Orientações e Formulários

Nesta página estão disponíveis orientações acerca de fluxos da pesquisa, sistema PRISMA e perguntas frequentes. 

 

1) Perguntas Frequentes (Prestação de contas de repasse de recursos ao pesquisador);

 

2) Fluxos

Abaixo segue fluxos acerca de projetos guarda-chuva, subprojetos, grupos de pesquisa e checklist de avaliação de projetos “guarda-chuvas”, de interesse dos pesquisadores, coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-graduação (CAPPGs) e Comitê Assessor de Pesquisa (CAP).

  

Para baixar os formulários em formato editável acesse o menu ao lado ou no link abaixo.

Formulários referentes a projetos "guarda-chuva"  - documentos para institucionalização

Formulários para bolsistas e voluntários 

Formulários Apoio Institucional à participação de docentes em eventos científicos

 

3) Sistema PRISMA
 

O sistema PRISMA é o atual sistema de gestão da pesquisa da UFFS utilizado pelas CAPPGs, CAP e Diretoria de Pesquisa.

Os pesquisadores podem seguir passo a passo as orientações disponíveis nos fluxos MP0119 e MP0120 para submissão de propostas de projetos “guarda-chuvas” e subprojetos.

3.1 Acompanhamento e realização de alterações em projetos “guarda-chuvas” e “subprojetos”

Além disso, para posterior acompanhamento e realização de alterações pelos pesquisadores, tais como inserção de anexos e gerenciamento de participantes, seguem orientações desta funcionalidade do sistema:

3.2 Esta ferramenta permite ao coordenador alterar participações em seu projeto (voluntários, bolsista, coordenador ou colaborador) e inserir anexos. Seguem breves orientações:
 
3.2.1. Inclusão de participante
Acessar o projeto na aba "Projeto" >"Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes". Ao clicar neste ícone, abrirá a página com as informações referentes aquele projeto para o qual será possível adicionar participantes e, quando for o caso, com suas respectivas documentações conforme as exigências do Regulamento da Pesquisa ou Editais.
 
Ao adicionar um participante (voluntário ou bolsista) que já esteja vinculado a outro projeto é necessário primeiro solicitar o encerramento desta participação, mesmo que com data futura.
 
Para os participantes voluntários em projetos "guarda-chuva" incluir como anexo o Plano de Trabalho (DPE-F03).
 
Ao adicionar participante colaborador deve-se informar os dados e breve descrição das atividades no campo "OBSERVAÇÕES".

 
3.2.2. Substituição de participante
Solicitar o encerramento da participação do bolsista ou voluntário de IC, anexar à solicitação o relatório de atividades do período, e em seguida adicionar o participante substituto de acordo com indicado nos itens acima.
 
IMPORTANTE: 
  • Atentar-se a carga horária máxima ou os choques entre modalidades (ensino, pesquisa, extensão) conforme Instrução Normativa Conjunta nº 3/PROEC/PROGRAD/PROPEPG/2018.
  • As solicitações referentes  aos itens acima serão encaminhadas automaticamente para a fila de trabalho da CAPPG do campus, a qual fará o deferimento ou indeferimento do pedido.
 
3.2.3. Inserir anexos
Também é possível inserir anexos que não são relacionados a inclusão ou encerramento de "participações", como: relatórios de atividades, resultados finais, comprovantes de comitês e comissões.
 
a) para inseri-los, o coordenador acessará a aba "Projeto" >"Meus Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção "gerenciar participantes" na aba "Anexo", clicar no sinal "+" e no botão "+ Adicionar".
 
b) Após inserir os anexos, encaminhar um e-mail simples à CAPPG informando que documentos foram anexados, pois esta ação no sistema, por enquanto, não encaminha o projeto para a fila de trabalho da CAPPG.
 
 
4) Emissão da certidão negativa de encargos pela Diretoria de Pesquisa
 
Será emitida somente quando constar como "Cancelado"; "Arquivado"; "Finalizado"; "Suspenso" a situação do projeto de pesquisa no Sistema PRISMA e não somente a situação do participante no projeto.
 
Quando se tratar de substituição do coordenador do projeto de pesquisa, somente após a efetiva troca da coordenação, constar no Sistema PRISMA.
 
Exemplo de situação do projeto de pesquisa, tela Sistema PRISMA: