Orientações e Formulários

Nesta página estão disponíveis orientações acerca dos fluxos de pesquisa, sistema Prisma, perguntas frequentes, negativas de encargos, formulários e informações sobre certificados e declarações.

 

1) Perguntas Frequentes (Prestação de contas de repasse de recursos ao pesquisador)

 

Consulte a Resolução que regulamenta o repasse, utilização e prestação de contas dos recursos financeiros concedidos através de editais de pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da assinatura do termo de outorga de auxílio financeiro aos pesquisadores da UFFS em NORMAS E REGULAMENTO.

 


2) Fluxos


3) Prorrogação para projetos de pesquisa afetados pela Pandemia

 

Verifique em NORMAS E REGULAMENTO

 


4) Sistema Prisma

O sistema Prisma é o sistema de gestão da pesquisa da UFFS. Os pesquisadores podem seguir as orientações disponíveis nos fluxos MP0119 e MP0120 para submissão de projetos “guarda-chuvas” e subprojetos.

O coordenador pode acompanhar e realizar as alterações necessárias em seu projeto, como inserir anexos e gerenciar participantes (voluntários, bolsista, coordenador ou colaborador).

4.1 Inclusão de participante

  • Acessar o projeto na aba "Projeto" >"Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes". Ao clicar neste ícone, abrirá a página com as informações referentes aquele projeto para o qual será possível adicionar participantes e, quando for o caso, com suas respectivas documentações conforme as exigências do Regulamento da Pesquisa ou Editais.
  • Ao adicionar um participante (voluntário ou bolsista) que já esteja vinculado a outro projeto é necessário primeiro solicitar o encerramento desta participação, mesmo que com data futura.
  • Para os participantes voluntários em projetos "guarda-chuva" incluir como anexo o Plano de Trabalho (DPE-F03).
  • Ao adicionar participante colaborador deve-se informar os dados e breve descrição das atividades no campo "OBSERVAÇÕES".

4.2 Substituição de participante

  • Solicitar o encerramento da participação do bolsista ou voluntário de IC, anexar à solicitação o relatório de atividades do período, e em seguida adicionar o participante substituto de acordo com indicado nos itens acima.
  • IMPORTANTE: Atentar-se à carga horária, conforme Instrução Normativa nº 30/PROPEPG/UFFS/2021.
  • As solicitações referentes  aos itens acima serão encaminhadas automaticamente para a fila de trabalho da CAPPG do campus, a qual fará o deferimento ou indeferimento do pedido.

4.3 Inserir anexos

  • Também é possível inserir anexos que não são relacionados a inclusão ou encerramento de "participações", como: relatórios de atividades, resultados finais, comprovantes de comitês e comissões.
  • a)para inseri-los, o coordenador acessará a aba "Projeto" > "Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes" na aba "Anexo", clicar no sinal "+" e no botão "+ Adicionar".
  • b)após inserir os anexos, encaminhar um e-mail simples à CAPPG informando que documentos foram anexados, pois esta ação no sistema, por enquanto, não encaminha o projeto para a fila de trabalho da CAPPG.

 4.4 Pedido de reconsideração - Edital de admissibilidade 


5) Emissão da certidão negativa de encargos pela Diretoria de Pesquisa

  • Será emitida somente quando constar como "Cancelado"; "Arquivado"; "Finalizado"; "Suspenso" a situação do projeto de pesquisa no Sistema PRISMA e não somente a situação do participante no projeto.
  • Quando se tratar de substituição do coordenador do projeto de pesquisa, somente após a efetiva troca da coordenação, constar no Sistema PRISMA.

6) Formulários

Consulte também o Manual de Trabalhos Acadêmicos da UFFS para auxiliar na elaboração de seus relatórios.