Projeto de Iniciação Acadêmica participa de Jornada pela Vida da Juventude

Publicado em: 12 de novembro de 2010 09h11min / Atualizado em: 20 de março de 2017 10h03min

Os 14 estudantes vinculados ao projeto de Iniciação Acadêmica “Movimentos e lutas populares na Fronteira Sul (1980-2010)”, irão a Xanxerê (SC) no domingo (14), para um trabalho na Jornada pela Vida da Juventude. Eles farão entrevistas e divulgarão os primeiros resultados da pesquisa sobre a caminhada histórica realizada há 25 anos em Chapecó – que celebrou o Dia Internacional da Juventude e resultou numa manifestação de apoio político à figura do bispo Dom José Gomes.

O trabalho dos estudantes e professores durante a Jornada – organizada pela Pastoral da Juventude de 80 municípios do Oeste catarinense – será feito depois da leitura de documentos escritos, da análise de vídeos e da realização de entrevistas com as principais lideranças e partícipes. Com a coordenação dos professores Danilo Martuscelli, Francisco Tavares e Vicente Ribeiro, os alunos farão mais entrevistas e divulgarão aos presentes os primeiros resultados da pesquisa já realizada em um estande da UFFS.

Os pesquisadores também contarão com a colaboração do professor Leonardo Leitão, que se responsabilizará pela produção e pela edição audiovisual.

Na visão do professor Vicente Ribeiro, trata-se de um momento importante para colocar os estudantes em contato com a prática de pesquisa e, ao mesmo tempo, possibilitar a compreensão dos significados das lutas populares ocorridas na região ao longo dos últimos anos.

Saiba mais sobre a Jornada em www.pjschapeco.org.br/jornada