Identidade Visual


A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. Esses elementos agem mais ou menos como as roupas e as formas de as pessoas se comportarem. 

A identidade corporativa é a expressão visual a filosofia, da cultura da empresa, da imagem que ela pretende estabelecer e enfatizar junto ao seu público. Deve comunicar sua cultura e sua filosofia.

A marca da UFFS, a chama verde, foi desenhada pelo designer Vicenzo Berti, da Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A inspiração é aquela que talvez tenha sido a primeira tecnologia humana, formada das grandes mudanças e das grandes transformações que acompanharam a humanidade através de sua história. 

Ao estilizar a chama, partindo-a em três labaredas que formam um todo, Berti escapa da obviedade do fogo para lembrar de valores clássicos que historicamente arderam na pira das grandes universidades: a busca do belo, do verdadeiro e do justo; da arte, da ciência e da justiça; o ensino, a pesquisa e a extensão; os professores, os alunos e os técnicos; ainda, os três estados do Sul do Brasil que sediam os campi da UFFS. 

 

Aplicações da marca

Todas as aplicações da marca da UFFS devem ser em consonância com o Manual de Identidade Visual da UFFS, disponível abaixo: