Objetivos


A integração entre ensino, pesquisa e extensão é um dos princípios orientadores de atuação da UFFS desde o seu nascimento. O tema da integração foi amplamente discutido durante a I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), realizada entre junho a setembro de 2010, passando a orientar a formulação das políticas institucionais das atividades acadêmicas. Finalizada a COEPE foram lançados os primeiros editais de iniciação científica e de extensão, disponibilizando as primeiras bolsas aos estudantes.

O envolvimento de estudantes de graduação em projetos extracurriculares passou a crescer significativamente. Um ano após, em novembro de 2011, a UFFS contava com 125 bolsistas de iniciação científica, 102 bolsistas de iniciação à extensão, 88 bolsistas do PIBID e 31 bolsistas do PET. Esse crescimento motivou as pró-reitorias acadêmicas a instituírem o SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SEPE). Sob a coordenação da PROPEPG, o I SEPE foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, com a apresentação de 231 trabalhos. Em 2012, entre os meses de outubro (fase local) e novembro (fase geral) de 2012, sob a coordenação da PROEC, foi realizado o II SEPE, com a apresentação de 286 trabalhos. Entre os meses de outubro (fase local) e novembro (fase geral) de 2013, sob a liderança da PROGRAD, foi realizado o III SEPE, com 561 trabalhos apresentados.

Para o IV SEPE é aguardada a apresentação de mais de quatrocentos trabalhos, cuja realização se dará em todos os campi da UFFS, em data integrada à Semana do Diversa/UFFS e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Objetivo Geral

Promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da socialização dos resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes bolsistas da UFFS, no âmbito dos programas PIBID,  PIBID/Diversidade, PIBIC/CNPq, PIBIC-Ensino Médio, PIBIC/UFFS, PROBIC/FAPERGS, PET, EXTENSÃO e de demais modalidades.

 

Objetivos Específicos

(i)   Socializar e avaliar os resultados dos diferentes projetos de iniciação científica, acadêmica, docência e de extensão desenvolvidos pelos estudantes bolsistas da UFFS;

(ii)  Promover a integração acadêmica entre docentes, técnicos e estudantes dos diferentes campi da Universidade;

(iii) Fortalecer a cultura da investigação científica e da publicação de seus resultados;

(iv) Fortalecer a presença da UFFS na sua região de abrangência enquanto universidade pública comprometida com a produção, difusão e apropriação social do conhecimento produzido.

(v)  Mobilizar a comunidade acadêmica da UFFS em torno da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia