Projetos Institucionalizados


Institucionalização de Projetos

Emissão da certidão negativa de encargos

Projetos de Pesquisa Institucionalizados

SISGEN


Institucionalização de Projetos

De acordo com os Art. 56 e 57 do Regulamento da Pesquisa da UFFS, as atividades de pesquisa serão desenvolvidas, prioritariamente, por meio de projetos institucionalizados.

A fim de regulamentar os critérios e procedimentos para a institucionalização dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da UFFS, foi aprovada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação a RESOLUÇÃO Nº 15/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017.

A solicitação para institucionalização deve ser registrada pelo pesquisador no sistema Prisma "prisma.uffs.edu.br". Os documentos estão disponíveis em Formulários >  Projetos “guarda-chuva”

 

Institucionalização de Projetos de Pesquisa no Sistema Prisma

Origem Chamadas Abertas Modalidade
Pesquisa Fluxo Contínuo 
  •  Guarda-chuva: Projeto Aprovado em Edital Externo
  •  Guarda-chuva: Projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER) 
  •  Guarda-chuva: Projeto em Acordo de Cooperação
  •  Guarda-chuva: Projeto Interno
 Chamada/Edital
  •  Subprojeto

 


 

Emissão da certidão negativa de encargos pela Diretoria de Pesquisa

Será emitida somente quando constar como "Cancelado"; "Arquivado"; "Finalizado"; "Suspenso" a situação do projeto de pesquisa no Sistema PRISMA e não somente a situação do participante no projeto.
 
Quando se tratar de substituição do coordenador do projeto de pesquisa, somente após a efetiva troca da coordenação, constar no Sistema PRISMA.
 
Exemplo de situação do projeto de pesquisa, tela Sistema PRISMA:

 

 


Projetos de Pesquisa Institucionalizados

A lista de projetos de Pesquisa, em execução, institucionalizados via sistema Prisma de acordo com o Regulamento da Pesquisa da UFFS estão disponíveis no Portal de Dados Abertos da UFFS.

 

Abaixo link para os dados filtrados por campus:

Cerro Largo

Chapecó

Erechim

Laranjeiras do Sul

Passo Fundo

Realeza

Reitoria

 


Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado - SisGen

Memorando Circular nº 4/DPE/UFFS/2018

 

PESQUISADORES DA UFFS DEVEM EFETUAR CADASTRO OBRIGATÓRIO NO SISGEN

Os pesquisadores da UFFS que trabalham com biodiversidade no Brasil devem continuar a cadastrar suas pesquisas no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) https://sisgen.gov.br/paginas/login.aspx

O SisGen é uma plataforma eletrônica criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016 e que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGen – na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado.

 

Cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro

Compete informar a todos os pesquisadores da instituição que o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) é uma plataforma eletrônica de cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro.

 

Os pesquisadores da UFFS têm prazo-limite até 6 de novembro de 2018 para habilitarem suas pesquisas, sob pena de sanções previstas em lei.

 

A Diretoria de Pesquisa (DPE/PROPEPG) informa que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já se encontra devidamente cadastrada no sistema e destaca, ainda, que os pesquisadores da instituição já podem acessar a página do SisGen no site do Ministério do Meio Ambiente <<https://sisgen.gov.br>> e solicitar a habilitação de vínculo.

A plataforma foi criada pelo Decreto nº 8.772/2016, regulamentador da Lei nº 13.123/2015, que dispõe sobre o patrimônio genético do País, bem de uso comum do povo encontrado em condições in situ, e sobre o conhecimento tradicional que seja relevante à conservação da diversidade biológica, à integridade do patrimônio genético do País e à utilização de seus componentes.

 

Para mais informações, solicitamos que acessem o seguinte endereço eletrônico: https://sisgen.gov.br/download/Manual_SisGen.pdf

Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado - SisGen