UFFS completa 8 anos no dia 15 de setembro

As comemorações ocorrem nos seis campi da UFFS
Diretoria de Comunicação
Publicado em: 13 de setembro de 2017 15h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2017 15h09min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) completa, no próximo dia 15 de setembro, 8 anos de fundação. Para marcar a data, a Instituição organiza, nos campi, uma programação com foco cultural.

Para o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, o momento é de comemoração. “Foram 8 anos de muitas construções e inovações. Todos os grandes documentos que regem a vida da Universidade estão prontos. Podemos afirmar, sem dúvida, que a UFFS já é uma universidade consolidada. Os resultados que tivemos com as avaliações do MEC e Inep demonstram isso, pois nos colocam entre as principais universidades do país. Olhando para esses dados, começamos a ver o quanto foi importante expandir e consolidar a UFFS de modo tão rápido. Em 2010, não sabíamos muito bem como seria o cenário num futuro próximo e, por isso, intensificamos o ritmo de consolidação sem deixar de abraçar oportunidades", aponta.

Atualmente, a UFFS tem 758 professores, 690 servidores técnico-administrativos e 43 estagiários. O vice-reitor aponta que “em termos de pessoal também avançamos, concursamos praticamente todas as vagas disponibilizadas para a Universidade. Hoje a nossa folha de pagamento gira em torno de R$ 13 milhões. É um montante significativo, injetado na economia regional”.

Segundo Andrioli, em 8 anos, foram investidos R$ 280 milhões em obras para a construção dos campi da UFFS. “É algo muito grande e realizado de forma rápida, se pensarmos que existem outras universidades que ainda não tem sede própria, por exemplo. Construir esse patrimônio, em uma estrutura multicampi, foi realmente desafiador. Foram 52 obras. No que tange às obras, ainda nos restam desafios, é claro, como a mudança do Campus Passo Fundo para a sede nova e a finalização de algumas obras nos campi”, analisa o vice-reitor.

Andrioli também comenta o momento de preocupação sobre o futuro do Ensino Superior Público no Brasil. “O momento não é o melhor. Mas precisamos ter uma posição otimista sobre a UFFS, em específico. Os cortes de recursos estão aí, mas isso não nos impede de continuarmos inovando. Hoje estamos com projetos ousados, como o trabalho intenso com a comunidade regional sobre formação de professores, chamando a comunidade para participar da UFFS, responsabilizando-se, inclusive, em alguns momentos, com orçamentos pontuais. Estamos tentando resistir a alguns cenários e resistir com otimismo e inovação”, avalia.

Neste ano, o tema escolhido para comemorar o aniversário é "UFFS 8 anos – você é a nossa história". A campanha iniciou no dia 1º de setembro e seguirá até o final do mês. A ideia é estimular a comunidade acadêmica e regional para que ajudem a contar a história da Universidade.

Lançamento do concurso de contos e fotografias:

No dia 15, todos os campi pararão, em determinados momentos, para comemorar a data. O momento também será de lançamento do Concurso de Contos e Fotografias, proposto pela Diretoria de Cultura da UFFS.

O concurso objetiva incentivar produções envolvendo o tema "Registros de um imaginário possível, UFFS", por meio da seleção de textos literários do gênero conto, bem como de fotografias.

Os pormenores do concurso serão divulgados no dia 15, durante as programações dos campi.

Confira a programação de aniversário nos campi da UFFS:

Campus Chapecó e Reitoria
9h30 – Hall do prédio da Biblioteca do Campus Chapecó
- Apresentações artísticas: Ronei Zanetti – voz e violão; Dionatan Rodrigues – hip hop; e Juliano Pereira – música popular
- Apresentação do Coral Fronteira – Campus Chapecó
- Café da manhã – patrocínio da Cooper Familiar e Cresol
- Mateada

12h – Restaurante Universitário

Campus Realeza
9h30 – Auditório do Bloco A
- Apresentação artística: música caipira raiz – Valdemar
- Abertura da solenidade “8 anos de UFFS: memórias do Campus Realeza”

Campus Laranjeiras do Sul
8h30 – Hall do Bloco dos Professores
- Café da manhã coletivo para servidores

9h30 – Hall e Auditório do Bloco A
- Abertura da solenidade UFFS 8 anos

- Mateada

11h30 – Restaurante Universitário
- Almoço com cardápio especial de aniversário;

Durante a tarde
Atividades esportivas: xadrez, truco, tênis de mesa e torneio de bets

Campus Passo Fundo
12h – Espaço de convivência do Campus