UFFS lança os primeiros editais de pesquisa

Publicado em: 10 de novembro de 2010 09h11min / Atualizado em: 20 de março de 2017 10h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou os dois primeiros editais de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no dia 10, no campus-sede, em Chapecó. Na presença do reitor, Dilvo Ristoff, do vice-reitor, Jaime Giolo, dos pró-reitores de Graduação, Solange Alves, e de Extensão e Cultura, Geraldo Coelho, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, e a diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro, apresentaram os editais 002 e 003 aos coordenadores de curso e professores de todos os campi.

O edital 002 trata do apoio a Projetos Integrados dos Grupos de Pesquisa da UFFS. Inovador, o edital propõe que dois ou mais subprojetos, com linhas de pesquisa complementares, façam parte de um projeto integrado, com um objetivo geral comum. Para a execução, serão oferecidas 50 bolsas a alunos selecionados para trabalharem nos projetos, pagas em 10 parcelas de R$ 360 mensais. Como objetivo geral, o edital pretende “apoiar a criação e a consolidação de grupos de pesquisa e fomentar a sua produção científica”.

Voltado para a iniciação científica dos estudantes, o edital 003 visa, dentre outros objetivos, “incentivar os alunos a participarem de atividade de iniciação científica que levem à apredizagem de métodos e de técnicas de pesquisa, bem como ao desenvolvimento do pensamento investigativo, crítico e inovador”. Serão 50 bolsas pagas em 10 parcelas, no valor de R$ 360 mensais.

O projeto deverá ser elaborado pelo professor, com o auxílio do aluno, estando a temática em consonância com uma ou mais linhas de pesquisa da UFFS. O projeto deverá possuir mérito técnico-científico e demonstrar viabilidade.

Para Trevisol, os editais são importantíssimos para a UFFS, que dá os primeiros passos para consolidar a pesquisa na instituição. “Os editais ajudam a apoiar os grupos de pesquisa e os estudantes de graduação que desejam desenvolver pesquisa. A UFFS quer consolidar-se também como um grande centro de investigação científica na região”, ressaltou.

Grupos de Trabalho (GTs) retomam discussões

A apresentação dos editais de pesquisa antecedeu as atividades dos GTs que desenvolvem os projetos dos programas de mestrado e doutorado da UFFS. Sobre a organização dos primeiros programas de pós-graduação Stricto sensu, o vice-reitor salientou o trabalho decisivo que os grupos e principalmente os coordenadores dos GTs têm a desenvolver – configurar as linhas, os grupos de pesquisa e demonstrar integração, lógica e coerência dentre as peças postas.

Sobre a instituição em geral, falou que em breve a UFFS assina o contrato com a empresa vencedora da licitação da construção de seis prédios nos cinco campi. E completou: “tem muitas frentes andando, e veremos essa instituição surgindo pelos tijolos e cimento, vamos vê-la surgindo pela pesquisa, pela pós-graduação, pela iniciação científica e assim por diante”.

O reitor da UFFS também comentou sobre as três frentes que considera essenciais para o andamento da instituição: política, administrativa e acadêmica. Na política, citou as relações com prefeitos, com a Andifes, com as forças sociais que contribuíram na criação da UFFS e com a sociedade em geral. Administrativamente, citou os seis prédios de 5 mil metros quadrados que devem ter a ordem de serviço assinada nas próximas semanas.

Destacou a democratização do aceso à graduação, já instituída, mas na frente acadêmica citou que ela estará concluída quando estiverem garantidos os mestrados e doutorados. Com relação à pós-graduação, também citou como “emblema do esforço” a especialização em Educação Integral, que começará a ser oferecida gratuitamente a partir do início do próximo ano.

Cronograma das atividades para os editais de pesquisa

Edital 002/PROPEPG/2010
Submissão de Propostas/projetos – 17/01/11