Estudantes de graduação estão convocados para entregar documentação
Documentação deve ser entregue até o dia 31 de outubro

Publicado em: 26 de setembro de 2022 15h09min / Atualizado em: 26 de setembro de 2022 16h09min

O Edital Nº 980/GR/UFFS/2022 convoca os estudantes ingressantes relacionados para a apresentação dos documentos originais de Registro de Matrícula, a ser realizada obrigatoriamente por todo estudante convocado que esteja com a matrícula ativa ou trancada em curso de graduação da UFFS.

Em caso de transferência interna para campus distinto do campus de ingresso, o estudante não está desobrigado da apresentação dos documentos relativos ao vínculo inicial com a UFFS. A apresentação dos documentos será realizada na Secretaria Acadêmica do Campus de oferta do curso. O estudante poderá enviar os documentos de registro de matrícula em cópias autenticadas, via SEDEX, para a Secretaria do campus. A não apresentação da documentação nos parâmetros estabelecidos no edital ocasionará abertura de processo administrativo com possibilidade de perda de vínculo com a UFFS.

Relação dos documentos

Os documentos de registro de matrícula, a serem apresentados em originais acompanhados de cópias simples ou cópias autenticadas, são:
- Registro Geral (RG), para brasileiros. Em caso de estrangeiro, passaporte com visto permanente ou visto temporário de estudante e cédula de identidade emitida pelo Ministério da Justiça, ou documento equivalente exigido no respectivo edital de ingresso.
- Cadastro de Pessoa Física (CPF).
- Certidão de Quitação Eleitoral (para candidato brasileiro).
- Documento Comprobatório de estar em dia com as obrigações militares (para candidato brasileiro do sexo masculino entre 18 e 45 anos).
- Comprovante de Vacinação da Rubéola, para candidatas do sexo feminino com idade até 40 anos, nos campi Chapecó, Laranjeiras do Sul e Realeza.
- Comprovante quanto à Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio ou Equivalente. São aceitos como documentos comprobatórios: Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Exame Supletivo e Histórico Escolar; Documento comprobatório de certificação no Ensino Médio, com base no ENEM ou com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA Nacional); Documento comprobatório de equivalência de Ensino Médio e Histórico Escolar expedido pela Secretaria de Estado da Educação, quando se tratar de candidato que tenha concluído esse nível de estudos no exterior; Diploma de Nível Universitário, devidamente registrado.

O estudante que ingressou por Transferência Externa ou Retorno de Graduado, além dos documentos relacionados, deverá apresentar os originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos, quando previstos no respectivo edital de ingresso:
- Ingressante por Transferência Externa: Histórico Escolar de Graduação emitido pela IES de origem, quando não foi apresentado documento com assinatura digital; Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar do Ensino Médio ou Certidão de Exame Supletivo; Documento comprobatório de equivalência de Ensino Médio.
- Ingressante por Retorno de Graduado: Histórico Escolar de Graduação emitido pela IES de origem, quando não foi apresentado documento com assinatura digital; Diploma de Curso de Graduação (frente e verso) registrado ou Certificado de Conclusão de Curso; Certificado de Conclusão do Ensino Médio (quando for o caso).
- Para ingressante do PIN (Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas) comprovação de pertença a grupo étnico.

As especificidades da documentação a ser apresentada deve ser verificada pelo estudante no respectivo edital que regrou o ingresso. As equipes e comissões que atuaram no processo seletivo podem solicitar a apresentação de outros documentos originais, não previstos no edital mas apresentados em cópias pelo estudante no momento do ingresso, para fins de comprovação de ações afirmativas. Documentos necessários para comprovação de ações afirmativas referentes à Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e próprias da UFFS.

É necessário que o estudante compareça nas Secretarias com os documentos originais e cópias feitas em ambiente externo à instituição, visto que a UFFS não dispõe de serviço de reprografia.

Locais, horários e período para a apresentação presencial dos documentos

A documentação deve ser apresentada durante o período de 26 de setembro a 31 de outubro de 2022, nos seguintes locais e horários:

Secretaria Acadêmica do Campus Chapecó - Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul, Saída para Guatambu. Bloco A, sala 106. Das 14h às 17h. E-mail: matriculas.ch@uffs.edu.br. Telefone: (49) 2049-6419 / 6421.

Secretaria Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul - Rodovia BR 158, km 405. Bloco A, sala 103. Das 8:30 às 12h e das 13:30 às 17h. E-mail: sec.acad.ls@uffs.edu.br. Telefone: (42) 3635-0040. WhatsApp: (42) 36350039.

Secretaria Acadêmica do Campus Realeza - Avenida Edmundo Gaievski, Nº. 1000. Bloco A, sala 103. Das 8h às 11h; das 13h às 17h e das 18h30 às 21h30. E-mail: sec.acad.rl@uffs.edu.br. Telefone: (46) 3543-8313.

Secretaria Geral de Graduação do Campus Cerro Largo - Avenida Jacob Reinaldo Haupenthal, Nº. 1580. Bloco A, sala 203. Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. E mail: segegrad.cl@uffs.edu.br. Telefone: (55) 3359-3959.

Secretaria Acadêmica do Campus Erechim - Rodovia ERS 135, Km 72, Nº 200, Sala 102 - Bloco A - Térreo. Das 8h às 12h; das 13h às 17h e das 18h às 21h. E-mail: sec.acad.er@uffs.edu.br. Telefone: (54) 3321-7068 / 7084.

A relação de estudantes com matrícula ativa ou trancada que necessitam apresentar os documentos está disponível no link.

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão de Flávia R. Durgante

Atos normativos relacionados: