Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias- Licenciatura

CCLECLS
Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias - Licenciatura
Graduação - Licenciatura

O curso é ofertado na modalidade presencial, com duração de 9 semestres (4,5 anos) e carga horária total de 3.405 horas. Oferece 50 vagas em processo seletivo anual, sendo uma entrada no período noturno no 1° semestre. O curso pretende formar profissionais da educação comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico, bem como docentes qualificados para atuar na docência, prioritariamente em escolas do campo na(s) área(a) de formação proporcionada(s) pelo curso, capacitados para promover a gestão de processos educativos escolares e não escolares no/do campo e capazes de iniciativas que promovam e qualifiquem o processo educacional de modo geral e do campo, fortalecendo a relação entre o ensino das ciências da natureza e da matemática e o contexto (físico, geográfico, cultural e econômico) do campo brasileiro.

O egresso do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias – Licenciatura, na área de Ciências da Naturais, será Professor, podendo atuar em escolas nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas de Ciências, Biologia, Física e Química. Este profissional terá o compromisso precípuo com a escola pública de qualidade e será o sujeito socializador dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, articulando-os com os conhecimentos da cultura do campo.

O Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias - Licenciatura, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro de 2016. A publicação do reconhecimento foi realizada através da Portaria Nº 544, de 23 de setembro de 2016. O curso recebeu nota cinco como conceito final (em uma escala que varia entre 1 e 5).

Noturno
9 semestres
Presencial
50

 Matriz Curricular 2010

Fase

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

Pré-Requisitos

1º

01

GLA001

Leitura e produção textual I

4

60

 

02

GEX001

Matemática instrumental

4

60

 

03

GEX002

Introdução à informática

4

60

 

04

GCH029

História da fronteira Sul

4

60

 

05

GCH011

Introdução ao pensamento social

4

60

 

06

GCB116

Fundamentos de ecologia

3

45

 

Subtotal

23

345

 

2o

07

GLA004

Leitura e produção textual II

4

60

01

08

GCH024

Fundamentos da educação

3

45

 

09

GEX006

Estatística básica

4

60

 

10

GCH025

Escola e educação do campo

3

45

 

11

GCS011

Meio ambiente, economia e sociedade

4

60

 

12

GCH008

Iniciação à prática científica

4

60

 

13

GCH026

Educação, movimentos sociais e organização comunitária

3

45

 

Subtotal

25

375

 

 

14

GCH012

Fundamentos da crítica social

4

60

 

15

GCH115

História e filosofia das ciências naturais e da matemática

3

45

 

16

GCA075

Introdução às ciências agrárias

3

45

 

17

GCH116

Antropologia das populações rurais: infância e juventude no campo

4

60

 

18

GCH118

Biologia na educação básica I

4

60

 

19

GCH125

Física na educação básica I

4

60

02

20

GCH128

Matemática na educação básica I

3

45

02

Subtotal

25

375

 

 

4o

21

GCS010

Direitos e cidadania

4

60

 

22

GCH013

Didática geral

3

45

08

23

GCH050

Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano

3

45

 

24

GCH119

Biologia na educação básica II

4

60

18

25

GCH126

Física na educação básica II

4

60

19

26

GCH131

Química na educação básica I

4

60

 

27

GCH129

Matemática na educação básica II

3

45

20

Subtotal

25

375

 

28

GCH049

Organização do trabalho escolar e pedagógico

4

60

 

29

GCH177

Estágio curricular supervisionado I

6

90

22

30

GCH120

Biologia na educação básica III

4

60

24

31

GCH127

Física na educação básica III

4

60

25

32

GCH132

Química na educação básica II

4

60

26

33

GCH130

Matemática na educação básica III

3

45

27

Subtotal

25

375

 

 

34

GCH035

Política educacional e legislação do ensino no Brasil

3

45

 

35

GCH178

Estágio curricular supervisionado II

6

90

29

36

GCH121

Biologia na educação básica IV

4

60

30

37

GCA076

Solos

5

75

 

38

GCH133

Química na educação básica III

3

45

32

39

GEX129

Instrumentação para o ensino de química e física

4

60

31 e 32

Subtotal

25

375

 

 

40

GCH179

Estagio curricular supervisionado III

5

75

06,16,20,35,36

41

GLA045

Língua brasileira de sinais (Libras)

4

60

 

 

42

GCA077

Zootecnia

5

75

16

 

43

GCA024

Agroecologia

5

75

16

 

