PROEC faz balanço da participação no 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS
UFFS participou com grupo composto por estudantes e docentes, de 17 a 19 de novembro

Publicado em: 27 de novembro de 2020 13h11min / Atualizado em: 27 de novembro de 2020 17h11min

Entre os dias 17 e 19 de novembro, um grupo composto por discentes e servidores docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul apresentaram 14 trabalhos durante a realização do 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS. Os trabalhos apresentados durante o evento foram submetidos e selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), por meio do EDITAL Nº 572/GR/UFFS/2020, em conformidade com o regulamento do evento.

O 38º SEURS foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e teve como objetivos promover, discutir e disseminar a Extensão Universitária. Por meio do intercâmbio entre as instituições públicas de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o evento teve como foco estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e comunidade, bem como fortalecer a prática extensionista. Com o tema “Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”, as atividades do 38º SEURS foram adequadas ao momento atual, oferecendo programações em formato remoto.

Durante os três dias de programação foram realizadas mesas-redondas e apresentações de trabalhos, além de apresentações dos vídeos institucionais no estande virtual, onde as IES, dentre elas a UFFS, puderam apresentar suas atividades extensionistas. O vídeo da UFFS foi elaborado a partir de fotos, vídeos e depoimentos enviados à PROEC pela comunidade acadêmica envolvida em ações de extensão e de cultura institucionalizadas, vigentes em 2019 e/ou 2020. O vídeo institucional da UFFS apresentado no estande virtual do 38º SEURS está disponível no canal PROEC TV do YouTube.

Nas mesas-redondas, os assuntos pautados foram: incubadoras e inovação social; extensão e cultura: caminho de respeito humano; extensão e pós-graduação; extensão como caminho para desenvolvimento de competências profissionais atuais. As apresentações orais do 38º SEURS contaram com representações dos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul, cujos artigos foram desenvolvidos a partir das experiências de ações de extensão e de cultura da UFFS.