Estudante de Ciência da Computação da UFFS participa de programa nacional organizado pela Embrapa
Evento ocorreu em Juiz de Fora – MG, durante os dias 28 de outubro a 01 de novembro

Publicado em: 08 de novembro de 2019 15h11min / Atualizado em: 08 de novembro de 2019 15h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul foi uma das instituições do Oeste de Santa Catarina com representante no evento Vacathon 2019 – Ideas For Milk, realizado entre os dias 28 de outubro a 1º de novembro, na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora-MG.

Durante os cinco dias, times de 22 universidades brasileiras de dez estados estiveram reunidos para participar de uma maratona de programação na qual as equipes exploraram dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software ou hardware. Durante o evento, foram apresentadas soluções digitais após 48 horas ininterruptas de trabalho, com mentoria integral.

A Embrapa, por meio do programa Ideas For Milk, convidou o Parque Tecnológico Chapeco@ para participar da edição desse ano. Coube ao Parque Tecnológico selecionar a equipe multidisciplinar de estudantes que participaria. Da UFFS, o estudante indicado foi Raphael Borges dos Santos, do curso de Ciência da Computação, depois de um trabalho de articulação entre o Núcleo de Inovação Tecnológica e Social (NITS) da UFFS e a Coordenação do Curso no Campus Chapecó.

Para Raphael Borges dos Santos, a participação no evento foi um grande processo de surpresas e descobertas, pois “entrei num mundo completamente novo, que é a indústria da cadeia do leite e pude observar diversos pontos e contrapontos que se relacionam com o caminhar da nossa sociedade. O evento tem como principal proposta inovar com tecnologia toda essa indústria através de uma maratona que é um convite para conhecer os processos, fazendo com que possamos enxergar os problemas e encontrar soluções, que possibilitem trazer melhor condições de vida e bem-estar ao animal, maior produção, redução de custos, trazer mais sustentabilidade e pensar na questão social que envolve toda a cadeia de produção do leite. Até porque a maior produção de leite do país vem de pequenos e médios produtores que em sua grande parte tem pouca educação formal e o Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo”.

Raphael Borges dos Santos (segundo a partir da esquerda) representou a UFFS em equipe interdisciplinar do Oeste de Santa Catarina

Durante a maratona, Raphael fez parte do time interdisciplinar do Parque Tecnológico de Chapecó. “A multidisciplinaridade da equipe foi de extrema importância para complementar os conhecimentos uns dos outros, levantar pontos, observações e ideias que apenas uma área do conhecimentos não seria possível de estruturar. Nossa solução foi o “Legado do Queijo”, um portal e-commerce que conecta o produtor de queijos artesanais a todos os consumidores desse produto espalhados pelo Brasil, com um convite através do portal para que o consumidor possa conhecer a história, as fabricações e os responsáveis por sua produção, além de ter indicações de produtos de nossos parceiros comerciais que harmonizem com aquele queijo, valorizando o trabalho do produtor, respeitando seus processos e contando histórias e cultura através da gastronomia. Nossa ideia foi premiada na categoria prata, que destaca do 6º ao 10º colocado. Devido a toda composição da nossa ideia e resultados obtidos, eu já me sinto vencedor da maratona”.

Como resultados da participação, Santos diz que o evento proporcionou “um grande impulso na vida acadêmica, pois me permitiu abrir um leque de possibilidades de pesquisas, contato com estudantes e pesquisadores de várias áreas e instituições de ensino e oportunidades de estudos, fora a oportunidade de trazer todos os conhecimentos que obtive para o curso de Ciência da Computação da UFFS e encontrar sentido até para muitas peças soltas que ficam durante a graduação, que podem não fazer muito no processo de aprendizagem, mas que fazem toda a diferença quando se aplicam no dia a dia da profissão”.