Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola

"Este livro apresenta um conjunto diversificado de olhares como fonte de problematização e de instrumentos de análise e de avaliação, proporcionando ao leitor a possibilidade de aprofundar e atualizar os seus saberes no âmbito de Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola."

Graça Simões de Carvalho

Professora da Universidade do Minho, Portugal

Organizadores: Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva e Tiago Venturi

Apresentação

Esta é uma obra que oportuniza o compartilhar de experiências, de reflexões e de investigações sobre a Saúde na Escola, reconhecendo a diversidade de saberes que circulam nesse espaço. Nas últimas décadas, a Educação em Saúde realizada na escola deixou de ser apenas um campo de práticas, passando a constituir-se como um campo de estudos e pesquisas, envolvendo diversas áreas do conhecimento.

A Escola é um espaço privilegiado para trabalhar propostas educativas que visem a transformação das condições de vida e o exercício da cidadania dos sujeitos, numa perspectiva de promoção da saúde. A pesquisa em Educação em Saúde destaca-se no campo da Educação Científica, tendo em vista os vínculos da saúde com a área das Ciências Naturais. Esta obra, constituída de vinte e seis capítulos, busca dialogar com as diferentes perspectivas oriundas destes campo de pesquisa, estudos e prática.

Trata-se do primeiro volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.

Sobre os organizadores da obra

Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoramento Sanduíche (Bolsa CAPES) na Universidade do Minho – Portugal (Instituto de Educação – Centro de Investigação de Saúde da Criança (CIEC). Mestre em Educação, linha de pesquisa: o professor e suas práticas educativas (UNINCOR-MG). Licenciatura Plena em Biologia (UNIFEMM/ UNIFOR – MG) e em Pedagogia (ISEED/MG). Atuou como coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA – Campus Altamira. Áreas de concentração de pesquisas: formação de professores de Ciências e Biologia, materiais didáticos, metodologia de Ensino de Ciências e Biologia, Educação em Saúde Escolar, Educação em Saúde e Diabetes. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB). É membro do grupo de pesquisa GEMPEA (UEL) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação na Amazônia (GEPSEA) da UFPA/ Campus Altamira.

Tiago Venturi

Docente do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoramento Sanduíche (Bolsa CAPES) na Universidade do Minho – Portugal, no Instituto de Educação – Centro de Investigação de Saúde da Criança (CIEC). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Pesquisas e interesses em Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes e Educação Científica. É membro dos grupos de pesquisa JANO (UFPR) e CASULO (UFSC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas – PPGECEMTE/UFPR.