ATA Nº 4/CAP/UFFS/2018

ATA DA 4ª REUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2018

 

 

ATA Nº 4/cap/UFFS/2018

 

ATA DA 4ª REUNIÃO DO Comitê assessor de pesquisa

 

Aos doze dias do mês de setembro do ano de dois mil e dezoito, às treze horas e quarenta minutos, na Sala de Videoconferência no subsolo do Bloco da Biblioteca do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó-SC, foi realizada por videoconferência com os demais campi a Reunião do Comitê Assessor de Pesquisa – CAP/UFFS, instância vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG). A reunião foi presidida pelo Diretor de Pesquisa em exercício, professor Paulo Roger Lopes Alves. Estavam presentes os servidores técnico-administrativos em educação da DPE/PROPEPG, Ana Paula dos Santos, Elenice Gomes e Marcus Georg; do Campus Cerro Largo os professores: Débora Leitzke Betemps, Marlei Veiga dos Santos, Tiago Vecchi Ricci, Juliana Marques Schontag, Márcio Antônio Vendruscolo, Jorge Luis Palacios Felix, Judite Scherer Wenzel, Fabiane de Andrade Leite, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosemar Ayres dos Santos, Deniz Alcione Nicolay, Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Caroline Mallmann Schneiders, Monize Samara Visentini; e o técnico-administrativo: Rafael Rodrigo Wolfart Treib; do Campus Chapecó os professores: Paulo Roger Lopes Alves, Raquel Aparecida Pegoraro, Margarete Dulce Bagatini, Jane Kelly Oliveira Friestino, Aline Massaroli, Marco Aurélio Tramontin da Silva, Marlon Brandt, Paulo Hahn, Patricia Gräff, Aline Peixoto Gravina; do Campus Erechim os professores: Eduardo Pavan Korf, Pedro Germano Dos Santos Murara, Paola Mendes Milanesi, Angela Favaretto, Adriana Salete Loss, e a técnico-administrativo: Cleusa Fernanda Carraro Hilguera; do Campus Laranjeiras do Sul os professores: Roberto Antônio Finatto, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Maude Regina de Borba, Lisandro Tomas da Silva Bonome, Catia Tavares dos Passos Francisco, Maria Eloá Gehlen e o técnico-administrativo: Everton Donizetti Kielt; do Campus Passo Fundo os professores: Gustavo Iszanski Acrani, Lissandra Glusczak, Ivana Loraine Lindemann; e a técnico-administrativo: Ivânia dos Santos Lago; do Campus Realeza os professores: André Lazarin Gallina, Adelita Maria Linzmeier, Elis Carolina de Souza Fatel, Maiara Garcia Blagitz Azevedo, Márcia Adriana Dias Kraemer, e a técnico-administrativo: Dafne de Moraes Deparis; Justificaram ausência os docentes do Campus Cerro Largo: Suzymeire Baroni; do Campus Chapecó: Leandro Henrique Manfredi, Valdete Boni; do Campus Erechim: Marília Teresinha Hartmann, Denise Cargnelutti, Helen Treichel, Leandro Galon, Gean Delise Leal Pasquali Vargas, Clarissa Dalla Rosa, Altemir José Mossi; do Campus Passo Fundo: Lucimar Maria Fossatti de Carvalho, Amauri Braga Simonetti; do Campus Realeza: Dalila Moter Benvegnú. O professor Paulo iniciou a reunião saudando a todos os presentes, informou os itens de pauta e solicitou aos presentes que se manifestassem caso quisessem incluir pontos de pauta, o professor André pediu que fosse adicionado a pauta, os seguintes itens: Substituição na orientação de bolsistas devido ao afastamento para capacitação; e notificações de desligamento por faltas no CAP. O presidente de sessão passou para o primeiro item de pauta. 1 INFORMES: 1.1 Política da Pesquisa: O Grupo de Trabalho (GT), composto por membros de todos os campi têm elaborado uma nova minuta para política, os presentes chegaram ao entendimento que faz necessário um encontro do GT, que a DPE irá viabilizar; 1.2 Editais: comentou que houve a seleção de propostas para as Chamadas CT/INFRA Finep, onde os contemplados foram os campi de Realeza, Chapecó, Laranjeiras do Sul e Erechim. Ainda, está aberta para submissão outra chamada Finep até dia dezenove de setembro, avaliação das propostas submetidas coube a comissão composta pelos Coordenadores Adjuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, ou docentes por eles indicados. Para os docentes do Campus Chapecó ligados aos Programas Pós-Graduação está disponível edital com fomento da FAPESC. Sobre o edital de voluntários informou que houve uma quantidade considerável de propostas, em torno de cinquenta submissões. O Edital da UFFS contará com quarenta e três cotas de bolsas e fomento de cinco mil reais cada cota, provavelmente será publicado nos próximos dias. 1.3 Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica: a servidora Ana Paula informou que as submissões estão encerradas, as avaliações foram realizadas os trabalhos estão em edição de leiaute com previsão de publicação dos Anais em primeiro de outubro do corrente ano. O professor André complementou que está disponível, na página do evento as inscrições para república solidária e alojamento para os estudantes. 