I Seminário de Educação Inclusiva: políticas educacionais e práticas de inclusão

Quando: 01/agosto/2018, 14h25min - 22h55min

Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó/SC

Público: Professores, estudantes, pesquisadores e gestores da Educação Básica e Superior da região de abrangência da UFFS – Campus Chapecó.

Objetivo: Objetivo geral: Constituir um espaço de socialização e debate acadêmico sobre pesquisas e práticas educacionais, que tenham foco nas políticas e nas práticas de inclusão. Objetivos específicos: • Ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de Graduação e Pós-Graduação, docentes da Educação Básica e da Educação Superior e pesquisadores da área da Educação e afins sobre a temática da inclusão educacional; • Problematizar as políticas educacionais inclusivas e os modos como vêm sendo operacionalizadas; • Pensar alternativas aos desafios enfrentados no cotidiano das instituições, em relação à inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Realização: Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão. Apoio: Programa de Extensão Caminhos da Práxis; Secretaria Municipal de Educação de Chapecó e Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.

Programação:

15/08/2018
Manhã
8h – Credenciamento
8h30 – Atividade cultural
9h – Mesa de Abertura: O cenário da Educação Inclusiva na Contemporaneidade

Palestrantes:
Professora doutora Raquel Fröhlich (Universidade do Vale do Taquari – Univates)
Professora doutora Tânia Mara Zancanaro Pieczkowski (Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó)
Mediadora:
Professora doutora Patrícia Graff  (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS)

12h – Almoço