Programas de Pós-Graduação selecionam propostas de livros para publicação pela Editora UFFS
Inscrições para egressos dos cursos de mestrado e doutorado serão abertas no período de 3 de julho a 29 de setembro

Publicado em: 29 de maio de 2023 11h05min / Atualizado em: 29 de maio de 2023 15h05min

Os egressos de cursos de mestrado ou doutorado da UFFS que tenham interesse em divulgar suas pesquisas no formato de livro digital poderão participar da seleção aberta por meio do Edital nº 468/GR/UFFS/2023, publicado na última sexta-feira, dia 26. Serão aceitas as pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade no período 2021-2023.

Cada Programa de Pós-Graduação (PPG) constituirá uma comissão responsável pela seleção das obras, o que deve ocorrer no período de 29 de maio a 30 de junho. Essas comissões divulgarão aos egressos as informações necessárias para a participação na seleção, que abrirá inscrições no período de 3 de julho a 29 de setembro. Detalhes sobre os procedimentos e critérios estão informados no edital. 

As modalidades de livros propostas pelo edital são:

- Autoral: texto original resultante de pesquisa acadêmica (mestrado ou doutorado), realizada durante o período em que egresso esteve vinculado a um PPG, devidamente aprovada em banca de defesa e versão final depositada e disponível no Repositório Institucional da UFFS. Deve ter como autor o egresso do mestrado ou doutorado, preferencialmente, podendo ser em coautoria com o docente orientador ou ter prefácio escrito por ele. Recomendado que tenha até 200 páginas;

- Ensaio: exposição de ideias e pontos de vista do(s) autor(es) sobre determinado tema (resultado de pesquisa de mestrado ou doutorado), com base em pesquisa bibliográfica de referência. É necessário haver originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema exaustivamente. Poderá ter até dois autores. Recomendado que tenha entre 50 e 70 páginas;

- Coletânea: textos de egressos de mestrado e/ou doutorado, com ou sem coautoria com o docente orientador, organizado por, no mínimo, um docente e um egresso de mestrado ou doutorado. Recomendado que tenha em torno de 250 páginas.

Todas as propostas de livros selecionadas e encaminhadas pelos PPGs à Editora UFFS serão apresentadas, apreciadas e homologadas em reunião do Conselho Editorial da Editora UFFS, que deverá ocorrer até 30 de abril de 2024. Será publicado um edital com o resultado preliminar até o dia 3 de maio de 2024. A previsão é que as obras sejam publicadas entre julho de 2024 e abril de 2027.

Atos normativos relacionados: