História – Licenciatura (Edital Pronera)

Coordenação: Prof. Gerson Wasen Fraga (Lattes)

Perfil do curso:

O Curso de graduação de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, insere-se no projeto mais amplo da universidade, procurando preparar profissionais para atuação nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, possibilitando uma formação ampla do ser humano. Dentro deste contexto, a criação do curso em regime de alternância visa aprofundar a inserção institucional junto à comunidade, em busca do cumprimento de seu objetivo e proporcionando uma formação qualificada aos educadores atuantes nas áreas rurais do país.

Trata-se de um curso em turma única, regido pelas normas do edital PRONERA, de 01 de julho de 2012, desenvolvido em regime de alternância entre a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, e pelo Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA), com sede em Veranópolis, local onde ocorre o “tempo-escola”.

Perfil do egresso:

O licenciado em História, através do regime de alternância, deverá ser capaz de atuar como docente nas áreas de assentamento nos níveis básico, fundamental e médio, bem como em outros espaços educativos quaisquer. Deverá ser capaz ainda de atuar na pesquisa acadêmica, considerando que o exercício do magistério tem uma dimensão que ultrapassa o cotidiano da sala de aula.

Também deverá ter condições de desenvolver atividade de pesquisa, sobretudo de temas relacionados à história de seu espaço de atuação, assim como de criar instrumentos e materiais capazes de dar publicidade a tal produção. Além disso, de desenvolver atividades de assessoramento e de consultoria a movimentos sociais e políticos, de propor a criação e curadoria de museus e de casas de cultura, atuação e organização de arquivos históricos, de participar de pesquisas arqueológicas, de assessorar projetos de turismo histórico-cultural, entre outros.

Deverá, ainda, ser capaz de perceber a indispensável articulação entre ensino, pesquisa e extensão vivenciada no processo de formação universitária pertinente ao curso de História, articulando teoria e prática e evidenciando capacidade de reflexão e de ação. Como licenciado em História deverá perceber as atividades de pesquisa como dinamizadoras da aprendizagem através da produção de materiais de difusão do conhecimento e pela reflexão do passado e suas implicações na atualidade.

PPC História - Edital Pronera