Perguntas Frequentes


01. Quem são os usuários das bibliotecas UFFS?
As bibliotecas UFFS podem ser utilizadas por toda comunidade; no entanto, o empréstimo domiciliar de materiais é concedido somente a alunos e servidores (docentes e técnico-administrativos) da UFFS.

02. Como realizo o cadastro nas bibliotecas UFFS?
É simples, basta preencher o cadastro de usuário (solicitar na Biblioteca), apresentar documento oficial com foto e documentos específicos conforme a categoria de usuário:

- Acadêmico: comprovante de matrícula/ frequência;
- Servidor: documento que contenha o número do siape.

No momento do cadastro, o usuário cadastrará uma senha, a qual dará acesso a sua conta on-line na Biblioteca, possibilitando realizar as operações de renovação, reserva e solicitação de materiais de outras bibliotecas.

03. Quantos materiais do acervo podem ser emprestados e por quanto tempo?
Categoria de Usuário / Quantidade de Obras / Prazo (dias corridos)

Acadêmico                             8 títulos                             10 dias (ou 7*)
Pós-graduação                     10 títulos                            15 dias
Professores                           10 títulos                             30 dias
Técnicos-administrativos      7 títulos                            10 dias

* O Campus Realeza adota 7 dias de empréstimo devido à demanda de seus usuários; os demais campi são 10 dias.

04. Quais os serviços que as bibliotecas UFFS oferecem?

empréstimo de notebooks para alunos;

  • empréstimo domiciliar de materiais do acervo;
  • empréstimo entre bibliotecas – solicitação de títulos que se encontram somente em bibliotecas de outros campi da UFFS;
  • acesso à conta on-line permitindo renovação de empréstimo, reserva de materiais emprestados por outro usuário e cadastramento das áreas de interesse para receber informações de novos materiais recebidos pelas bibliotecas;
  • acesso e orientação a e-books e bases de dados;
  • atendimento via telefone para esclarecimento de dúvidas e solicitação de pesquisas;
  • orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Comutação Bibliográfica (Comut).

05. Como faço para realizar pesquisas no acervo das bibliotecas UFFS?
Vá ao "Acesso fácil" (no site) e localize "Biblioteca" e procure o link "Consulte nosso acervo":

Faça a pesquisa.

Ao clicar sobre o título de uma obra, você poderá verificar em qual Biblioteca ela se encontra, a quantidade de exemplares, se está disponível ou emprestada.

06. Como faço para reservar um material que está emprestado?
Em "Acesso fácil" (no site), localize "Biblioteca". Pesquise o título desejado, clique no título e vá até o final do campo no qual encontrará a opção "Reserva". Preencha os dados e confirme.

As reservas serão registradas e atendidas, rigorosamente, na ordem cronológica em que foram efetuadas.

A reserva será realizada somente se todos os exemplares do título desejado estiverem emprestados na Biblioteca em que foi solicitado, lembrando também que o material não pode estar emprestado ao solicitante.

Ao retornar do empréstimo, o material reservado ficará à disposição do usuário por 48 (quarenta e oito) horas e, caso não seja retirado nesse prazo, passará ao usuário seguinte ou retornará à estante.

07. Como faço para renovar os materiais que estão comigo?
Em "Acesso fácil", localize "Biblioteca" e procure o link “Renove seus Empréstimos”. Abrirá um campo, que deverá ser preenchido com usuário e senha.  Abrirá a tela e, à esquerda, clique em "Empréstimo", e depois em "Renovação". Selecione os livros e confirme.

 

08. Como encontro os materiais na estante?

Realize a pesquisa no Pergamum e anote o número de chamada para localizar o material na estante.

É necessário entender que os materiais que compõem o acervo são ordenados por assunto, de acordo com a Classificação Decimal Dewey (CDD). A CDD divide o conhecimento humano em 10 grandes classes principais:
000 – Obras Gerais
100 – Filosofia
200 – Religiões
300 – Ciências Sociais
400 – Filologia e Lingüística
500 – Ciências Exatas
600 – Ciências Aplicadas
700 – Artes
800 – Literatura
900 – Biografia, História, Geografia

Além do número de classificação, também encontra-se na lombada do material o código de Cutter. Veja o exemplo:

O livro “Antropologia Filosófica” de Henrique C. de Lima Vaz.
Código de Cutter deste livro => V393a
- Letra inicial do sobrenome do autor = V
- Número atribuído ao sobrenome do autor na Tabela de Cutter = 393
- Letra inicial da primeira palavra do título = a

 

09. O que significa a tarja azul e vermelha nos materiais do acervo?
A tarja vermelha indica que a obra é de consulta local. Ou seja, ela deve estar disponível na Biblioteca durante a semana, caso algum usuário deseje realizar pesquisa local ou levar emprestado por, no máximo, 1 hora. Em feriados e finais de semana as obras de tarja vermelha podem ser emprestadas normalmente, devendo ser devolvidas no primeiro dia letivo, após feriado/fim de semana.

