Medicina – Bacharelado

Coordenação: Prof. Júlio César Stobbe

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4739372413452121

Coordenação Adjunta: Prof. Leandro Tuzzin

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1322665036117229

E-mail da Coordenação:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Secretária do Curso de Medicina: Lucinéia Giacomelli Koraleski

Telefone: (54) 3335 8511 / (54) 3335 8512

Sala da Coordenação: 115

Ato Autorizativo: Portaria nº 323, de 23 de julho de 2013 (DOU 24/07/2013).

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso

A proposta pedagógica do Curso de Graduação em Medicina tem como pressupostos básicos o direito universal à saúde, a atenção integral, equitativa e de qualidade, contribuindo no fortalecimento da participação e autonomia dos sujeitos na produção da sua própria saúde individual e coletiva. Incorpora, ainda, os dispositivos da Constituição Federal Brasileira de 1988, da atual LDB (Lei nº 9.394/96) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do profissional médico (Resolução CNE/CES 04 de 07 de novembro de 2001). O processo pedagógico através do qual se dará a formação do profissional acima descrito, deverá pautar-se pelo desenvolvimento de competências gerais como atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, educação permanente e por habilidades especificas, definidas, resumidamente, como: respeitar os princípios éticos e legais inerentes ao exercício profissional; atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o e desenvolver atividades profissionais de modo a inserir-se na vida em sociedade.

Todo o processo encontra-se pautado na visceral articulação entre teoria e prática e no princípio da atuação em equipes de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, observadas as dinâmicas de organização social, o pluralismo e a diversidade cultural.

Perfil do Egresso

O curso de graduação em medicina tem como perfil do formando egresso/profissional o médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, a partir de princípios éticos, nos processos de saúde e doença em todos os níveis de atenção integral à saúde, com responsabilidade social e compromisso com a cidadania e a promoção de todas as formas de vida e de saúde integral do ser humano. Um profissional capaz de: construir vínculos e confiança com as pessoas, comunidades e espaços do sistema de saúde no país e segurança indispensáveis ao exercício da profissão médica; de atuar em equipes multiprofissionais, de desenvolver atividades individuais e coletivas de planejamento, gestão e política de saúde, de autoavaliação, de aprendizagem continuada; imbuído de espírito científico que o conduza à observação, à análise e produção de soluções para os problemas de saúde, de modo geral, e a cura das doenças, de modo particular.

          PPC do Curso

Núcleo Docente Estruturante 

 

Atos Deliberativos vigentes:

1. Atividades Curriculares Complementares (ACCs)

2. Atividades de Imersão/Vivência

3. Cargas Horárias e Tempo para Integralização

4. Componentes Curriculares:

4.1 Clínica Médica

4.2 Iniciação à Prática Científica e Estatística Básica

4.3 Optativos

5. Ingressos:

5.1 Aluno Especial

5.2 Transferência e Retorno

 
  • Mais informações

FacebookTwitter

Ouvidoria
SIC - Servio de Informao ao Cidado

  _____________________________________________________Fale conosco_______________________________________________________

 Reitoria e endereço para correspondência:

Av. Fernando Machado, 108 E • Centro    
Chapecó • Santa Catarina • Brasil
Caixa Postal 181 • CEP 89802-112

Telefone (49) 2049 3100   
CNPJ 11.234.780/0001-50    
contato@uffs.edu.br