TIRE SUAS DÚVIDAS
A UFFS realiza vestibular?
Não. A inscrição e a classificação no Processo Seletivo UFFS são feitas com base na nota do ENEM.
Se eu já tiver feito o Enem várias vezes, posso escolher qualquer uma das notas para participar do Processo Seletivo da UFFS?
Depende. Você pode optar por uma das duas últimas edições do ENEM. No caso do Processo Seletivo 2013, isso significa que você pode escolher usar a nota do ENEM 2011 ou ENEM 2012, caso tenha feito ambas as provas. No entanto, você somente pode utilizar a nota do ENEM 2011 se, na data da primeira prova do referido exame:
a) estava matriculado no último ano do ensino médio;
b) já havia concluído o ensino médio; ou
c) já havia completado 18 anos.
Por exemplo, se você estava no segundo ano do Ensino Médio em 2011 e realizou o ENEM 2011, então não poderá usar esta nota, já que, na data da prova, não era concluinte do Ensino Médio.
Já concluí um curso de graduação. Posso participar do Processo Seletivo da UFFS sem realizar o ENEM?
Não é possível se inscrever no Processo Seletivo UFFS 2013 sem ter realizado o ENEM 2011 ou ENEM 2012. Como você já possui um curso superior, há a alternativa de participar do processo seletivo de Retorno de Graduado, cujo edital é lançado semestralmente. Você pode acompanhar a publicação do edital para Retorno de Graduado no site www.uffs.edu.br, link Boletim Oficial / Editais. As datas de publicação destes editais podem ser consultadas no Calendário Acadêmico da UFFS, através do site www.uffs.edu.br, opção Aluno / Calendário Acadêmico.
O Processo Seletivo é apenas para ingresso no 1º semestre?
Não. Neste mesmo processo seletivo, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre. Ou seja, mesmo que suas aulas iniciem apenas no segundo semestre, a hora de participar da seleção – e, inclusive, fazer a matrícula – é agora. Confira no edital o semestre de ingresso do curso que pretende escolher.
Depois de fazer a inscrição, eu recebo algum comprovante?
Sim. Um comprovante é gerado assim que a inscrição é concluída. É importante que você imprima ou salve este arquivo. Uma cópia do comprovante também é enviada para o seu e-mail. Se ele não chegar, verifique sua caixa de Spam ou Lixo Eletrônico: é possível que ele esteja lá.
Como faço para reimprimir o comprovante de inscrição?
Acesse o site do Processo Seletivo e clique em “Faça a sua inscrição”. Na página seguinte, digite as duas palavras solicitadas no quadro vermelho e escolha a opção “Deseja reimprimir o seu comprovante de inscrição, digite o texto da figura e clique aqui”. Informe novamente seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição e clique em “Buscar comprovante” e, em seguida, em “Imprimir”.
Na inscrição, caso eu tenha informado algum dado erroneamente, como faço para alterá-lo?
Acesse o site do Processo Seletivo e clique em “Faça sua inscrição”. Na página seguinte, digite as palavras solicitadas no quadro vermelho e escolha a opção “Deseja alterar alguma informação já cadastrada, digite o texto da figura e clique aqui”. Informe seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição e clique em Entrar. Basta, então, informar novamente seus dados. Após finalizar, salve ou imprima novamente o comprovante de inscrição. O novo comprovante será também enviado para o e-mail informado no ato da inscrição. Os dados considerados válidos são aqueles informados por ocasião da última alteração.
Esqueci a senha. Como faço para recuperá-la?
Para os candidatos que já possuem inscrição, informar as palavras da figura na primeira etapa do formulário de inscrição e utilizar a opção: “Deseja alterar alguma informação já cadastrada, digite o texto da figura e clique aqui?.” As opções para recuperar a senha e para alterar o endereço eletrônico fornecido na inscrição confirmada serão apresentadas.
O Processo Seletivo UFFS 2013 continua tendo a bonificação pelos anos de estudo em escola pública (fator escola pública)?