A tarja azul identifica a coleção de referência (dicionários, enciclopédias,...), as quais saem da Biblioteca para empréstimo especial de 1 hora.

 

10. Como faço para ter acesso a e-books e a bases de dados adquiridas pela UFFS?
No link Biblioteca, escolha “e-books” e você encontrará a listagem dos e-books adquiridos pela UFFS com seus respectivos tutoriais de uso.

Para conhecer as bases de dados adquiridas, clique em "Bases de dados". O acesso a esses conteúdos ocorre somente através da Internet da Universidade.

 

11. Como faço para acessar e-books e bases de dados em acesso livre selecionadas pela UFFS?
No link Biblioteca, escolha o botão “e-books” para conhecer livros eletrônicos com acesso livre e/ou clique sobre o botão "Bases de dados" para encontrar a listagem das bases de dados e e-books livres recomendados pela UFFS com seus respectivos tutoriais de uso. Essas listagens são apresentadas abaixo dos conteúdos adquiridos nessas duas categorias de materiais on-line. O acesso pode ser feito de qualquer computador, independentemente de sua localização.

 

12. Como funciona o serviço de empréstimo de notebook?
Durante a semana, o empréstimo de notebook é realizado por até 5 horas. Nos finais de semana e feriados o empréstimo deve ser solicitado na véspera, devendo ser devolvido até as 22 horas do primeiro dia letivo posterior.

 

13. De que forma os guarda-volumes devem ser utilizados?
Solicite a chave dos guarda-volumes no balcão de empréstimos da Biblioteca. O empréstimo da chave tem duração de 5 horas, podendo ser renovada pelo mesmo período. As bibliotecas disponibilizam guarda-volumes aos usuários a fim de que possam depositar seus pertences somente durante a permanência nas dependências.

 

14. Quais são as penalidades que as bibliotecas UFFS aplicam nos casos do não cumprimento de prazos e mau uso de seus serviços?
As penalidades aplicadas pelas bibliotecas UFFS funcionam da seguinte forma:

  • Materiais do acervo – O usuário que não entregar o material na data prevista ficará impedido de utilizar o serviço de empréstimo em domicílio durante o dobro do tempo que deixou de devolvê-lo à biblioteca.
  • Guarda-volumes – Para melhor controle do tempo de uso do guarda-volume, as chaves serão emprestadas por 5 horas e depois desse tempo o sistema gera suspensão. A cada hora de atraso, é um dia que ele deixará de retirar materiais do acervo. Ex: 1 hora = 1 dia, 2 horas= 2 dias e, assim, sucessivamente.
  • Notebooks – O aluno que não devolver o notebook na hora e no dia previstos terá para a primeira hora de atraso sete dias de suspensão do serviço. A partir da segunda hora de atraso, um dia para cada hora.
  • Os materiais que forem perdidos ou danificados, quando em poder do usuário, terão de ser substituídos por novo exemplar idêntico. Caso não seja possível encontrar o material idêntico, a reposição será feita por outra obra indicada pelo bibliotecário. Não havendo negociação por parte do usuário, ele ficará impedido de realizar novos empréstimos até regularizar sua situação, além de a Biblioteca não conceder a declaração de "nada consta", nos casos em que o usuário solicita este documento para desligamento da Universidade.

 

15. O que é e como funciona a penalidade alternativa nas Bibliotecas UFFS?
Penalidade alternativa é a opção que os usuários das Bibliotecas UFFS têm de trocar os dias de afastamento, entregando à Biblioteca material(is) que compõem a lista de títulos indicados para o acervo de literatura.
A penalidade alternativa funciona da seguinte forma:

  • Materiais bibliográficos do acervo, em que os dias de impedimento poderão ser convertidos em valores, na taxa de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso.
  • Equipamentos eletrônicos (Notebooks), em que será convertida em valores, na taxa de R$ 1,00 (um real) por dia de impedimento.
  • O valor calculado será referência para que o usuário possa adquirir materiais sugeridos pela Biblioteca, doando-lhe os materiais, e neste caso, a situação do usuário será regularizada imediatamente. Haverá uma lista de sugestões na Biblioteca de cada campus.

 

17. Como funciona o empréstimo entre bibliotecas?
O empréstimo entre bibliotecas possibilita o intercâmbio de materiais entre os acervos da UFFS. Para isso, o usuário deve localizar em "Acesso fácil" (no site), "Biblioteca", link “Consulte nosso acervo”. Em seguida, deve pesquisar o livro desejado e se o título constar somente em bibliotecas de outros campi, basta clicar em “Solicitação de empréstimo entre bibliotecas”.
Quando o material solicitado chegar à Biblioteca de destino, o sistema enviará e-mail notificando o usuário, o qual terá 48 (quarenta e oito) horas para retirá-lo. Após esse período, o material será devolvido à Biblioteca de origem.