Espaço de empoderamento social e educativo

Economia Popular Solidária (EPS) e Agroecologia (AE) são temas que se aproximam na razão da aceitação da sustentabilidade e da educação popular como denominadores comuns, que agem como promotores da sinergia na inter-relação dos temas. Tal abordagem não discrimina ou suplanta outras alternativas, mas tem como objeto a transformação de hábitos, compreendido como processo incremental, na direção de oportunizar alternativa ao modelo hegemônico do capital e suas derivações em sua forma mais predadora, que são a especulação e a competitividade, sementes de desagregamento e liquefação das relações sociais com a vida em humanidade.

O estado de Santa Catarina, por ser o único estado da federação que traz insculpido em sua Carta Constitucional o termo “Economia Solidária”, carrega um marco legal que servirá de parâmetro para as demais ações nos estados de abrangência da UFFS. A garantia constitucional, incluída pela Emenda Constitucional nº 58, prevê o incremento do desenvolvimento econômico a partir do “apoio e estímulo a empreendimentos de economia solidária, ao cooperativismo e outras formas associativas” (art. 136, I).

Portanto, pensar a associação da EPS com a AE é antes de tudo dar efetividade, a partir da academia científica, a um princípio constitucional, no caso catarinense, e que normalmente tem sido esquecido nas ações de políticas públicas. Para os demais estados a legislação catarinense serve como provocação para que os legislativos em suas esferas possam apoiar-se como referencial. De modo que associar EPS e AE é estabelecer condições para que o estado das relações sociais preserve estágios menos tensos e mais energéticos, de modo que se tenha equilíbrio e desenvolvimento para as humanidades.

 

Objetivo do programa: Promover o empoderamento social e educacional, o desenvolvimento da abordagem Agroecológica e de Economia Popular Solidária e Artesanal nos campi da UFFS.                

Formulário do programa institucionalizado na PROEC

Coordenador: Rosana Lampugnani