Medicina

Coordenação: Profa. Maria Conceição de Oliveira

Lattes: lattes.cnpq.br/9252439041549829

Coordenação Adjunta: Andréia Machado Cardoso

E-mail da CoordenaçãoEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Secretária do curso: Rozilene Bellaver

Telefone: (49) 2049-6578

Sala da Coordenação: 210 (bloco dos professores)

 Ato Autorizativo: Portaria n° 368, DE 18 DE MAIO DE 2015, data de publicação no Diário Oficial da União: 19 de maio de 2015.

GRADE E CORPO DOCENTE

PERFIL DO CURSO:

A proposta pedagógica do Curso de Graduação em Medicina tem como pressupostos básicos o direito universal à saúde, a atenção integral, equitativa e de qualidade, contribuindo no fortalecimento da participação e autonomia dos sujeitos na produção da sua própria saúde individual e coletiva.

Busca promover a formação médica onde a humanização seja aliada ao desenvolvimento científico e tecnológico e o objeto da prática seja a necessidade das pessoas e das comunidades, onde os médicos sejam capazes de atuar em todos os níveis de atenção integral à saúde, em equipes multiprofissionais, de modo ético, como agentes de transformação social, comprometidos com o desenvolvimento da pesquisa e da ciência médica, com a evolução das condições sanitárias da população, com a proteção ao meio ambiente, a preservação da saúde, a prevenção de doenças e com o combate e tratamento das patologias prevalentes no contexto geopolítico da UFFS.

 

PERFIL DO EGRESSO:

O curso de graduação em medicina da UFFS contempla o perfil preconizado pelas DCNs art. 3º: “[…] formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença” .

Um profissional:

1- Solidário: com sensibilidade social para atuar em diferentes contextos socioculturais e perceber a realidade para além do bem-estar próprio e lutar pelo bem-estar das pessoas que estejam fora do seu círculo de convivência imediato.

2- Capaz de atuar em equipes multiprofissionais, de desenvolver atividades individuais e coletivas de planejamento, gestão e política de saúde, de autoavaliação, de aprendizagem continuada.

3- Imbuído de espírito científico que o conduza à observação, à análise e produção de soluções para os problemas de saúde, de modo geral, e à cura das doenças, de modo particular.

4- Profissional médico com ênfase de atuação na saúde pública e coletiva, com vistas ao seu compromisso de fixação e permanência de ação no sistema público, especialmente na Atenção Básica e em locais onde há carências desses profissionais.

 

NDE DO CURSO:

http://www.uffs.edu.br/images/Gabinete_do_Reitor/Arquivos/portarias/2015/portaria0510gruffs2015.pdf

 
  • Mais informações

FacebookTwitter

Ouvidoria
SIC - Servio de Informao ao Cidado

  _____________________________________________________Fale conosco_______________________________________________________

 Reitoria e endereço para correspondência:

Av. Fernando Machado, 108 E • Centro    
Chapecó • Santa Catarina • Brasil
Caixa Postal 181 • CEP 89802-112

Telefone (49) 2049 3100   
CNPJ 11.234.780/0001-50    
contato@uffs.edu.br