Organização de Jornada tem participação de alunos da UFFS

Publicado em: 05 de novembro de 2010 07h11min / Atualizado em: 20 de março de 2017 09h03min

Alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão participando da organização da Jornada pela Vida da Juventude. O evento principal, no dia 14 de novembro, em Xanxerê, será um encontro de reflexão e confraternização, com celebração, apresentações culturais e um show com o Padre Osmar Coppi.

Organizado pelas pastorais da Igreja Católica da Diocese de Chapecó, a Jornada tem parceria de entidades civis, movimentos sociais, escolas, congregações religiosas e ONGs.

Um dos alunos da UFFS que está integrado na organização do evento é Diego Isotton, acadêmico do curso de Licenciatura em Filosofia. Confira a opinião de Diego sobre como a participação social contribui para a formação dos acadêmicos:

UFFS – Como você acha que esse tipo de participação social contribui com a formação cidadã dos
jovens?

Primeiramente contribui porque esta atividade tem como objetivo principal refletir sobre a realidade juvenil. Ao olhar para a realidade dos/as jovens, olhamos para a realidade social onde os/as jovens estão inseridos/as. E olhando para esta realidade vamos percebendo que é necessário que a juventude seja cada vez mais protagonista de lutas sociais, tanto para enfrentar as violências que sofre, reivindicar direitos, bem como para fortalecer as iniciativas concretas que valorizam o jeito de ser dos/as jovens.

Também porque não agimos isoladamente, ou só dentro da Instituição Igreja que fizemos parte. Agimos através de iniciativas coletivas e em parceria com outras organizações e instituições locais e nacionais. Por exemplo, a Jornada parte de uma motivação que está acontecendo em nível de Brasil, que é a Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens bem como a Celebração dos 25 anos do Dia Nacional da Juventude. O primeiro Dia Nacional da Juventude realizado em Chapecó reuniu cerca de 30 mil pessoas, na época os jovens lutavam pela garantia do direito da terra, emprego e saúde. Com a Jornada, queremos sensibilizar muita gente sobre as violências que os jovens sofrem e lutar contra a violência e extermínio dos jovens.

UFFS – Em que sentido é possível aliar os conhecimentos da participação com os conhecimentos
adquiridos na universidade?

Diego – A universidade é o lugar onde se busca o conhecimento, onde se conhece o meio onde vivemos, assim também seus problemas e tentar buscar as soluções. Como dizia o magnífico reitor no primeiro dia de aula que aqui na UFFS não estamos formando só profissionais. Mas pessoas que irão levar seu conhecimento para mudar a vida das pessoas que nos cercam. É de real importância que os jovens estejam a par de tudo que acontece na juventude e que todos se sintam responsabilizados de refletir e tomar uma atitude, pois não é aceitável que 54 jovens morrem por
dia e não se faça nada. E é no espaço da universidade que se deve estudar isso.

Saiba mais sobre a Jornada em http://www.pjschapeco.org.br/jornada