1.4 Pesquisa com Café: trate-se de um encontro realizado nos campi que reúne os alunos bolsistas, voluntários e orientadores que visa contextualizar como funciona a pesquisa na UFFS, o significado de iniciação científica, como acessar as bolsas e as obrigações inerentes as bolsas. Passou-se para o segundo item de pauta. 2 SUBSTITUIÇÃO NA ORIENTAÇÃO DE BOLSISTAS: os presentes chegaram ao entendimento que deve-se informar a CAPPG, por e-mail, a substituição do(a) orientador(a) nos casos afastamentos para capacitação. 3 APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR: o professor Paulo, mencionou que a ata referente a reunião do dia onze de julho do corrente ano foi enviada por e-mail junto da convocação da presente reunião, comentou que as solicitações de correções ortográficas recebidas por correio eletrônico foram acatadas, solicitou a manifestação dos presentes para aprovação, ficando a ata aprovada. 4 PLANILHA DE PRODUÇÃO DOCENTE: o presidente da sessão trouxe como sugestão a utilização de um modelo com critérios diferentes da planilha atual para avaliar a produção docente. Os presentes entenderam que deve-se manter a planilha atual. Para os editais que fomentarão os Programas e GTs de Pós-Graduação a pontuação da produção docente deve considerar a área do programa ao qual a proposta concorre. 5 CRIAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA: 5.1 Grupo de Matemática e Ensino – Realeza (relatora: Professora Raquel Aparecida Pegoraro – Processo: 23205.001534/2018-90) a relatora leu o parecer onde foi favorável à criação do grupo, o professor Jorge Luis Palacios Felix solicitou vista a proposta, a aprovação do grupo de pesquisa ficou para próxima reunião; 5.2 Grupo Caleidoscópio de Química e Física – GCQFCerro Largo (relator: Professor Pedro Germano dos Santos Murara Processo: 23205.001794/2018-65) o relator manifestou-se favorável a criação do grupo, os presentes concordaram com o relator, ficando aprovada a proposta; 5.3 Questão Agrária e Juventude Rural: Trabalho, Educação e Cultura Camposa – JURATEC – Laranjeiras do Sul (relatora: Professora Adriana Salete Loss – Processo: 23205.001842/2018-15) a relatora manifestou-se favorável a criação do grupo, e sugeriu a revisão no número de linhas de pesquisa, considerou a quantidade de linhas em demasia, tendo em vista as orientações da Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN), os presentes concordaram com a relatora, ficando aprovada a proposta; 5.4 Educação, Filosofia e SociedadeChapecó (relator: Professor Deniz Alcione Nicolay Processo: 23205.002289/2018-38) o relator manifestou-se favorável a criação do grupo, os presentes concordaram com o relator, ficando aprovada a proposta; 5.5 Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria – Chapecó (relatora: Professora Dalila Moter Benvegnú – Processo: 23205.001496/2018-75) o parecer da relatora foi favorável desde que as sugestões de adequação da proposta sejam atendidas, os presentes consideram a criação do grupo como aprovada. 6 FALTAS NAS REUNIÕES DO CAP: o professor André Lazarin Gallina solicitou que as faltas de membros do CAP que estejam afastados do exercício não sejam contabilizadas como faltas justificadas, todos os presentes tiveram o mesmo entendimento, quando o membro estiver em afastamento este não deverá ser convocado. O diretor de pesquisa informou sobre eminência do laçamento de edital complementar para composição do CAP. Sendo quinze horas e quarenta minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcus Georg, SIAPE 1877359, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente da sessão.

Data do ato: Chapecó-SC, 12 de setembro de 2018.
Data de publicação: 08 de abril de 2019.

Paulo Roger Lopes Alves
Presidente do Comitê Assessor de Pesquisa

Documento Histórico

ATA Nº 4/CAP/UFFS/2018