Entre as Fronteiras do Ensino, da Pesquisa e da Extensão: estudos na área de Letras

Entre as Fronteiras do Ensino, da Pesquisa e da Extensão: estudos na área de Letras

 

"Esta publicação resulta da VII Semana Acadêmica de Letras (VII SAL) e do III Instituto de Estudos Linguísticos (III IEL), que se realizaram de forma integrada, possibilitando a socialização de conhecimentos e saberes produzidos pela comunidade acadêmica da graduação e pós-graduação."

Organizadores: Aline Cassol Daga cavalheiro, Angela Derlise Stübe, Ani Carla Marchesan, Cristiane Horst, Luciano Melo de Paula e Mary Neiva Surdi da Luz

           

 


Apresentação

Entre as Fronteiras do Ensino, da Pesquisa e da Extensão: estudos na área de Letras abrange vários estudos no campo da Linguística, da Literatura e do Ensino, os quais resultam de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão desenvolvidos na graduação e na pós-graduação. Trata-se de textos que revelam sobreposições e/ou aproximações entre duas ou mais fronteiras, demonstrando um pouco da diversa rede de trabalhos que constitui o campo dos estudos linguísticos e literários atualmente.

A obra demonstra a qualidade e a diversidade de pesquisas e projetos desenvolvidos na região sul do Brasil, reunindo estudos que ampliam as fronteiras do ensino, da pesquisa e da extensão nas diferentes áreas de Letras tanto da graduação quanto da pós-graduação. Seus textos revelam possibilidades de afastamentos, de toques e de aproximações, demonstrando um pouco da diversa rede de estudos que compõe o campo dos estudos linguísticos e literários atualmente.

O livro destina-se a profissionais da área de Letras, bem como a pessoas que se interessem por estudos da área.


Sobre os organizadores

Aline Cassol Daga Cavalheiro

Doutora em Linguística. Pesquisa sobre educação em linguagem nas esferas escolar e acadêmica. Tem interesse por estudos na área de leitura, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, formação de professores de Língua Portuguesa e práticas sociais de uso da língua.

Angela Derlise Stübe

Doutora em Linguística Aplicada. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: formação de professores, discurso pedagógico, ensino-aprendizagem de língua materna, políticas linguísticas.

Ani Carla Marchesan

Doutora em Linguística. Suas pesquisas são na área da Teoria e Análise Linguística, com foco na sintaxe do português brasileiro e na transposição didática da Linguística Formal para o Ensino.

Cristiane Horst

Doutora em Letras/Filologia Românica. Tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo e línguas em contato, dialetologia pluridimensional, política linguística, ensino de língua alemã e língua portuguesa em contextos multilíngues e formação de professores.

Luciano Melo de Paula

Doutor em Letras. Pesquisa sobre literaturas do Cone Sul, ensino de literatura e formação de professores de Língua Portuguesa.

Mary Neiva Surdi da Luz

Doutora em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino de língua portuguesa, ensino de Linguística e formação de professores sob o viés da Análise de Discurso de linha francesa em diálogo com a História das Ideias Linguísticas.

*****

Todos os organizadores são docentes da UFFS - Campus Chapecó.