Sinalização Purinérgica: Implicações Fisiopatológicas

 

Sinalização Purinérgica: Implicações Fisiopatológicas

 Sinalização Purinérgica: Implicações Fisiopatológicas

 

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o  que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.”

(Arthur Schopenhauer)

 

Organizadores: Andréia Machado Cardoso, Leandro Henrique Manfredi e Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel

 

 

 

       

 


Apresentação

Embora existam diversos grupos brasileiros de pesquisa da sinalização purinérgica, o conhecimento sobre o tema tem sido amplamente difundido em língua inglesa em periódicos internacionais. Em língua portuguesa, os estudos, de um modo geral, constituem dissertações e teses. Todos os colaboradores do livro são pesquisadores brasileiros que estudam alguma situação fisiológica ou patológica envolvendo o sistema purinérgico.
O livro trata do funcionamento da sinalização purinérgica em condições fisiológicas gerais e sobre a história das enzimas e dos receptores purinérgicos. Aborda situações fisiológicas, como a modulação do sistema purinérgico pelo exercício físico e por moléculas nutracêuticas. E dedica alguns capítulos para a relação da sinalização purinérgica em condições patológicas: diversos tipos de câncer; doenças endócrinas, como diabetes e disfunções da glândula tireoide; doença renal; hipertensão arterial sistêmica; doenças degenerativas, como doença de Alzheimer e doença macular relacionada à idade; doenças parasitárias e virais, dentre outras.
Este livro foi produzido, portanto, para trazer aos leitores os últimos achados em relação ao envolvimento da sinalização purinérgica em diversas condições fisiológicas e patológicas. Espera-se contribuir para a difusão do conhecimento sobre os componentes do sistema purinérgico e sua atuação, bem como para a formação de novos pesquisadores na temática.

 


Sobre as organizadoras

Andréia Machado Cardoso

Doutora e mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Educação Física (UFSM). Docente do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. Docente permanente do Programa de Ciências Biomédicas da UFFS.  

Leandro Henrique Manfredi

Doutor e mestre em Ciências na área de Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Realizou parte de seu doutoramento no Singapore Institute for Clinical Science, em Singapura. Graduado em Ciências Biológicas modalidades Licenciatura e Bacharelado (USP). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, e docente permanente do Programa de Ciências Biomédicas da UFFS. 

Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel

Doutora e mestre em Ciências Biológicas: Genética, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bióloga. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. Docente permanente do Programa de Ciências Biomédicas da UFFS.