Aspectos técnicos da cultura da romãzeira

"A romã é uma fruta que apresenta muitas propriedades de importância tanto alimentar como para a saúde, sendo utilizada em uso de propriedade anti-inflamatória, antiviral e antibacteriana, também sendo considerada rica em nutrientes, como as vitaminas do complexo B, Vit. A, Vit. C e muitos minerais de importância no consumo humano."

Clevison Luiz Giacobbo – Doutor em Agronomia

Organizadores: Cláudia Simone Madruga Lima, Gabriela Gerhardt da Rosa e Lisandro Tomas da Silva Bonome

Apresentação

"Aspectos técnicos da cultura da romãzeira", ao longo de seus oito capítulos, reúne informações de pesquisadores, estudantes, produtores e admiradores da cultura da romãzeira, tanto nacionais como internacionais. A obra, que aborda pontos gerais da fruta, técnicas de plantio, manejo, pragas, doenças, colheita e pós-colheita de romãzeira, objetiva difundir os conhecimentos referentes aos aspectos técnicos da cultura. Disponibiliza, aos produtores, estudantes e profissionais, as informações necessárias para viabilizar o cultivo da romãzeira.

É leitura indispensável para produtores, pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação da área das Agrárias, assim como público em geral que tem interesse e curiosidade sobre o assunto.

* Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Demétrio Alves Paz.

Sobre os organizadores

Cláudia Simone Madruga Lima

Doutora e Mestra em Agronomia (área de concentração Fruticultura de Clima Temperado), pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou estágio de Doutorado na Università di Bologna, Facultá di Agraria. Trabalhou como extensionista rural de nível Superior da EMATER-ASCAR, RS, com enfoque do trabalho em fruticultura e olericultura. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professora do curso de Agronomia, disciplinas de Fruticultura e Olericultura. Membro efetivo do colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Gabriela Gerhardt da Rosa

Doutora e Mestra em Fisiologia Vegetal, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atuou nas linhas de pesquisa "Fisiologia celular e molecular" e "Fisiologia do crescimento e desenvolvimento das plantas", integrando o laboratório de cultura de tecidos da Embrapa Clima Temperado, com pesquisas para melhorar e introduzir novos sistemas de produção de mudas, a fim de elevar o padrão de qualidade genético e fitossanitários. Graduada em Agronomia também pela UFPel. Acompanhou e realizou atividades no United States Departament of Agriculture (USDA), em Fort Collins, Colorado, EUA, do setor de conservação de recursos genético de espécies lenhosas, participando de projetos com objetivo de desenvolvimento de protocolos a fim de utilizar sementes, pólen e estruturas vegetais diversas para a conservação dos recursos genéticos. Atualmente, atua com atividades de docência nos níveis médio e técnico. Tem afinidade pelas áreas do conhecimento sobre Fisiologia Vegetal, Manejo e Fertilidade do Solo, Agricultura de Precisão, Fitotecnia, Fruticultura, Horticultura, Biotecnologia vegetal.

Lisandro Tomas da Silva Bonome

Doutor em Agronomia (Fisiologia Vegetal), pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Agronomia (Fitotecnia: Produção e Tecnologia de Sementes), pela UFLA. Graduado em Agronomia também pela UFLA. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e pesquisador nas áreas de produção vegetal, metabolismo de plantas, ecofisiologia vegetal, fisiologia da germinação, desenvolvimento de sementes e tolerância à dessecação, armazenamento de sementes, tratamento alternativo de sementes e criopreservação.