Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas para os alunos da primeira metade dos cursos de licenciaturas desenvolverem projetos de iniciação à docência das Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

A participação da UFFS iniciou em 2011, através do Edital n°001/2011/CAPES, com projeto constituído por 12 subprojetos, distribuídos em quatro campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Realeza). Neste exercício, o projeto era composto pela coordenadora institucional, pelo coordenador de gestão, por 12 coordenadores de área – professores vinculados aos diversos cursos de licenciaturas da UFFS, 15 professores supervisores da Educação Básica e 96 estudantes bolsistas de cursos de licenciatura. 

Em 2012, amparada pelo Edital nº 011/2012/CAPES, a Universidade participou de processo de ampliação de subprojetos e vagas para bolsistas. A partir de então, o PIBID/UFFS alcançou cinco campi da Universidade (Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza) e todas as suas licenciaturas. Esta ampliação contou com outros quatro subprojetos, totalizando dezesseis. A estrutura passou a contar com a coordenadora institucional, um coordenador de gestão, 16 coordenadores de área, 29 professores supervisores da Educação Básica e 205 estudantes bolsistas de cursos de licenciatura.

No ano de 2013, UFFS participou do do Edital nº 061/2013/CAPES com o Projeto Institucional – PIBID 2013 da UFFS – que passou a abrigar 23 subprojetos, apesar da saída do campus Laranjeiras do Sul para o PIBID Diversidade. Estiveram envolvidos naquela edição, uma coordenadora institucional, duas coordenadoras de gestão, 35 coordenadores de área, 60 professores supervisores da Educação Básica e 300 estudantes dos cursos de licenciatura da UFFS.

Atualmente, a partir do Edital Nº 7/2018/CAPES, a UFFS desenvolve projeto institucional composto por 11 subprojetos, que são as áreas do conhecimento que integram componentes curriculares da Educação Básica. Cada subprojeto é dividido em núcleos, que é a organização no âmbito do Campus. O núcleo é composto por um coordenador de área, três professores supervisores e até 30 discentes (24 bolsistas e seis voluntários). A UFFS possui 21 núcleos do PIBID nos cinco Campi que possuem licenciaturas (Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza).

No total, o PIBID UFFS envolve um contingente de 739 pessoas, sendo 504 alunos bolsistas, 123 alunos voluntários, 63 professores supervisores da Educação Básica, 21 coordenadores de área bolsistas e 27 voluntários, além do coordenador institucional. 35 escolas da região de abrangência da UFFS recebem atividades do Programa. O repasse, em bolsas, ultrapassa o montante de R$ 5 milhões.

Os municípios beneficiados com as atividades do PIBID da UFFS são: Capanema-PR, Cerro Largo-RS, Chapecó-SC, Erechim-RS, Laranjeiras do Sul-PR, Planalto-PR, Quedas do Iguaçu-PR, Realeza-PR, Rio Bonito do Iguaçu-PR, Salvador das Missões-RS e Santa Izabel do Oeste-PR. Trata-se de um projeto de abrangência interestadual, que contribuiu/contribui sobremaneira para o desenvolvimento das licenciaturas dessa grande região e, por consequência, da melhoria da qualidade da Educação Básica.

A seguir, a distribuição dos núcleos do PIBID na UFFS:

Subprojeto

Núcleo

Biologia*

Cerro Largo-RS

Cerro Largo-RS

Realeza-PR

Filosofia

Chapecó-SC

História

Chapecó-SC

Erechim-RS

Sociologia

Chapecó-SC

Erechim-RS

Física

Cerro Largo-RS

Realeza-PR

Geografia

Chapecó-SC

Erechim-RS

Língua Espanhola e Língua Portuguesa

Cerro Largo-RS

Chapecó-SC

Realeza-PR

Licenciatura em Educação do Campo

Laranjeiras do Sul-PR

Matemática

Chapecó-SC

Pedagogia

Chapecó-SC

Laranjeiras do Sul-PR

Química

Cerro Largo-RS

Realeza-PR

* Biologia possui dois núcleos de Iniciação a Docência no Campus Cerro Largo.