Revista Brasileira de Extensão Universitária seleciona novos editores de área
Inscrições são até dia 27 de julho

Publicado em: 15 de julho de 2020 13h07min / Atualizado em: 15 de julho de 2020 16h07min

Com o objetivo de possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelas instituições de ensino superior na comunidade não acadêmica, a Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) é um periódico que publica artigos e resenhas avaliados por pares, ou seja, são textos que passam por uma avaliação crítica de pareceristas, que auxiliam os editores a tomar decisões sobre as submissões feitas ao periódico.

Nos últimos tempos, a RBEU tem atraído mais o interesse do público acadêmico brasileiro e também de outros países, por isso houve uma necessidade de aumentar a equipe e um processo de seleção de editores de área está aberto. Atualmente, a RBEU conta com uma equipe editorial que inclui um editor-chefe, um editor-assistente e sete editores de área - um conjunto de pessoas afiliadas a sete instituições de ensino superior diferentes.

Segundo a Política Nacional de Extensão Universitária, são oito as áreas temáticas de organização da extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. A avaliação inicial dos trabalhos submetidos é realizada pelos editores, que podem decidir sobre a adequação ao escopo e padrões de qualidade da revista, podendo rejeitar ou dar encaminhamento ao processo de avaliação por pares. Ela é realizada por meio de avaliação duplo cega – pelo menos dois profissionais com experiência em extensão universitária e especialistas nas diferentes áreas temáticas.

Assim, inicialmente, os editores avaliam o trabalho, verificando sua adequação ao escopo e aos padrões exigidos (que podem ser consultados nas Diretrizes para Autores) e podem rejeitar o trabalho ou encaminhar para avaliadores, para posteriormente tomar uma decisão.

Inscrições 
Os candidatos que tiverem interesse em ser um editor de área devem ter um perfil que contemple: titulação de doutor, interesse pela extensão universitária na dimensão acadêmica, experiência prática com a extensão universitária, facilidade e experiência com os processos de submissão eletrônica e disponibilidade de dedicação para a função de editor.

O editor de área deverá assumir, entre outras responsabilidades, a avaliação das submissões a seu encargo, verificando a aderência ao escopo e às normas da revista; avaliar a originalidade e a ocorrência de plágio através de instrumentos eletrônicos; selecionar avaliadores ad hoc e gerenciar as designações; convidar avaliadores novos, sempre que possível ou desejável; tomar decisões editoriais, rejeitando, aceitando ou solicitando correções; verificar a qualidade e pertinência das modificações realizadas pelos autores, tomando a decisão final. Cada editor selecionado deverá gerenciar cerca de 25 a 30 artigos submetidos por ano.

Os interessados deverão enviar mensagem para: contato.rbeu@gmail.com, explicando porque tem interesse em atuar como editor de área da Revista Brasileira de Extensão Universitária, fornecendo um link de seu currículo Lattes (ou equivalente, em caso de candidatos de outros países) e declarando a quais áreas temáticas desejam se afiliar. Os candidatos serão selecionados, considerando principalmente os critérios de experiência em extensão universitária, publicações referentes ao tema e experiência editorial.

As inscrições serão aceitas até dia 27 de julho de 2020, e os resultados serão anunciados até dia 15 de agosto 2020 na página eletrônica da revista.

A Revista
A Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) é uma publicação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX) e editorada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em colaboração com diversas instituições de ensino superior.

De acordo com o professor da UFFS e editor da revista, Geraldo Coelho, a RBEU tem como enfoque central a extensão universitária enquanto atividade educativa, dialógica e transformadora. “Dessa forma, espera-se que os artigos submetidos contribuam para a reflexão sobre as práticas extensionistas, buscando seu aperfeiçoamento e servindo de referência para iniciativas futuras. Os trabalhos publicados se enquadram mais comumente em relatos de experiência e trabalhos de pesquisa”, explicou.

Segundo Geraldo, os relatos de experiência buscam descrever e analisar criticamente experiências de extensão universitária, incluindo a descrição quali-quantitativa do público envolvido, a duração das ações, o local, as instituições parceiras e sua contribuição, o envolvimento efetivo dos estudantes universitários, a metodologia utilizada e as dificuldades eventuais observadas na execução das ações, de maneira a guiar experiências futuras. “Trabalhos de pesquisa também são publicados, desde que mostrem clara vinculação com a extensão universitária e que apresentem ampla e qualificada revisão bibliográfica relacionada a ela, dentro do tema abordado”, afirmou.

Desde que a RBEU iniciou sua publicação no formato eletrônico em 2014, já foram publicados 121 artigos, resenhas e entrevistas. Este ano de 2020, a expectativa é de 35 artigos publicados.

Publicações
Segundo Geraldo, não há qualquer restrição a autores, embora se deva destacar que a grande maioria dos autores dos artigos já publicados são estudantes de graduação, pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e docentes ou servidores de ensino superior. “Aproximadamente 40% dos trabalhos publicados tem, entre seus autores, mestrandos, doutorandos ou orientadores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu, o que indica o interesse desse segmento pelo periódico”, destacou.