ATA Nº 4/CAP/UFFS/2017

ATA DA 4ª REUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2017

ATA DAREUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2017

Aos doze dias do mês de julho do ano de dois mil e dezessete, às treze horas e quarenta e cinco minutos, na Sala de Videoconferência, subsolo do prédio da biblioteca, campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, foi realizada por videoconferência com os demais campi a Reunião do Comitê Assessor de Pesquisa - CAP/UFFS, instância vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEPG. A reunião foi presidida pela Diretora de Pesquisa e presidente do CAP, professora Rosiléa Garcia França. Também estavam presente os servidores técnico administrativos em educação da DPE/PROPEPG, Ana Paula dos Santos e Ilson dos Santos; do campus Chapecó os professores: Paulo Roger Lopes Alves, Ana Paula Herrmann, Siumar Pedro Tironi, Paulo Hahn, e o técnico administrativo: Luciano alves; do campus Erechim os professores: Eduardo Pavan Korf, Paola Mendes Milanesi, Gean Delise L. P. Vargas; do campus Cerro Largo os professores: Débora Leitzke Betemps, Tiago Vecchi Ricci, Carla Maria Garlet de Pelegrin, Marlei Veigas dos Santos e o técnico administrativo: Rafael Rodrigo Wolfart Treib; do campus Laranjeiras do Sul os professores: Maude Regina de Borba, Aline Pomari Fernandes, e o técnico-administrativo: Everton Donizetti Kielt; do campus Realeza: não recebemos a lista de presença; do campus Passo Fundo: não recebemos a lista de presença; Justificaram ausência os servidores do campus Chapecó: Daniela Savi Geremia, João Paulo Bender, Ederson Nascimento; do campus Passo Fundo: Ivana Loraine Lindemann, Amauri Braga Simonetti, Gustavo Olszanski Acrani, Lissandra Glusczak; do campus Realeza: André Lazarin Gallina, Gilza Franco, Dalila Moter Benvegnu, Sabrina Casagrande, Jucieli Weber; do campus Cerro Largo: Denise Medianeira Mariotti Fernandes; do campus Laranjeiras do Sul: Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Valdemir Velani, Leda Battestin Quast; do campus Erechim: Marilia Harmann, Clarissa Dalla Rosa, Marcela Alvares Maciel, Jerzy Brzozowski, Hugo Von Piazzetta. A Diretora de Pesquisa, professora Rosiléa, iniciou a reunião apresentado todos os presentes.No primeiro item da pauta, informes gerais, comentou que houve várias justificativas de ausência para a reunião, entretanto não consta quórum mínimo no regulamento. A professora Débora sugeriu incluir na pauta o item bolsa UFFS. A professora Rosiléa comunicou que o novo regulamento foi aprovado dia seis de julho pela câmara de pesquisa e pós-graduação e o texto está em fase de ajuste para publicação em breve. Também solicitou aos campi se houve recurso referente aos editais, e os campi: Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Erechim informaram que não houve recurso. O técnico administrativo Ilson comunicou que o prazo final para a indicação de bolsistas CNPq é até o dia dois de agosto. Não havendo informes por parte dos campi, passou ao segundo item de pauta, aprovação da ata referente à sessão anterior, e a ata foi aprovada pelos membros da reunião. Dando continuidade à reunião, a professora Rosiléa passou ao terceiro item de pauta, avaliação do processo e tramitação dos últimos editais. Informou que ocorreu a reunião externa com o comitê externo CNPq com a participação dos coordenadores adjuntos de pesquisa e pós-graduação no primeiro dia. Relatou a reunião na qual os professores avaliadores elogiaram a transparência no processo de avaliação das propostas. Referente às bolsas UFFS, salientou que o comitê externo CNPq entende o momento de restrição orçamentária, porém a PROPEPG está trabalhando junto à reitoria para conseguir esse recurso. O professor Paulo sugeriu que os prazos para recursos e indicações sejam maiores para os próximos editais.  Referente à discrepância de notas, a professora Rosiléa solicitou que os campi iniciem a discussão internamente para, posteriormente, trazer para as reuniões do CAP. O professor Eduardo sugeriu a inclusão da planilha de produção docente como ponto de pauta para a próxima reunião. No quarto item da pauta, a professora Rosiléa informou que o novo regulamento da pesquisa será publicado, possivelmente, até o início do mês de agosto. O professor Paulo sugeriu a construção de um documento que apresente, de forma didática, os principais itens do regulamento que sofreram alteração. O professor Eduardo sugeriu a realização de um treinamento para os técnicos e professores. A professora Rosiléa sugeriu que a diretoria de pesquisa poderá organizar um módulo de formação sobre o novo regulamento da pesquisa. O professor Eduardo solicitou adequações nos formulários. Ilson respondeu que as adequações serão realizadas a partir do novo regulamento da pesquisa e do sistema, o qual será disponibilizado no mês de setembro deste ano, também solicitou a inclusão de ponto de pauta para a próxima reunião o tema: transição entre os regulamentos. No último item de pauta, grupos de pesquisa, a professora Maude realizou a leitura do parecer de criação do grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Química Tecnologia e Ambiental, Relatora Profª Leda Battestin Quast - Processo: 23205.001426/2017-36, o qual foi favorável à criação do grupo de pesquisa e o mesmo foi aprovado por todos os membros da reunião. O professor Siumar realizou a leitura do parecer do grupo de pesquisa: Pesquisa Integrada em Fitossanidade - Processo: 23205.001586/2017-85, o qual foi favorável à criação do grupo de pesquisa, entretanto sugeriu que os professores de outros campi também possam compor o grupo. Os demais membros do CAP também aprovaram a criação do grupo de pesquisa. O professor Eduardo realizou a leitura do parecer da professora Marcela Álvares Maciel referente à criação do Laboratório de Estudos Territoriais e Ambientais - Processo: 23205.000879/2017-45. O parecer sugere alguns ajustes, entretanto, foi favorável e aprovado por todos os membros da reunião. Ao final da reunião os membros debateram a respeito dos projetos guarda-chuva, e deliberou-se que estes projetos migrarão para o novo regulamento da pesquisa, também não será necessária a entrega de relatório parcial. Não havendo mais assunto a debater, a diretora de pesquisa agradeceu a participação de todos e encerrou a reunião às quinze horas e vinte e oito minutos e eu, Ana Paula dos Santos, SIAPE 2264394, lavrei a presente Ata, que aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente da sessão.

Data do ato: Chapecó-SC, 12 de julho de 2017.
Data de publicação: 14 de setembro de 2017.

Rosilea Garcia França
Presidente do Comitê Assessor de Pesquisa

Documento Histórico

ATA Nº 4/CAP/UFFS/2017