Campus Cerro Largo adota NSO 3 a partir do mês de setembro
A alteração de NSO prevê a possibilidade de realização de aulas práticas conforme os colegiados dos cursos

Publicado em: 21 de julho de 2021 15h07min / Atualizado em: 22 de julho de 2021 15h07min

A Direção do Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul informa que, a partir de setembro de 2021, adotará o nível de segurança operacional (NOS) 3 no âmbito do Campus.

A decisão foi tomada durante a 2ª Sessão Extraordinária do Conselho de Campus, considerando os dados obtidos em reuniões gerais promovidas pela Direção de Campus com os servidores (no dia 07 de julho com os servidores técnico-administrativos em educação e no dia 13 de julho com os servidores docentes).

Na referida Sessão do Conselho de Campus, a partir dos dados epidemiológicos e de vacinação dos servidores apresentados nas reuniões gerais, além das informações referentes ao número de turmas que necessitam o desenvolvimento de aulas práticas, foi aprovada a indicação de NSO 3 a partir de 1º de setembro de 2021, conforme Resolução Nº 12/CONSCCL/UFFS/2021.

Esta revisão foi possível a partir da publicação da Resolução Nº 77/CONSUNI/UFFS/2021, em 29 de junho de 2021,  resultado do trabalho de uma comissão do Conselho Universitário da UFFS que, passados cerca de 10 meses de experiência com a Resolução Nº 35/CONSUNI/UFFS/2020 (REVOGADA), procedeu à revisão e ao aperfeiçoamento da normativa.

Entre as alterações, destacam-se as relacionadas ao trabalho presencial, que passa a ser mais amplo, conforme segue:
(i) Em níveis de segurança operacional 1 e 2: presencial, sem restrições;
(ii) Em NSO 3: revezamento, com 50% a 75% da força de trabalho presencial e os demais em trabalho remoto.
(iii) Em NSO 4: revezamento com força de trabalho suficiente para manutenção dos setores abertos.
(iv) Em NSO 5: trabalho remoto com presencialidade eventual, sob demanda, em casos autorizados pela chefia imediata ou superior.

Conforme a Direção de Campus, “com isso, será permitido o desenvolvimento de aulas práticas, a partir da organização das turmas pelos colegiados dos cursos. A Coordenação Acadêmica e/ou Direção de Campus encaminhará às coordenações de curso, após o término do recesso acadêmico de inverno, orientações e diretrizes gerais para o planejamento e a organização das turmas que irão desenvolver aulas práticas presenciais".

A manutenção da previsão do NSO 3 para o mês de setembro irá, ainda, passar por nova avaliação do Conselho de Campus na sessão no mês de agosto de 2021, podendo ser revogada no caso de avaliação de piora do cenário pandêmico.