JIC inicia na próxima semana
Evento vai ocorrer on-line

Publicado em: 16 de outubro de 2020 14h10min / Atualizado em: 16 de outubro de 2020 16h10min

Inicia, na terça-feira (20), a X Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) da UFFS. Neste ano, a JIC irá ocorrer totalmente on-line. No dia 20, o evento será aberto, às 16h, com a palestra intitulada "Inteligência Artificial: da ficção à realidade", com Elbert Einstein Nehrer Macau, da Universidade Federal de São Paulo. Logo após, serão apresentados trabalhos na modalidade oral. Nos dias 21 e 22 também serão apresentados trabalhados na modalidade oral.

Ao todo, serão apresentados 211 trabalhos de resultados de projetos. Ao fim do evento, haverá uma reunião de avaliação com avaliadores de grandes áreas que representam comitê externo do CNPq e as premiações, dentre elas o Prêmio Jovem Pesquisador e os três melhores trabalhos de cada grande área, que serão divulgados em vídeo publicizado posteriormente.

De acordo com o diretor de pesquisa da UFFS, Eduardo Pavan Korf, a principal diferença dessa edição da JIC das demais já realizadas é o formato totalmente on-line e não mais em um Campus, como vinha sendo no formato itinerante, cada ano em um campus sede. “A previsão para 2021 é que volte a ocorrer em formato itinerante, em Laranjeiras do Sul, campus que estava previsto o evento”, explicou.

Para Korf, o evento, que é obrigatório devido exigências das agências de fomento   (UFFS/FAPESC/CNPq/FAPERGS/Fundação Araucária), tem como objetivo o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica, de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação, nas nove áreas do conhecimento do CNPq, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento.

Tema do Evento

A temática deste ano da JIC segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: "Inteligência Artificial: A nova fronteira para a ciência brasileira". Segundo Korf, os participantes podem esperar um evento especial. “É um evento que está sendo especialmente organizado para os jovens cientistas discentes, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e Tecnológica, além de professores, técnicos e comunidade acadêmica em geral, que busca intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica, de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação e também a interação com a pós-graduação. Esperamos que a temática do evento agrade ao público e possa conduzir a discussão dentro das mais diversas áreas e temáticas da pesquisa, além de motivar nossos pesquisadores em geral”, concluiu.