Residência Multiprofissional - Passo Fundo

A Residência em Área Profissional da Saúde – uni ou multiprofissional – é regida pelas disposições da Lei Federal n.° 11.129, de 30 de junho de 2005, pela Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009, e alterações previstas na Portaria Interministerial MEC/MS Nº 16, de 22 de dezembro de 2014 e pela Resolução nº 1, de 21 de julho de 2015. Constitui-se em modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada às profissões que se relacionam com o trabalho na área de saúde, sob a forma de especialização em área profissional caracterizada por educação em serviço, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizada sob supervisão docente-assistencial.

As Residências uni ou multiprofissionais complementam, aprofundam e especializam a formação adquirida pelos profissionais da saúde durante a graduação. Trata-se, portanto, de formação que habilita os residentes a atuarem de forma mais especializada.

Em dezembro de 2014, a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), do Conselho Universitário (CONSUNI), aprovou a resolução que regulamenta a institucionalização da Residência Médica e da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UFFS (Resolução nº 10/2014-CONSUNI/CPPG).

Em agosto de 2015, a UFFS instituiu sua Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) por meio da Portaria Nº 0911/GR/UFFS/2015. Nesse momento, com a aprovação do novo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, a UFFS passa a oferecer, no Campus Passo Fundo, mais esta modalidade de ensino de pós-graduação, visando à qualificação dos padrões de desempenho profissional e científico, em consonância aos princípios e às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se de uma ação formativa para favorecer a inserção qualificada de profissionais em áreas prioritárias ao (SUS), colaborar com o desenvolvimento de profissionais para a construção da integralidade da atenção em saúde e incentivar a participação dos trabalhadores da área na promoção e educação da saúde. Será desenvolvido em parceria com gestores do SUS, envolvendo serviços que constituem cenários de prática próprios ou conveniados, de âmbito locorregional, interinstitucional e intersetorial, abrangendo instâncias e serviços vinculados ao município de Marau, vivências e estágios em programas parceiros, além de estágios optativos.

O Programa têm como base o projeto credenciado junto ao Sistema Nacional de Residências em Área Profissional da Saúde/Multiprofissional – SisCNRMS e cadastrado no Sistema de Pós-Graduação da UFFS. O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, referido neste Edital. Será desenvolvido em 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, não podendo o profissional residente acumular outras atividades profissionais ou formativas em simultaneidade. O candidato selecionado como profissional residente fará jus à Bolsa de Educação pelo Trabalho e receberá acompanhamento docente-assistencial, de responsabilidade conjunta da Universidade e dos serviços de saúde implicados, com duração de 24 (vinte e quatro) meses letivos. O itinerário formativo se distribui em 80% da carga horária total em atividades práticas ou teórico-práticas e 20% da carga horária total em atividades teóricas ou de orientação à pesquisa.