Não. A UFFS deixou de utilizar o fator escola pública e agora adota um modelo de reserva de vagas que está em conformidade com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Os critérios de reserva de vagas consideram: a categoria administrativa da escola na qual o estudante realizou, integral ou parcialmente, o ensino médio; a renda bruta per capita familiar (igual ou inferior a 1,5 salários mínimos ou superior a 1,5 salários mínimos); e a autodeclaração (preto, pardo ou indígena). Todas as informações sobre a reserva de vagas estão disponíveis no Edital. Você também pode consultar nossa Política de Ingresso.
Por que tenho que escolher um Grupo para me inscrever?
De acordo com o Edital do Processo Seletivo UFFS 2013 e com a nossa Política de Ingresso, as vagas são distribuídas em 6 (seis) grupos, atendendo aos critérios: categoria administrativa da escola onde realizou, integral ou parcialmente o ensino médio; a renda bruta per capita familiar (igual ou inferior a 1,5 salários mínimos ou superior a 1,5 salários mínimos); e a autodeclaração (preto, pardo ou indígena). No momento da inscrição, o candidato deve selecionar uma única opção de Grupo no qual se enquadre e pretenda concorrer. Essa informação implicará diretamente na classificação do candidato frente aos demais concorrentes. É importante destacar que, no momento da matrícula, caso o candidato classificado não apresente os documentos que comprovem as informações relacionadas ao grupo que escolheu, será desclassificado, perdendo o direito à vaga. Por isso, antes de escolher, leia atentamente a descrição dos grupos e verifique no Edital a documentação comprobatória a ser entregue no ato da matrícula. Caso não deseje concorrer às vagas reservadas, selecione o Grupo VI (ampla concorrência).
Informei, no momento da minha inscrição, que me enquadro em um determinado Grupo. Gostaria de retificar, pois verifiquei que na verdade me enquadro em outro Grupo. Como proceder?
Acesse o site do Processo Seletivo e clique em “Faça sua inscrição”. Na página seguinte, digite as palavras solicitadas no quadro vermelho e escolha a opção “Deseja alterar alguma informação já cadastrada, digite o texto da figura e clique aqui”. Informe seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição e clique em Entrar. Basta, então, informar novamente seus dados. Após finalizar, salve ou imprima novamente o comprovante de inscrição. O novo comprovante será também enviado para o e-mail informado no ato da inscrição. Os dados considerados válidos são aqueles informados por ocasião da última alteração.
Como faço para saber se me enquadro no critério escola pública integral (utilizado na composição dos Grupos I, II, III e IV)?
Somente podem concorrer às vagas reservadas para escola pública integral (utilizado na composição dos Grupos I, II, III e IV) estudantes que: a – tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou b – tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. No entanto, além da escola pública integral, verifique também os demais critérios usados na composição dos grupos. No momento da matrícula, a documentação entregue pelo candidato será cuidadosamente analisada. Se for constatado que o candidato não atende aos requisitos do grupo que escolheu, o mesmo será desclassificado do processo seletivo, perdendo o direito à vaga.
Como faço para saber se me enquadro no critério de renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita (utilizado na composição dos Grupos I e II)?
Os conceitos e o procedimento para cálculo da renda familiar bruta per capita, bem como os documentos aceitos para comprovação, estão explicitados nos Anexos I e II do Edital. Leia-o com atenção, pois os documentos para comprovação de renda familiar passarão, no momento da matrícula, por uma análise socioeconômica. Se for constatado que o candidato não atende aos requisitos do Edital, o mesmo será desclassificado do processo seletivo, perdendo o direito à vaga.
Como faço para saber se me enquadro no critério escola pública parcial (Grupo V)?
Se você cursou pelo menos 1 ano do ensino médio com aprovação em uma escola pública (municipal, estadual ou federal), está apto a concorrer neste grupo. Por outro lado, se sua escola é de direito privado, mas sem fins lucrativos e possui pelo menos 50% de seu orçamento proveniente do poder público, você também pode concorrer neste grupo. Certifique-se desta informação junto à escola, pois no momento da matrícula, você precisará comprovar esta informação, por meio de uma declaração da própria escola.
