Aberto processo seletivo simplificado para professores do Programa de Línguas da UFFS
A contratação é para atuar no Programa e para a formação de cadastro reserva.

Publicado em: 08 de julho de 2022 16h07min / Atualizado em: 08 de julho de 2022 17h07min

O objetivo do Edital Nº 736/GR/UFFS/2022 é selecionar estudantes da universidade para atuarem como professores bolsistas, atendendo ao disposto na Resolução nº 6/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2019, que institui o Programa de Línguas da UFFS (PROLIN) e na Resolução nº 11/CONSUNI/UFFS/2018, que estabelece a Política Linguística da UFFS.

Campus Chapecó

Espanhol: 01

Campus Realeza

Francês: 01

Campus Erechim

Inglês: 01

Campus Passo Fundo

Inglês: 03

Campus Laranjeiras do Sul

Português como Língua Estrangeira/Português Língua Adicional: 01

Será formado cadastro reserva para as áreas indicadas acima, nos respectivos campi, com os candidatos considerados aprovados nos termos do edital. O bolsista selecionado poderá ministrar aulas a, dentro da carga horária dedicada à bolsa, no mínimo, uma e, no máximo, três turmas de cursos de língua, em qualquer um dos programas, sejam eles Idiomas sem Fronteiras ou PROLIN.

A remuneração do bolsista selecionado será definida conforme o número de turmas que atuar:

I - R$ 350,00 - 01 turma;

II - R$ 700,00 - 02 turmas;

III - R$ 1.000,00 - 03 turmas.

Perfil do candidato

Podem concorrer no processo seletivo:

- Estudantes matriculados no curso de graduação em Letras: Português e Espanhol - Licenciatura da UFFS, se a candidatura for para a vaga de professor de língua de espanhola;

- Estudantes matriculados no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFFS, desde que apresentem diploma de graduação em Letras Espanhol ou Letras Português e Espanhol, se a candidatura for para a vaga de professor de língua espanhola;

- Estudantes matriculados em qualquer curso de graduação ou programa de pós-graduação da UFFS, desde que apresentem diploma de graduação em Letras-Espanhol ou Letras Português e Espanhol, se a candidatura for para a vaga de professor de língua espanhola;

- Estudantes matriculados em curso de graduação ou pós-graduação da UFFS, preferencialmente, na área de licenciatura, se a candidatura for para as vagas de professor de língua francesa, inglesa ou português como língua estrangeira/adicional.

Inscrições

O período de inscrições é o mesmo para todos os campi:  07/07/2022 até 17/07/2022, às 23h59. A divulgação do resultado final estará disponível a partir do dia 04/08/2022.

A inscrição deve ser realizada por meio eletrônico, através do preenchimento da ficha disponível no link: https://forms.gle/CNFWLZEGW1JWeTKt8. Após preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá encaminhar os documentos a seguir, em arquivo com formato PDF, para o e-mail nucli@uffs.edu.br:

- Declaração de matrícula ativa em curso de graduação ou pós-graduação na UFFS;

- Cópia de documento oficial de identidade com foto;

- Comprovação de formação na área para a qual está se inscrevendo;

- Comprovante de proficiência ou capacitação para o ensino da língua para a qual se inscreve;

- Carta de intenção, escrita na língua-alvo de candidatura, indicando o interesse na participação no processo e na área escolhida.

O processo seletivo simplificado será conduzido em duas etapas: análise da carta de intenção e avaliação didática, de caráter eliminatório e classificatório. Para avaliação, será nomeada uma comissão examinadora constituída por, no mínimo, dois servidores da UFFS que tenham formação em Letras Português ou Letras Português e outra língua ou Linguística.

Confira o edital completo no link: Edital Nº 736/GR/UFFS/2022.

Atos normativos relacionados: