Comissão Própria de Avaliação aplica pesquisas como etapas da Avaliação Institucional 2021
Questões podem ser respondidas pela comunidade acadêmica e integrantes da comunidade regional.

Publicado em: 26 de outubro de 2021 16h10min / Atualizado em: 29 de outubro de 2021 16h10min

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Fronteira Sul realiza, nos próximos meses, pesquisas como etapas da Avaliação Institucional 2021. Uma delas será sobre os componentes curriculares (CCRs) dos cursos ofertados pela Instituição, e a segunda pesquisa será centrada na autoavaliação institucional.

A pesquisa sobre os CCRs ocorre de 27 de outubro a 8 de novembro e será respondida pelos estudantes da UFFS durante o período de matrículas. Nessa primeira etapa, serão avaliados: apresentação e cumprimento dos planos de ensino, compartilhamento de informações de interesse dos estudantes, relacionamento interpessoal entre professores e estudantes, relação dos CCRs com o perfil profissional desejado para o curso, método e os instrumentos de avaliação utilizados no CCR, interação estabelecida entre professor e aluno no favorecimento do ensino e aprendizagem.

Essa avaliação visa identificar os pontos a serem melhorados, para que a Instituição possa atender as expectativas dos estudantes. Com base nas informações coletadas, serão elaborados planos de ações de melhorias no âmbito dos componentes curriculares.

Os links para o acesso aos instrumentos de pesquisa serão enviados para os e-mails dos estudantes da UFFS e também serão disponibilizados no Portal do Aluno.

Na segunda etapa, de 22 de novembro a 6 de dezembro, serão aplicadas pesquisas sobre autoavaliação institucional. Essa pesquisa será destinada a estudantes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos da UFFS, além de integrantes da comunidade regional.

As questões contemplarão os cinco eixos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes):
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional, que contempla a missão, o PDI e a responsabilidade social da Instituição;
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas, contemplando as políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão, comunicação com a sociedade e a política de atendimento aos discentes;
Eixo 4 – Políticas de Gestão, que contempla as políticas de pessoal, organização e gestão da Instituição e sustentabilidade financeira;
Eixo 5 – Infraestrutura Física.

Para os servidores da UFFS, os links da pesquisa serão enviados por e-mails, SIPAC e Portal do Professor.

Para a comunidade regional, serão enviados e-mails aos participantes das comissões e colegiados, além de instituições que possuem vínculos, convênios ou parcerias com a UFFS. Os links de acesso à pesquisa também serão disponibilizados nas redes sociais da UFFS.

A CPA anualmente reúne as informações no Relatório de Autoavaliação Institucional. Esse relatório é enviado ao MEC/INEP anualmente até o dia 30 de março. Posteriormente, o relatório é postado no site da UFFS.

Os resultados são apresentados à equipe diretiva, às coordenações e demais instâncias e divulgados para a comunidade acadêmica nos espaços e mídias institucionais. Com base nos resultados, são elaborados e implementados planos de ação de melhorias, no âmbito dos cursos e da Instituição.

“O processo de autoavaliação só tem resultados se houver ampla participação de toda comunidade universitária. Por isso, convidamos toda a comunidade acadêmica e regional a responder as pesquisas, pois só assim podemos fortalecer a cultura de autoavaliação da UFFS e, juntos, melhorar a qualidade dos processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão da UFFS”, pontua a coordenação da CPA/UFFS.