Estudos Linguísticos da/na Fronteira Sul

 

Estudos linguísticos da/na Fronteira Sul

 

Estudos Linguísticos da/na Fronteira Sul

 

“Sem se fixar em saberes estabelecidos, nem em repetições de temas e tópicos, este volume mostra que, em relativamente pouco tempo (sete anos), o PPGEL  encontrou seus nichos e consolidou sua identidade e produção.”

 (Ester Mírian Scarpa)

 

Organizadoras: Cláudia Andrea Rost Snichelotto e Mary Neiva Surdi da Luz

 

 

       

 


 

Apresentação

Os textos que compõem este livro vinculam-se às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): 1) Práticas discursivas e subjetividades; 2) Diversidade e mudança linguística; 3) Língua e cognição: representação e processamento da linguagem. Todos os textos atestam a qualidade, o amadurecimento e a consolidação da pesquisa em Estudos Linguísticos da UFFS e, de modo geral, dão chance ao leitor de conhecer a história do tempo presente da produção do conhecimento científico do PPGEL.
A primeira parte trata de reflexões sobre o conceito de complexidade linguística, da intersecção entre Linguística e Literatura, através da metáfora do literário e do grande empreendimento de organizar o inédito Atlas Linguístico das línguas em contato nesta parte da Fronteira Sul. A segunda dedica-se a abordagens que pendem para a perspectiva formal da gramática. E a última parte trata de posturas discursivas.


Sobre as organizadoras

Cláudia Andrea Rost Snichelotto

Mestre (2002) e doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular-livre da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó - SC, onde atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos e Interfaces e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina, da UFSC. 

Mary Neiva Surdi da Luz

Mestre (1998) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora (2010) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da UFFS, campus Chapecó - SC, onde atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol e de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. É integrante do Fronteiras – Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade (UFFS) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Discurso e Memória (UFSM). É membro do GT de Análise de Discurso ANPOLL.