Aprovada Política de Inovação da UFFS
Aprovação foi feita pelo Conselho Universitário da UFFS.

Publicado em: 01 de julho de 2022 14h07min / Atualizado em: 01 de julho de 2022 15h07min

Foi aprovada, pelo Conselho Universitário, a Política de Inovação da UFFS, com o objetivo de regulamentar o tema na Instituição, considerando as características constitutivas e de atuação da Universidade, principalmente em sua região de abrangência, bem como seus princípios e objetivos de desenvolvimento sustentável, e em conformidade com normativas institucionais e legislação vigente.

A Política de Inovação possui princípios que resguardam os preceitos acadêmicos e administrativos da Universidade, com o objetivo de buscar a harmonia entre eles e as expectativas da sociedade em prol de avanços e melhorias econômicas, sociais e ambientais.

As atividades de inovação na UFFS buscam o fortalecimento de ações inovadoras na pesquisa, no ensino e na extensão, bem como a valorização da propriedade intelectual, a transferência de conhecimentos técnicos e científicos, a geração de novos negócios e a melhoria da qualidade dos produtos, processos e serviços oferecidos à sociedade. Desse modo, a Política de Inovação está voltada ao incentivo, promoção, desenvolvimento e acompanhamento de atividades inovadoras, alinhadas às demais diretrizes e políticas institucionais, nacionais e regionais.

Para a secretária especial da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), Adriana Dervanoski, a Política de Inovação é um dever proposto pela Lei de Inovação, e todas as instituições que lidam com ações na área devem ter a sua definida. “A Política compreende as regras da instituição sobre a sua atuação para a promoção da inovação no meio produtivo, no ensino, pesquisa e extensão, além de nortear ações, sendo definida de acordo com cada realidade institucional”, comenta.

Com a aprovação da Política, a Universidade deve assegurar e garantir os recursos financeiros anuais para o fomento de atividades de inovação e demais instrumentos regulatórios institucionais e legais. Adriana ainda destaca a importância dessa aprovação. “Ter uma Política de Inovação baseada no novo marco legal da Inovação nos auxilia na aproximação dos atores que fazem parte da tríplice hélice da inovação na qual a UFFS está inserida, além da disseminação da cultura da inovação e da propriedade intelectual”, finaliza.

A Política de Inovação da UFFS completa está disponível no link abaixo:

Política de Inovação da UFFS

*Texto Luana Poletto - Estagiária sob supervisão de Flávia R. Durgante