Após votação com 17 presentes e a presidente, a totalização foi a seguinte: 4 votos para reprovação imediata, 11 de notificação, com prazo de entrega e justificativa do atraso, e 2 abstenções de votos. Sendo assim será notificado o docente com prazo de 10 de setembro para que entregue o PAA com justificativa, sob pena de reprovação caso não atenda as exigências da notificação. 2.8. Resolução nº10/CCLS/2016: Katia Aparecida Seganfredo contextualizou que a Resolução mencionada referente a instituição de comissão para analisar o Plano Anual de Atividade (PAA) e o Relatório Anual de Atividade (RAA), foi criada na tentativa de agilizar o processo de avaliação, porém teve funcionalidade apenas no primeiro semestre de sua constituição. Propôs que o Conselho de Campus exclua a comissão, devido a não ser ativa, mas manter os critérios de análise, subordinando a avaliação à coordenação acadêmica. Após apresentação das justificativas foi aprovada a exclusão da comissão e manutenção dos critérios. 2.9 Resolução nº15/CCLS/2016: Katia Aparecida Seganfredo comunicou que a resolução mencionada foi criada na tentativa de agilizar e facilitar as avaliações dos Planos de Ensino, e agilizando também o processo de retorno aos docentes, porém na prática não teve muita funcionalidade, o que ocorreu é que as demandas permaneceram com a Assessoria Acadêmica e Coordenação Acadêmica. Propôs revogar a Resolução, visto que está sem atividades. O Conselho de Campus aprovou a revogação da referida resolução. 2.10. Buracos abertos no gramado do Campus: A professora Leda Battestin Quast pediu a inclusão deste ponto devido ao um acidente ocorrido com ela, que ao sair pelo gramado, não viu o buraco, que estava coberto pela grama, e caiu em um, felizmente não teve machucaduras, mas chamou a atenção para evitar maiores acidentes. Janete Stoffel mencionou que os buracos foram abertos a pedido da Comissão de Arborização do Campus, e que para esta Sessão, não foi possível contato em tempo hábil para que eles pudessem repassar maiores informações. Diogo José Siqueira, membro do Conselho de Campus e representante da Comissão de Arborização, comentou que houve um desencontro entre informações solicitantes da Comissão e entendimento das Áreas Experimentais, referente ao tempo para plantio das mudas, o que ocasionou, segundo Diogo, pela demora na abertura dos buracos (quando solicitado) a perca das mudas, e posterior não foi possível conseguir mais mudas devido o período de inverno. Não é viável fechar os buracos para reabri-los, pois pode ocorrer o mesmo problema de desencontro e perca das mudas. Ronan Marcos Maciel sugeriu sinalização nos buracos. Sandro Neckel da Silva informou que já ouve diálogo entre a comissão e coordenação administrativa, e que na próxima sessão terá um ponto de pauta sobre esse assunto. Marcos Alceu Felicetti propôs que seja encaminhado a todos os servidores um e-mail comunicando sobre os buracos, e pedindo que todos utilizem as vias destinadas a tráfego de pessoas. Foi aceito por todos. Rafael Stefenon questionou sobre uma possível pavimentação entre o CVT e o Bloco A. Sandro Neckel da Silva mencionou que foi previsto junto com a reforma do Bloco A, e já há algumas propostas de pavimentação. 3. Recados: Janete Stoffel mencionou que em julho deste ano, os docentes Rubens Fey e Betina Muelbert estiveram na Alemanha, a fim de estreitar laços com a UFFS, e solicitar recursos financeiros para o Campus, porém não houve retorno ainda sobre o assunto. Janete Stoffel mencionou que em seu retorno da licença maternidade, encontrou a direção com muitas atividades, porém com pouca pendência, agradeceu ao colegas Katia Aparecida Seganfredo, Rubens Fey e Sandro Neckel da Silva pelo trabalho durante sua ausência. Informou também que nos dias 10 e 11 de agosto de 2017, estará acontecendo o processo de renovação de reconhecimento do curso de Agronomia, in loco, com avaliadores do MEC. Mencionou ainda que foi encaminhado solicitação de emenda parlamentar com as seguintes propostas: Quadra Poliesportiva, Instalação de área para Piscicultura e Reforma do CEAGRO. Em relação a área do CEAGRO, Janete Stoffel comentou que havia uma negociação com a superintendência do INCRA, antes da mudança do governo (Temer), mas que não houve mais sinalização referente a isso. O que a UFFS tem, é um contrato com o CEAGRO, com gastos pagos pela FAPEU. O transporte dos docentes da UFFS até o CEAGRO é pago pelo campu, porém a partir de 2018, será uma demanda da reitoria. Roberto Sachet, agradeceu aos conselheiros pelo temo em que fez parte do Conselho de Campus, informando que não poderá participar da próxima, e última, sessão desse mandato. 4. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, eu, Jaciele Hosda, secretária dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 08 de agosto de 2017.
Data de publicação: 31 de outubro de 2017.

Janete Stoffel
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 7/CONSCLS/UFFS/2017