Dicionário histórico-social do Oeste catarinense

      Dicionário histórico-social do Oeste catarinense

      Autores: Gentil Corazza e José Carlos Radin

     

 

 

 

 

                          

 

 

 


Apresentação

O Dicionário histórico-social do Oeste catarinense, elaborado por Gentil Corazza e José Carlos Radin, trata de temas relevantes, estreitamente ligados entre si, relacionados à história, sociedade, economia, política e cultura do Oeste catarinense, principalmente do final do século XIX até a atualidade.

A apresentação na forma de um dicionário de pequenos ensaios justifica-se, primeiramente, porque praticamente todos os temas já foram objetos de estudos (artigos, livros e trabalhos acadêmicos), compondo ampla bibliografia sobre a história e a sociedade desta região. Outra razão está na própria natureza e no objetivo de um dicionário – servir de introdução e guia para estudos de maior envergadura, necessários para aprofundar a compreensão dos temas abordados.

Trata-se de uma obra dinâmica, uma vez que fará atualizações periódicas, em especial pela incorporação de novos verbetes.

 


Sobre os autores

Gentil Corazza é pós-doutor (Sorbonne), doutor (Unicamp) e mestre (UFRGS) em Economia, especialista em Sociologia do Desenvolvimento, graduado em Economia e Filosofia.

Foi professor titular e diretor da Faculdade de Economia da UFRGS; professor visitante da Unila e da UFFS; pesquisador da Fundação de Economia e Estatística; bolsista do CNPQ; membro do comitê de Economia da Capes e editor de revistas econômicas. Entre suas publicações, além de artigos em periódicos especializados, capítulos de livros e outros gêneros textuais, constam as obras “História Centenária da Faculdade de Ciências Econômicas 1909-2009”, “Métodos da ciência Econômica”, “A Junta Comercial no contexto da economia do Rio Grande do Sul” e “Teoria Econômica e Estado-de Quesnay a Keynes”.

 

José Carlos Radin é doutor e mestre em História do Brasil (UFSC), especialista em História (UPF) e graduado em Filosofia (UPF).

É professor adjunto de História no Campus Chapecó, com atuação também no Programa de Pós-Graduação. Ocupou o cargo de diretor de Pós-Graduação da UFFS de 2010 a 2017.

É autor dos livros “Representações da Colonização”, “Italianos e Ítalo-brasileiros na Colonização do Oeste Catarinense” e “Cultura e Identidade Italiana no Brasil: algumas abordagens”, além de capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, entre outros gêneros textuais.

 

Juntos, Gentil Corazza e José Carlos Radin organizaram o livro “Fronteira Sul: ensaios socioeconômicos”.