Linguagem e Ensino

Coordenadora: Profa. Ana Beatriz Ferreira Dias

Secretaria Acadêmica:
Fone: (55) 3359-3959

_____________________________________________________________________________________________________

1) Público-Alvo

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem e Ensino é voltado para portadores de diploma de ensino superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou em entidade equivalente (para o caso de estrangeiros) que atuem na educação básica, preferencialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e/ou Língua estrangeira, ou que sejam egressos de licenciatura em Letras e áreas afins.

2) Objetivo do Curso

Promover a formação continuada dos docentes em exercício nas escolas da Educação Básica e de egressos dos cursos de licenciatura em Letras, propiciando o aprofundamento e a atualização teórico-metodológica do processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual, na perspectiva dos gêneros discursivos.

3) Da Estrutura Curricular

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagem e Ensino apresenta os seguintes componentes curriculares:

Componentes Curriculares Carga horária
Leitura e Produção Textual de Gêneros Discursivos da Esfera Acadêmica 24h
Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas 20h
Leitura Crítica dos Documentos Curriculares Oficiais 24h
Investigação na Formação e Ação de Professores 20h
Abordagens Teóricas e Metodológicas para o Ensino de Leitura e Produção Textual 52h
Seminário de Pesquisa em Letras 32h
Formação de Professores de Línguas: perspectivas teórico-metodológicas 36h
Gêneros Discursivos em Bakhtin: diálogos com o ensino de linguagem 32h
Abordagens Teóricas e Metodológicas para o Ensino da Literatura 56h
Trabalho de Conclusão de Curso 60h
SUBTOTAL 356h
Disciplinas optativas: Ensino de Língua Portuguesa
O Ensino de Língua Portuguesa no Contexto Brasileiro e sua Institucionalização Disciplinar 32h
O Policial, o Sobrenatural e a Ficção Científica: intertextualidade e estratégias de referenciação 32h
Disciplinas optativas: Ensino de Língua e Literatura Estrangeira
Linguística Aplicada e Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras 32h
Abordagens Comparatistas do Ensino de Literatura em Língua Estrangeira 32h
Disciplinas optativas: Ensino de Literatura
Literatura Infantil e Juvenil Ocidental: do clássico ao contemporâneo 32h
Historiografia e Crítica Literária 32h
CARGA HORÁRIA TOTAL 420h
Observação: conforme o projeto aprovado na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, o aluno deverá cursar, no mínimo, dois componentes optativos.

As aulas serão ministradas de acordo com o cronograma disponível no site da UFFS (Pós-Graduação>Lato Sensu>Cursos em andamento), às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30 e, aos sábados, das 8h às 12h.

4) Processos Seletivos:

PROCESSO SELETIVO 2014/1

Formulário de Inscrição

EDITAL Nº 119/UFFS/2014 - Altera o Edital 054/UFFS/2014 - Prorrogação das inscrições.

Homologação das inscrições  (Publicado em 07/04/2014 às 11:10)

RESULTADO da primeira etapa do processo seletivo

Complemento ao resultado da primeira etapa do processo seletivo

Cronograma de Entrevistas - Retificado