44

GCB073

Fisiologia vegetal

5

75

16

Subtotal

24

360

 

 

45

GCH180

Estágio curricular supervisionado IV

5

75

33,40

46

GCH181

Trabalho de conclusão de curso I

3

45

1 a 44

47

GCS058

Realidade do campo brasileiro

5

75

 

48

GCA078

Fitotecnia

5

75

16

49

GCA056

Olericultura

5

75

16

Subtotal

23

345

 

 

50

GCH182

Trabalho de conclusão de curso II

6

90

45,46,47,48,49

51

GCH208

Estágio curricular supervisionado V

5

75

31,37,38,44,45,42,43,48,49

52

 

Optativa I

3

45

 

53

 

Optativa II

4

60

 

Subtotal

18

270

 

Subtotal geral

213

3195

 

Atividades curriculares complementares

14

210

 

Total geral

227

3405

 

 

Componentes curriculares optativos

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

Pré-Requisitos

GEX474

Física moderna

3

45

25

GEX475

Introdução à astronomia

4

60

2

GCH538

Educação e Trabalho e a Questão Agrária

3

45

 

GCH539

Conhecimento escolar e cultura local

3

45

 

GCH540

Gestão e financiamento da educação pública no Brasil

3

45

 

GLA197

Literatura e ruralidade

4

60

 

GCH541

Gênero e diversidade na escola do campo

4

60

 

GEX476

Etnomatemática

4

60

 

GCH542

Educação escolar indígena

3

45

 

GCH543

Sociologia da Educação

3

45

 

GCH544

Matrizes formativas, teorias pedagógicas e práticas educativas da Educação do Campo

4

60

 

GEX477

Física Experimental I

3

45

19

GEX478

Física Experimental II

3

45

25

GEX479

Física Experimental III

3

45

31

GCH545

História do Pensamento Político Clássico

3

45

 

GCH546

História do Pensamento Político Moderno

4

60

 

 

Total de créditos e horas por modalidades

MODALIDADE

Créditos

Carga horária/Rel.

Disciplinas

177

2655

Estágios

27

405

Trabalho de Conclusão de Curso

9

135

Seminários e Oficinas

 

 

Atividades curriculares complementares

14

210

TOTAL

227

340

Domínios formativos

DOMÍNIO COMUM
Componente Curricular

Créditos

Horas

Leitura e produção textual I

4

60

Matemática instrumental

4

60

Introdução à informática

4

60

História da fronteira Sul

4

60

Introdução ao pensamento social

4

60

Leitura e produção textual II

4

60

Estatística básica

4

60

Meio ambiente, economia e sociedade

4

60

Iniciação à prática científica

4

60

Fundamentos da crítica social

4

60

Direitos e cidadania

4

60

Subtotal

44

660

 

 

DOMÍNIO CONEXO
Componente Curricular

Créditos

Horas

Didática geral

3

45

Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano

3

45

Política educacional e legislação do ensino no Brasil

3

45

Fundamentos da educação

3

45

Língua brasileira de sinais (Libras)

4

60

Subtotal

16

240



DOMÍNIO ESPECÍFICO
 
Componente Curricular

Créditos

Horas

Escola e educação do campo

3

45

Educação, movimentos sociais e organização comunitária

3

45

História e filosofia das ciências naturais e da matemática

3

45

Introdução às ciências agrárias

3

45

Antropologia das populações rurais: infância e juventude no campo

4

60

Biologia na educação básica I

4

60

Física na educação básica I

4

60

Matemática na educação básica I

3

45

Biologia na educação básica II

4

60

Física na educação básica II

4

60

Química na educação básica I

4

60

Matemática na educação básica II

3

45

Organização do trabalho escolar e pedagógico

4

60

Estágio curricular supervisionado I

6

90

Biologia na educação básica III

4

60

Física na educação básica III

4

60

Química na educação básica II

4

60

Matemática na educação básica III

3

45

Estagio curricular supervisionado II

6

90

Biologia na educação básica IV

4

60

Solos

5

75

Química na educação básica III

3

45

Instrumentação para o ensino de química e física

4

60

Estagio curricular supervisionado III

5

75

Zootecnia

5

75

Agroecologia

5

75

Fisiologia vegetal

5

75

Estágio curricular supervisionado IV

5

75

Trabalho de conclusão de curso I

3

45

Realidade do campo brasileiro

5

75

Fitotecnia

5

75

Olericultura

5

75

Trabalho de conclusão de curso II

6

90

Optativa I

3

45

Optativa II

4

60

Estágio Curricular Supervisionado V

5

75

Subtotal

153

2295

Projetos de Iniciação Científica:

 
- O ensino de Física através de experimentos didáticos de baixo custo
PIBIC/FA - Edital EDITAL Nº 496/GR/UFFS/2018 
Coordenadora: Vivian Machado de Menezes

Projetos de Extensão:

- Título: “Entrelaçando saberes: formação de professores das escolas do campo”
Coordenadora: Prof. Dra. Marciane Maria Mendes
Vice-coordenadora: Prof. Dra. Fernanda Marcon
Colaboradores: Prof. Dra. Líria Angela Andrioli, Prof. Dra Maria Eloa Gehlen, Prof. Me. Alex Verderio
Discente Bolsista: Alan Rodrigo Schiles


Projetos de Extensão (demanda espontânea vinculados ao curso):

- Educação, ciência e tecnologia na UFFS: oficinas para o ensino médio
Coordenador: Silvia Romão
Vigência: 01/05/2017 a 30/04/2019

Projetos de Pesquisa (Plataforma Prisma)

- Estudo e desenvolvimento de metodologias de ensino de Ciências
Origem: Pesquisa
Modalidade: Pesquisa - Projeto Interno Guarda-Chuva
Chamada: Fluxo Contínuo
Proponente: Vivian Machado de Menezes
Situação: Projeto em execução
Campus: Laranjeiras do Sul
Etapa atual: Proposta deferida

Participantes
Vínculo /Função no projeto / Nome / Data de início /Data de fim
Docente Colaborador CLADIR TERESINHA ZANOTELLI 18/04/2018 17/04/2022
Docente Colaborador VALDEMIR VELANI 18/04/2018 17/04/2022
Docente Coordenador VIVIAN MACHADO DE MENEZES 18/04/2018 02/04/2023
Docente Colaborador RICARDO KEY YAMAZAKI 18/04/2018 17/04/2022
Infraestrutura:

Pessoas
Fernanda Marcon
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo do Campus Laranjeiras do Sul

Márcia Regina Maximowski
Adriana Saccol Pereira
Alex Verderio
Alexandre Giesel
Alexandre Manoel dos Santos
Alexandre Monkolski
Aline Pomari Fernandes
Ana Cristina Hammel
Andresa Freitas
Cladir Teresinha Zanotelli
Cláudia Simone Madruga Lima
Geraldo Deffune Gonçalves de Oliveira
Gian Machado de Castro
Gracialino da Silva Dias
Henrique Von Hertwig Bittencourt
Josimeire Aparecida Leandrini
Juliano Cesar Dias
Lucas Bergamo Navarro
Luciano Tormen
Luiz Carlos de Freitas
Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira
Marcela Langa Lacerda Braganca
Marciane Maria Mendes
Mariano Luis Sanchez
Martinho Machado Junior
Megi Monique Maria Dias
Miguel Mundstock Xavier de Carvalho
Nádia Teresinha da Mota Franco
Paola Beatriz Sanches
Paulo Henrique Mayer
Ricardo Key Yamazaki
Rodrigo dos Santos
Rubens Fey
Suélen Cristina Borsoi
Siomara Aparecida Marques
Thiago Bergler Bitencourt
Valdemir Velani
Vanda Mari Trombetta
Vitor de Moraes
Vivian Machado de Menezes
Wanderson Goncalves Wanzeller
Yogo Kubiak Canquerino

Aba NDE

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é constituído por um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas visando o acompanhamento do processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. O NDE, de caráter consultivo e propositivo, terá as seguintes atribuições: I. Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; II. Conduzir os trabalhos de (re)estruturação curricular, para aprovação no colegiado de curso, sempre que necessário; III. Apoiar o coordenador de curso, auxiliando nos processos de avaliação interna e externa e avaliação integrada, conforme previsto no regulamento adequado; IV. Supervisionar as formas de acompanhamento e avaliação do curso definidas pelo colegiado; V. Promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico; VI. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso. VII. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação. As proposições do NDE serão submetidas à apreciação e deliberação do colegiado de curso.

Vivian Machado de Menezes
Vivian Machado de Menezes
Ana Cristina Hammel
Cladir Teresinha Zanotelli
Marciane Maria Mendes
Paola Beatriz Sanches
Ricardo Key Yamazaki
Lucas Bergamo Navarro

Contatos
(42) 3635-8697
8697
Campus Laranjeiras do Sul