Colegiado de Medicina do Campus Chapecó elabora nota técnica sobre a vacina contra a covid-19
Nota ressalta a importância da vacina

Publicado em: 26 de janeiro de 2021 10h01min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2021 10h01min

O colegiado do curso de Medicina da UFFS - Campus Chapecó encaminhou uma nota técnica elaborada pelos professores do curso, e de acordo com os representantes discentes, docentes e técnicos administrativos do curso (colegiado), sobre a importância da vacinação contra infecção por covid-19.

O documento tem como objetivo orientar a comunidade regional de abrangência da UFFS, além de toda comunidade acadêmica sobre a importância da realização da vacinação no controle da doença. Veja a nota abaixo:

PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (covid-19) E VACINAÇÃO

Nota do Curso de Medicina, UFFS - Campus Chapecó/SC

O Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, alicerçado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos saberes da Saúde Coletiva, tem como objetivo central formar profissionais aptos a atenderem às necessidades de saúde da sociedade brasileira do século XXI, atuando de acordo com as políticas nacionais vigentes e com a ciência.

Neste momento de recrudescimento da pandemia da Covid-19 no país, a posição do presente coletivo é de apoio às condutas mais adequadas ao enfrentamento do problema, que, no momento em que essa nota é escrita já acarretou mais de oito milhões de casos confirmados e mais de duzentas e dez mil mortes, com reconhecida subnotificação dos dados. Estes números poderiam ser evitados se houvesse uma política pública assertiva, solidária, pautada no conhecimento científico e capilarizada por meio do Sistema Único de Saúde.

A vacinação tem sido incentivada por várias sociedades médicas e entidades de saúde pública, por isso reforçamos que se torna urgente o acesso à vacinação em massa da população brasileira no menor tempo possível, evitando casos graves e a sobrecarga do sistema de saúde e dos profissionais da saúde. Nossa posição é contrária à politização e à mercantilização da vacina, que iria radicalmente contra o Sistema Único de Saúde, acarretaria na inversão de prioridades e acentuação das diferenças relacionadas aos riscos e situação de saúde entre quem tem e quem não tem condições de pagar pela vacina, além de não tornar efetivo o objetivo de diminuição populacional de casos, dado que o sucesso da vacinação na eliminação de uma doença está relacionado ao percentual de pessoas efetivamente imunizadas.

No mesmo sentido, o presente coletivo também se posiciona contrariamente às orientações e terapêuticas que não possuem eficácia científica comprovada ao tratamento da Covid-19, alertando para os impactos negativos da desinformação e das notícias falsas (fake news).
Por fim, ressaltamos que o curso de Medicina da UFFS, comprometido com a formação médica e com a sociedade, seguirá empenhado na atenção e no combate da pandemia da Covid-19, tomando-se como seus referenciais centrais as necessidades de saúde da população brasileira, o conhecimento científico e a defesa do Sistema Único de Saúde.

Colegiado do Curso de Medicina
UFFS – Campus Chapecó
Chapecó, Santa Catarina - 25 de janeiro de 2021.

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/noticias/pandemia-da-covid-19-no-brasil-perspectivaspara-o-ano-2021-e-os-desafios-para-saude-coletiva/55456/ PERSPECTIVAS PARA O
ANO 2021 E OS DESAFIOS PARA A SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2021.

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). MANIFESTO ABEM – Vacinação Covid-19. Brasília, 17 de janeiro de 2020.

Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES): CEBES ABRAÇA A VACINA CONTRA A COVID-19. Disponível em: http://cebes.org.br/2021/01/cebes-abraca-avacina-contra-a-covid-19-frente-pela-vida-e-direitosja-lancaram-essa-segundacampanha-pro-vacina-e-contra-fake-news/ Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2021.

MOVIMENTO FRENTE PELA VIDA. CAMPANHA NACIONAL O BRASIL PRECISA DO SUS. Disponível em: http://cebes.org.br/2020/12/frente-pela-vidalanca-campanha-nacional-o-brasil-precisa-do-sus-com-amplo-apoio-da-sociedadecivil/ Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2021.

MOVIMENTO ABRACE A VACINA. Disponível em https://www.abraceavacina.com.br/sobre
Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). ATUALIZAÇÕES E RECOMENDAÇÕES SOBRE A COVID-19. São Paulo, 09 de dezembro de 2020.

Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). INFORMATIVO CONJUNTO DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (AMB) E SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA (SBI) SOBRE VACINAÇÃO E TRATAMENTO FARMACOLÓGICO PREVENTIVO. São Paulo, 19 de janeiro de 2021.

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). POSICIONAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA SOBRE O COLAPSO EM MANAUS E TRATAMENTO PREVENTIVO E PRECOCE DA COVID-19. Brasília, 17 de janeiro de 2021