Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias- Licenciatura
O curso é ofertado na modalidade presencial, com duração de 9 semestres (4,5 anos) e carga horária total de 3.405 horas. Oferece 50 vagas em processo seletivo anual, sendo uma entrada no período noturno no 1° semestre. O curso pretende formar profissionais da educação comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico, bem como docentes qualificados para atuar na docência, prioritariamente em escolas do campo na(s) área(a) de formação proporcionada(s) pelo curso, capacitados para promover a gestão de processos educativos escolares e não escolares no/do campo e capazes de iniciativas que promovam e qualifiquem o processo educacional de modo geral e do campo, fortalecendo a relação entre o ensino das ciências da natureza e da matemática e o contexto (físico, geográfico, cultural e econômico) do campo brasileiro.
O egresso do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias – Licenciatura, na área de Ciências da Naturais, será Professor, podendo atuar em escolas nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas de Ciências, Biologia, Física e Química. Este profissional terá o compromisso precípuo com a escola pública de qualidade e será o sujeito socializador dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, articulando-os com os conhecimentos da cultura do campo.
O Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias - Licenciatura, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro de 2016. A publicação do reconhecimento foi realizada através da Portaria Nº 544, de 23 de setembro de 2016. O curso recebeu nota cinco como conceito final (em uma escala que varia entre 1 e 5).
Matriz Curricular 2010
Fase |
Nº |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
Pré-Requisitos |
1º |
01 |
GLA001 |
Leitura e produção textual I |
4 |
60 |
|
02 |
GEX001 |
Matemática instrumental |
4 |
60 |
|
|
03 |
GEX002 |
Introdução à informática |
4 |
60 |
|
|
04 |
GCH029 |
História da fronteira Sul |
4 |
60 |
|
|
05 |
GCH011 |
Introdução ao pensamento social |
4 |
60 |
|
|
06 |
GCB116 |
Fundamentos de ecologia |
3 |
45 |
|
|
Subtotal |
23 |
345 |
|
|||
2o |
07 |
GLA004 |
Leitura e produção textual II |
4 |
60 |
01 |
08 |
GCH024 |
Fundamentos da educação |
3 |
45 |
|
|
09 |
GEX006 |
Estatística básica |
4 |
60 |
|
|
10 |
GCH025 |
Escola e educação do campo |
3 |
45 |
|
|
11 |
GCS011 |
Meio ambiente, economia e sociedade |
4 |
60 |
|
|
12 |
GCH008 |
Iniciação à prática científica |
4 |
60 |
|
|
13 |
GCH026 |
Educação, movimentos sociais e organização comunitária |
3 |
45 |
|
|
Subtotal |
25 |
375 |
|
|||
3º |
14 |
GCH012 |
Fundamentos da crítica social |
4 |
60 |
|
15 |
GCH115 |
História e filosofia das ciências naturais e da matemática |
3 |
45 |
|
|
16 |
GCA075 |
Introdução às ciências agrárias |
3 |
45 |
|
|
17 |
GCH116 |
Antropologia das populações rurais: infância e juventude no campo |
4 |
60 |
|
|
18 |
GCH118 |
Biologia na educação básica I |
4 |
60 |
|
|
19 |
GCH125 |
Física na educação básica I |
4 |
60 |
02 |
|
20 |
GCH128 |
Matemática na educação básica I |
3 |
45 |
02 |
|
Subtotal |
25 |
375 |
|
|||
4o |
21 |
GCS010 |
Direitos e cidadania |
4 |
60 |
|
22 |
GCH013 |
Didática geral |
3 |
45 |
08 |
|
23 |
GCH050 |
Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano |
3 |
45 |
|
|
24 |
GCH119 |
Biologia na educação básica II |
4 |
60 |
18 |
|
25 |
GCH126 |
Física na educação básica II |
4 |
60 |
19 |
|
26 |
GCH131 |
Química na educação básica I |
4 |
60 |
|
|
27 |
GCH129 |
Matemática na educação básica II |
3 |
45 |
20 |
|
Subtotal |
25 |
375 |
|
|||
5º |
28 |
GCH049 |
Organização do trabalho escolar e pedagógico |
4 |
60 |
|
29 |
GCH177 |
Estágio curricular supervisionado I |
6 |
90 |
22 |
|
30 |
GCH120 |
Biologia na educação básica III |
4 |
60 |
24 |
|
31 |
GCH127 |
Física na educação básica III |
4 |
60 |
25 |
|
32 |
GCH132 |
Química na educação básica II |
4 |
60 |
26 |
|
33 |
GCH130 |
Matemática na educação básica III |
3 |
45 |
27 |
|
Subtotal |
25 |
375 |
|
|||
6º |
34 |
