Estudantes da UFFS apresentam trabalho na 74ª reunião anual da SBPC
Os estudantes venceram o Prêmio Jovem Pesquisador na XI JIC.

Publicado em: 15 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 16 de agosto de 2022 14h08min

Quatro alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul, vencedores do prêmio Jovem Pesquisador na XI JIC (Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica) em 2021, representaram a Universidade na 74ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC).
O prêmio Jovem Pesquisador é destinado anualmente aos melhores trabalhos em cada uma das três grandes áreas do conhecimento do CNPq, que são indicados para participar na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que ocorre durante a Reunião Anual da SBPC.

74ª Reunião Anual da SBPC

O evento foi realizado entre os dias 24 e 30 de julho e organizado pela SBPC e a Universidade de Brasília (UnB). A reunião aconteceu de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB (Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina).
A programação científica contou com conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. O objetivo do evento é debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Estudantes representam a UFFS

Os alunos Giovano Tochetto, Rafaela Roberta Morelato, Layane Lina Taveira e Rhuane Cristine Fonseca Salles venceram o Prêmio Jovem Pesquisador na XI JIC e participaram da SBPC deste ano.

Rafaela Morelato é acadêmica do curso de Engenharia ambiental e Sanitária no Campus de Cerro Largo. Seu trabalho, intitulado “Determinação de agrotóxicos em água potável nas zonas urbana e rural do município de Cerro Largo/RS”, foi orientado pela professora Liziara da Costa Cabrera. A pesquisa consistiu em determinar a possível presença de 26 agrotóxicos em amostras de água subterrâneas de abastecimento público. Com o trabalho, foi possível traçar um panorama da qualidade da água, visto que esses compostos podem causar danos a saúde humana, bem como ao meio ambiente.

Rafaela explica que tem desenvolvido atividades na pesquisa há mais de três anos. “Participar do evento foi de total importância para conhecer pessoas que desenvolvem a ciência com muito amor e responsabilidade, sendo, assim, uma fonte de inspiração. Conheci pessoas e histórias que foram de forte motivação para que eu me dedique cada vez mais em desenvolver os melhores trabalhos possíveis, conta.

A estudante está nos processos seletivos de mestrado para então dar continuidade ao que ela tanto gosta, que é a pesquisa científica. Portanto, ela relata que o evento foi de total proveito e teve a oportunidade de conhecer pesquisadores renomados das mais diversas áreas, além do campus da Universidade de Brasília. “Participar da 74ª  Reunião Anual da SBPC foi de total força para que eu continue desenvolvendo trabalhos na pesquisa para desenvolver meios de facilitar e otimizar a qualidade de vida da sociedade”, finaliza.

Giovano Tochetto é estudante do curso de Química no Campus de Realeza. Seu trabalho, intitulado “Análise do potencial uso da SG para produção de etanol”, foi orientado pela professora Fernanda Oliveira Lima orientou. O trabalho trata da análise do potencial da semente da planta (SG), cujo nome verdadeiro ainda não pode ser revelado por motivos de sigilo, para a produção de etanol. Giovano relata que, atualmente, está trabalhando na otimização da fermentação dos açúcares redutores para a produção de etanol, e os resultados desse trabalho provavelmente serão publicados na XII JIC.

Para o estudante, participar de eventos científicos durante a graduação é de grande importância, pois eles proporcionam acesso à alfabetização científica, já que os participantes entram em contato com inúmeros trabalhos relativos à pesquisa das mais variadas áreas, além das diversas atividades, incluindo mesas redondas, palestras, minicursos dentre outros, que também são muito proveitosos nesse sentido. “Para pesquisadores, esses eventos apresentam a oportunidade de melhorar suas próprias pesquisas, ao compartilhar conhecimentos com outros pesquisadores. Também, possibilitam divulgar a pesquisa, algo de suma importância, visto que uma pesquisa não publicada não contribui para o conhecimento da humanidade”, ressalta.

Giovano também conta que a 74ª  Reunião Anual da SBPC superou as expectativas, especialmente em relação à escala e na qualidade em geral, e que pretende continuar com a pesquisa na área da bioenergia pelos próximos anos.

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante