Agronomia – Bacharelado (PRONERA)

Coordenação: Prof. Matheus Fernando Mohr (Lattes)

Coordenação Adjunta: Prof. Alfredo Castamann (Lattes)

Secretário do Curso: Marcelo Ronsoni

Telefone: (54) 3321 7035

Sala da Coordenação: 215

Ato Autorizativo: Edital PRONERA no 03, de 10 de julho de 2012.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do curso:

O Curso de Graduação em Agronomia - Bacharelado (PRONERA) da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS insere-se no projeto mais amplo da universidade, procurando capacitar profissionais para atuação nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, possibilitando uma formação ampla do ser humano. Dentro deste contexto, a criação do curso em regime de alternância visa aprofundar a inserção institucional junto aos beneficiários da reforma agrária, proporcionando-lhes uma formação qualificada para atuação no campo. Trata-se de um curso em turma única, regido pelas normas do Edital No 03 de 10 de julho de 2012 (Chamada Pública para seleção de projetos de nível superior) no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA/INCRA). O curso é desenvolvido em regime de alternância numa parceria entre a UFFS – Campus Erechim e o Instituto Educar, com sede em Pontão (RS), local onde ocorrem as atividades do “Tempo-Escola”.

Perfil do egresso:

O egresso do curso deverá ter capacidade técnica científica para atuação profissional em todas as áreas da Agronomia, considerando valores humanísticos, princípios éticos, capacidade de comunicação e visão socioambiental e econômica. Tais características o habilitará a atuação integrada aos profissionais de outras áreas do conhecimento para atender as demandas do desenvolvimento sustentável.

Para isso, o profissional necessitará de formação humanística e técnico-científica integradas, com o objetivo de estabelecer relações participativas com os sujeitos sociais dos territórios ou das cadeias produtivas. Também deverá ter habilidade para integrar sua atividade profissional a princípios ambientais e socioeconômicos que promovam a sustentabilidade numa perspectiva multidimensional. Enfim, um profissional comprometido com o desenvolvimento rural participativo, sustentável e solidário, respeitando o ambiente e os agricultores.