Intercooperação e redes de cooperativas no Rio Grande do Sul

 

Intercooperação e redes de cooperativas no Rio Grande do Sul

 

Intercooperação e redes de cooperativas no Rio Grande do Sul

“O conhecimento era um bem privado associado ao verbo saber. Agora é um bem público ligado ao verbo fazer” (DRUCKER, 2007, p. 29).

 

Autora: Angélica Leoní Albrecht Gazzoni

 

 

       

 


 

Apresentação

Este livro circunda as diversas temáticas que envolvem o cooperativismo e a formação de redes, trazendo uma importante revisão dos aspectos que englobam a comercialização de alimentos pelas redes de cooperativas organizadas por agricultores e suas entidades representativas. Portanto, apresenta conteúdo de interesse do meio acadêmico das Ciências Agrárias e Sociais e serve de apoio atualizado sobre o tema e de embasamento teórico-prático aos técnicos, engenheiros e extensionistas da extensão rural ou da assistência técnica especializada, assim como aos cooperativistas, os quais, a partir do conteúdo apresentado, podem aperfeiçoar e/ou incorporar novos métodos de organização e administração cooperativa. Igualmente, interessa ao público geral que busca conhecer novos mecanismos de ação coletiva. Além disso, a obra traduz em suas entrelinhas a experiência de seis anos (2012 a 2018) da autora na execução do Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS), criado em 2011 no RS e executado pela Emater/RS através das sete Unidades de Cooperativismo (UCPs) formada por profissionais multidisciplinares com o objetivo de assessorar as cooperativas agropecuárias. 

Trata-se de adaptação da pesquisa "Redes de cooperativas na comercialização de alimentos: uma análise das tipologias das redes", apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UFFS – Campus Erechim (RS) e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020  (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS). 


Sobre a autora

Angélica Leoní Albrecht Gazzoni

Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Bacharel em Administração. Técnica em Meio Ambiente. Atua como Extensionista Rural na Emater/RS e sócia-proprietária da empresa Terra.Z Engenharia e Consultoria. Executa políticas públicas estaduais e federais de desenvolvimento rural e social. Atua, principalmente, nas áreas de consultoria, assistência técnica e extensão rural e social (ATERS), gestão de cooperativas (áreas organizacional, gestão de pessoas, comercialização, marketing, gestão agroindustrial e ambiental) e na construção e execução de programas, projetos e políticas públicas de desenvolvimento rural e social.