Portal de Periódicos da UFFS completa 4 anos
Periódicos da UFFS são veículos de divulgação científica de produções da própria Instituição e de outras universidades

Publicado em: 27 de maio de 2020 18h05min / Atualizado em: 28 de maio de 2020 18h05min

O Portal de Periódicos da UFFS completa, em 2020, quatro anos. Os periódicos científicos da UFFS são editorados no sistema Open Journal System (OJS), recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e podem ser acessados pelo link:  https://periodicos.uffs.edu.br/

De acordo com a coordenadora executiva do Portal, Franciele Scaglioni da Cruz, atualmente a UFFS conta com seis periódicos científicos. Sendo dois periódicos no Portal e outros quatro na Incubadora. “No Portal de Periódicos é possível localizar a Revista Brasileira de Extensão Universitária, com Qualis B1 na área de ensino, e a Fronteiras: Revista Catarinense de História, com Qualis B3 na área de história. Na Incubadora de Periódicos, que é uma estratégia para o amadurecimento de produções que ainda não atendem plenamente os requisitos exigidos para estarem hospedadas no Portal, estão outros quatro”, aponta.

Atualmente estão publicados na Incubadora de Periódicos da UFFS a revista Gavagai: Revista Interdisciplinar de Humanidades, com Qualis B4 na área de história, Revista Insignare ScientiaRevista Gestão & Sustentabilidade e Educação Matemática Sem Fronteiras: pesquisas em educação matemática. Essas três últimas ainda não passaram pela avaliação do Qualis/Capes, mas, conforme a coordenadora do Portal, há expectativa que elas alcancem o estrato necessário para fazerem parte do Portal  em breve.

Franciele também explica que muitas instituições utilizam a estratégia da incubadora e “essa ação visa à melhoria dos periódicos tendo como principal objetivo o fortalecimento das revistas. Os editores dos periódicos incubados recebem capacitação para utilizar adequadamente o sistema OJS, bem como orientações para que os periódicos possam se qualificar, visando sua inserção no Portal de Periódicos da UFFS”, explica.

Para o presidente da Comissão de Permanente de Periódicos da UFFS, professor Eduardo Pavan Korf, a UFFS cada vez mais vem possibilitando a divulgação científica de produções desenvolvidas pela própria Instituição e por outras universidades nas mais diversas áreas de conhecimento. “Acreditamos que o Portal de Periódicos constitui uma importante ferramenta gratuita de divulgar e disponibilizar à comunidade acadêmica todo o conhecimento produzido por pesquisas de qualidade realizadas nas áreas que temos envolvimento nos grupos de pesquisa e também na pós-graduação da UFFS”, afirma.

Quem pode propor a criação de um novo periódico científico?

A criação de periódicos científicos da UFFS se dá mediante a iniciativa de docentes de um ou mais cursos de graduação, de pós-graduação e de grupos de pesquisa devidamente certificados pela Instituição, mediante a submissão e aprovação do projeto de criação de periódicos científicos.

Saiba mais em:

Política de Periódicos Científicos da Universidade Federal da Fronteira Sul

Regulamento do Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal da Fronteira Sul

Formulário de criação de periódicos científicos