Como funciona a questão de primeira e segunda opção no momento de me inscrever?
Quando o candidato faz a inscrição para concorrer a uma vaga na Universidade Federal da Fronteira Sul, escolhe um curso como primeira opção, o qual será priorizado e outro como segunda opção, para o caso de não obter vaga no curso de sua preferência. Você é livre para escolher quaisquer dois cursos, mesmo que não sejam do mesmo CAMPUS, não aconteçam no mesmo turno (por exemplo, um pode ser noturno e outro, matutino ou integral) ou não iniciem no mesmo semestre (um pode começar no primeiro semestre e o outro, no segundo).

Caso sua dúvida não esteja contemplada na lista acima, entre em contato através do e-mail ps.uffs@uffs.edu.br.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Posso mudar minhas opções de curso?
Sim. Basta entrar com seu CPF e senha e refazer sua inscrição. Será necessário fornecer novamente todos os seus dados e confirmar.
Quando sai a lista de confirmação das inscrições?
A lista de candidatos com inscrição confirmada para concorrer às vagas do Processo Seletivo UFFS/2013, contendo número de inscrição, nome e grupo, será disponibilizada a partir de 08 de fevereiro de 2013 no site www.uffs.edu.br.
Não lembro o meu número de inscrição no processo seletivo. Onde encontro?
É importante que você salve ou imprima seu comprovante de inscrição tão logo a confirme. Esta confirmação também vai para seu e-mail. Nestes documentos, você poderá consultar seu número de inscrição. Se não conseguir encontrá-lo, aguarde a divulgação da lista de confirmação de inscrições. Nesta lista são divulgados o nome do candidato, o número de inscrição e o grupo para o qual se inscreveu.
Como eu fico sabendo se fui classificado?
A lista de classificados é divulgada no site da UFFS, onde os candidatos também podem acessar o boletim de desempenho individual. Mesmo que não esteja na primeira lista, você ainda poderá ser chamado em novas convocações. Por isso, é importante ficar atento às chamadas seguintes, mesmo após a divulgação da primeira lista.
Conferi as listas de chamada e vi que eu fui classificado. E agora?
Agora, basta fazer a matrícula. Para isso, compareça na UFFS no período informado no respectivo edital de chamada, portando todos os documentos informados no edital de matrícula. Se você for menor de idade, compareça acompanhado de seu representante legal. Se não puder comparecer à Universidade nas datas determinadas para a matrícula, é possível fazê-la por procuração, conforme especificado no Edital do Processo Seletivo UFFS 2013. Todos os prazos para matrícula são informados no respectivo edital de chamada. Por isso, leia-o com atenção!
Posso fazer o pedido de matrícula on-line?
Não. Para o Processo Seletivo 2013, em virtude da necessidade de comprovação do enquadramento nos critérios de reserva de vagas, a matrícula deve ser realizada pessoalmente pelo aprovado (acompanhado de seu representante legal, quando menor de idade) ou seu procurador devidamente constituído.
Posso encaminhar documentos por e-mail?
Não. Ao comparecer para realizar a matrícula, você deve trazer todos os documentos relacionados no edital de matrícula (originais e cópias autenticadas). A falta de qualquer documento implica na não efetivação da matrícula, não cabendo recurso, nem lhe sendo facultada a matrícula condicional (isto é, a entrega posterior do documento faltante).
Não pude realizar minha matrícula no período estabelecido. Posso fazer em outra data?
Não. Se você foi convocado, por exemplo, em primeira chamada, não poderá se matricular nas datas estabelecidas para matrícula dos candidatos de segunda ou terceira chamada. Ao perder o seu prazo, você perde a vaga na UFFS.
Não fiz minha matrícula nesta chamada. Gostaria de saber se minha vaga pode ser pleiteada para o próximo processo seletivo?
Não. Os candidatos classificados no Processo Seletivo efetuarão matrícula no período estabelecido pelo Edital competente. O candidato classificado que não comparecer pessoalmente, ou não constituir procurador para efetuar a matrícula inicial no prazo estabelecido, perderá o direito à sua vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificação.
Quais são os documentos necessários para a matrícula?
A lista de documentos fica disponível no Edital de abertura do processo selecionado e também no edital de matrícula, que será divulgado oportunamente e poderá ser acessado pelo site do Processo Seletivo. Mas é importante destacar o seguinte: um dos documentos exigidos é o certificado que comprova que você concluiu o Ensino Médio. E você tem que apresentar o certificado propriamente dito: não são aceitas declarações provisórias ou protocolos que comprovem a solicitação do certificado. Em algumas escolas, esse certificado vem junto com o histórico escolar; em outras, é um documento à parte. Caso você tenha usado o Enem para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio, deverá apresentar o documento correspondente, que é obtido junto ao Instituto Federal de Educação ou à Secretaria Estadual de Educação.
Me inscrevi no Grupo III (ou IV) e fui chamado. Preciso trazer os documentos para comprovação de renda?
Não. Somente os candidatos que se inscreveram nos Grupos I e II precisam comprovar que se enquadram no critério de renda.
Me inscrevi no Grupo I (ou III). Qual documento preciso apresentar para comprovação de raça/cor?
Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas deverão formalizar sua declaração no momento da matrícula, assinando uma declaração, conforme modelo do Anexo V do edital.
Me inscrevi no Grupo V e fui chamado. Que documentos preciso apresentar para comprovação de escola pública parcial?
A informação será verificada em seu histórico escolar. No caso de escolas de direito privado sem fins lucrativos cujo orçamento seja proveniente em pelo menos 50% do poder público, será necessário apresentar uma declaração da própria escola atestando o recebimento de recursos públicos.
Fui chamado em segunda opção e fiz minha matrícula. Porém, algum tempo depois, fui chamado para a minha primeira opção. Posso desistir a matrícula inicial e me matricular no curso para o qual acabo de ser chamado?
Sim. A título de exemplo, digamos que, no momento da inscrição no Processo Seletivo, você tenha escolhido os seguintes cursos: Filosofia (1ª opção) e Medicina Veterinária (2ª opção). Suponha, então, que num primeiro momento você foi convocado para Medicina Veterinária e se matriculou. Entretanto, dias depois, foi convocado, em segunda chamada, para Filosofia. Nesse caso, você tem o direito de cancelar a matrícula original e se matricular em Filosofia.
O que é o Boletim de Desempenho? Como acessá-lo?
O boletim de desempenho informa sua nota no Processo Seletivo UFFS e a colocação em cada uma das suas duas opções de curso. Os inscritos que desejarem acessar seu boletim de desempenho, necessitam seguir os passos abaixo:
- Acessar, no site do Processo Seletivo, o link Boletim de Desempenho;
- Digitar seu CPF Completo;
- Digitar sua senha;
- Clicar em confirmar.
Muito importante: para visualizá-lo, é preciso usar um navegador diferente do Internet Explorer (como o Mozilla Firefox, o Google Chrome ou o Safari).
Minha nota não aparece no boletim de desempenho. O que aconteceu?
O Enem contém quatro provas objetivas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias), além de uma Redação. O candidato que obtém nota zero em qualquer uma das provas objetivas ou nota menor que 300 na Redação é eliminado do Processo Seletivo da UFFS. Nesses casos, a nota e a colocação do candidato não aparecem no boletim de desempenho.
A página de inscrição no processo seletivo da UFFS apresenta a seguinte mensagem: “Esta conexão não é confiável. Você solicitou que o Firefox conecte-se de forma segura a ps.uffs.edu.br. Porém, não foi possível confirmar a segurança da sua conexão.”.
Caso essa mensagem apareça, basta clicar sobre a opção "Adicionar exceção" (ou semelhante) e confirmar. Esta mensagem é normal por conta das verificações de segurança do navegador de internet. Ao efetuar esse procedimento você será direcionado à página de inscrição.