GCH035 |
Política educacional e legislação do ensino no Brasil |
3 |
45 |
|
35 |
GCH178 |
Estágio curricular supervisionado II |
6 |
90 |
29 |
|
36 |
GCH121 |
Biologia na educação básica IV |
4 |
60 |
30 |
|
37 |
GCA076 |
Solos |
5 |
75 |
|
|
38 |
GCH133 |
Química na educação básica III |
3 |
45 |
32 |
|
39 |
GEX129 |
Instrumentação para o ensino de química e física |
4 |
60 |
31 e 32 |
|
Subtotal |
25 |
375 |
|
|||
7º
|
40 |
GCH179 |
Estagio curricular supervisionado III |
5 |
75 |
06,16,20,35,36 |
41 |
GLA045 |
Língua brasileira de sinais (Libras) |
4 |
60 |
|
|
|
42 |
GCA077 |
Zootecnia |
5 |
75 |
16 |
|
43 |
GCA024 |
Agroecologia |
5 |
75 |
16 |
|
44 |
GCB073 |
Fisiologia vegetal |
5 |
75 |
16 |
Subtotal |
24 |
360 |
|
|||
8º
|
45 |
GCH180 |
Estágio curricular supervisionado IV |
5 |
75 |
33,40 |
46 |
GCH181 |
Trabalho de conclusão de curso I |
3 |
45 |
1 a 44 |
|
47 |
GCS058 |
Realidade do campo brasileiro |
5 |
75 |
|
|
48 |
GCA078 |
Fitotecnia |
5 |
75 |
16 |
|
49 |
GCA056 |
Olericultura |
5 |
75 |
16 |
|
Subtotal |
23 |
345 |
|
|||
9º |
50 |
GCH182 |
Trabalho de conclusão de curso II |
6 |
90 |
45,46,47,48,49 |
51 |
GCH208 |
Estágio curricular supervisionado V |
5 |
75 |
31,37,38,44,45,42,43,48,49 |
|
52 |
|
Optativa I |
3 |
45 |
|
|
53 |
|
Optativa II |
4 |
60 |
|
|
Subtotal |
18 |
270 |
|
|||
Subtotal geral |
213 |
3195 |
|
|||
Atividades curriculares complementares |
14 |
210 |
|
|||
Total geral |
227 |
3405 |
|
Componentes curriculares optativos
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
Pré-Requisitos |
GEX474 |
Física moderna |
3 |
45 |
25 |
GEX475 |
Introdução à astronomia |
4 |
60 |
2 |
GCH538 |
Educação e Trabalho e a Questão Agrária |
3 |
45 |
|
GCH539 |
Conhecimento escolar e cultura local |
3 |
45 |
|
GCH540 |
Gestão e financiamento da educação pública no Brasil |
3 |
45 |
|
GLA197 |
Literatura e ruralidade |
4 |
60 |
|
GCH541 |
Gênero e diversidade na escola do campo |
4 |
60 |
|
GEX476 |
Etnomatemática |
4 |
60 |
|
GCH542 |
Educação escolar indígena |
3 |
45 |
|
GCH543 |
Sociologia da Educação |
3 |
45 |
|
GCH544 |
Matrizes formativas, teorias pedagógicas e práticas educativas da Educação do Campo |
4 |
60 |
|
GEX477 |
Física Experimental I |
3 |
45 |
19 |
GEX478 |
Física Experimental II |
3 |
45 |
25 |
GEX479 |
Física Experimental III |
3 |
45 |
31 |
GCH545 |
História do Pensamento Político Clássico |
3 |
45 |
|
GCH546 |
História do Pensamento Político Moderno |
4 |
60 |
|
Total de créditos e horas por modalidades
MODALIDADE |
Créditos |
Carga horária/Rel. |
Disciplinas |
177 |
2655 |
Estágios |
27 |
405 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
9 |
135 |
Seminários e Oficinas |
|
|
Atividades curriculares complementares |
14 |
210 |
TOTAL |
227 |
340 |
Domínios formativos
Projetos de Iniciação Científica:
- O ensino de Física através de experimentos didáticos de baixo custo
PIBIC/FA - Edital EDITAL Nº 496/GR/UFFS/2018
Coordenadora: Vivian Machado de Menezes
Projetos de Extensão:
- Título: “Entrelaçando saberes: formação de professores das escolas do campo”
Coordenadora: Prof. Dra. Marciane Maria Mendes
Vice-coordenadora: Prof. Dra. Fernanda Marcon
Colaboradores: Prof. Dra. Líria Angela Andrioli, Prof. Dra Maria Eloa Gehlen, Prof. Me. Alex Verderio
Discente Bolsista: Alan Rodrigo Schiles
Projetos de Extensão (demanda espontânea vinculados ao curso):
- Educação, ciência e tecnologia na UFFS: oficinas para o ensino médio
Coordenador: Silvia Romão
Vigência: 01/05/2017 a 30/04/2019
Projetos de Pesquisa (Plataforma Prisma)
- Estudo e desenvolvimento de metodologias de ensino de Ciências
Origem: Pesquisa
Modalidade: Pesquisa - Projeto Interno Guarda-Chuva
Chamada: Fluxo Contínuo
Proponente: Vivian Machado de Menezes
Situação: Projeto em execução
Campus: Laranjeiras do Sul
Etapa atual: Proposta deferida
Trabalhos de Conclusão de Curso Defendidos
Documentos para defesas TCC
— Modelo ata de defesa de TCC
— Modelo - Ficha de avaliação TCC
— Modelo - Lista de presença - defesa TCC
— Modelo de Declaração Revisão das correções - Orientador