UFFS tem a primeira Patente Verde deferida
O trabalho de pesquisa, realizado com a Universidade Federal De Santa Maria – UFSM, resultou na propriedade intelectual.

Publicado em: 01 de dezembro de 2020 14h12min / Atualizado em: 02 de dezembro de 2020 17h12min

O pedido de Patente Verde feito em julho de 2018 recebeu o comunicado de deferimento. A publicação sobre o deferimento foi feita pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) referente ao trabalho de pesquisa, realizado com a Universidade Federal De Santa Maria, que resultou na propriedade intelectual (PI) . O processo tem como inventores Cassiano Rech (UFSM) e Silvio Antonio Teston (UFFS). A patente deferida é o estágio anterior à concessão da patente. Oficialmente a concessão é publicada com a expedição da carta patente pelo INPI.

A propriedade intelectual em cotitularidade, cujo pedido de patente foi deferido pelo INPI sob nº BR 10 2018 015664-0, refere-se ao "Inversor Multinível com Porta CC Bidirecional Secundária e Método de Operação de Inversor Multinível com Porta CC Bidirecional Secundária". O deferimento foi publicado na Revista da Propriedade Industrial nº 2600, de 03/11/2020. A carta patente será expedida 60 dias, aproximadamente, após o pagamento da taxa correspondente.

O pedido de patente foi feito pelo Programa Patentes Verdes do INPI, que tem como objetivo contribuir para as mudanças climáticas globais e visa acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas ao meio ambiente. O relatório técnico constata que “A matéria reivindicada apresenta novidade, atividade inventiva e aplicação industrial (Art. 8º e 13 da LPI), e o pedido está de acordo com a legislação vigente, encontrando-se em condições de obter a patente pleiteada.” A divisão da titularidade da patente ficou em 25% para a UFFS e 75% para a UFSM.

Conforme a coordenação da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS, esses ativos intangíveis (patentes) são questões estratégicas para UFFS e devem balizar as diretrizes da Política de Inovação e Internacionalização da Instituição.

Nesse viés de oportunizar capacitações em inovação e conhecer um pouco mais sobre propriedade intelectual e Patente Verde, a AGIITEC convida, em conjunto com o Nitt da Unochapecó, com o apoio da FAPESC (Edital nº 14/2019 sob o T.O2019TR1219; T.O 2012TR1246), para o webinário “Patenteamento de Tecnologias Ambientalmente Saudáveis: Desafios e Oportunidades do Hidrogênio ‘Verde’ ”, com o palestrante Douglas Alves Santos (pesquisador e examinador de patentes no INPI). O evento ocorre no dia 3 de dezembro de 2020 (quinta-feira), às 18h, e poderá ser acompanhado pelo Google Meet (azg-gtpt-ejx).

A AGIITEC quer parabenizar a todos os envolvidos por essa importante conquista. Essa parceria com o NIT da UFSM tem gerado ótimos resultados. Foi muito importante o trabalho conjunto e a colaboração de todos para a realização dessa conquista.