Ciências Biológicas

Ato Autorizativo: Resolução 020/2012 CONSUNI

GRADE E CORPO DOCENTE

Dados Gerais

Turno: Integral

Duração: 8 semestres (4 anos)

Modalidade: Presencial

Número de vagas anuais: 60 vagas

Objetivo do Curso:

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se volta à formação de cidadãos críticos e reflexivos, com capacitação profissional na área específica, envolvidos com as temáticas da educação, do meio social, dos recursos naturais e do ambiente. O curso viabilizará a titulação de um profissional com concepção científica, atitude consciente, com fundamentação teórica, para a atuação docente no ensino fundamental e médio, sem descuidar de suas outras atribuições como biólogo. Entre as competências específicas, se destaca a capacidade de atuar de forma ativa como mediador da aprendizagem, participando com o aluno do processo de produção do conhecimento, propondo soluções e ações estratégicas através da utilização de recursos inovadores na área do ensino considerando a realidade socioeconômica e cultural da comunidade em que está inserido.

Perfil do Egresso:

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, e os processos e mecanismos que regulam a vida. Os profissionais formados nesta área das ciências devem possuir conhecimento das questões que envolvem a natureza da vida humana, dos animais, das plantas, dos fungos, dos protistas e dos microrganismos.

O estudo da Biologia deve possibilitar a compreensão de que a vida surgiu de processos evolutivos, resultando em uma diversidade de organismos, que constituem sistemas e que estabelecem inter-relações, resultantes das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional própria de cada espécie e dos sistemas biológicos.

O licenciado em Ciências Biológicas deverá possuir entendimento do processo histórico do conhecimento produzido nesta área, referente a conceitos, princípios e teorias biológicas. Além disso, possuir conhecimento da diversidade dos seres vivos, da sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas distribuições e relações com o meio em que vivem.

O licenciado está habilitado a atuar no Ensino Fundamental e Médio, como professor em disciplinas relacionadas às Ciências e à Biologia Geral, Saúde e Meio Ambiente. O egresso deverá ser consciente de sua responsabilidade na educação e formação de cidadãos, considerando a perspectiva socioambiental das ciências biológicas, tornando-se agente transformador da realidade para melhoria da qualidade de vida. Esse profissional também deve ser capaz de, em sua prática didática cotidiana, valorizar abordagens integradas dos diversos níveis de organização biológica, bem como assegurar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O profissional também deverá atuar com responsabilidade em prol da conservação do meio ambiente, manifestando esse compromisso através de seu trabalho e de suas atitudes, atuando através da educação ambiental e estando apto para atuar na área da saúde, na gestão ambiental, na conservação e no manejo da biodiversidade e na biotecnologia, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas que assegurem melhoria da qualidade de vida.

Na área das Ciências Biológicas correspondem as informações e os conhecimentos são rapidamente construídos e acumulados, com isto os conhecimentos adquiridos estão em constante transformação. Deste modo, espera-se que o licenciado seja comprometido com o desenvolvimento profissional permanente, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para a atualização constante de seus conhecimentos.

PIBID/Ciências:

A proposta do PIBIDCiências dos cursos de Graduação da Área de Ciências da Natureza: Ciências Biológicas, Física e Química - Licenciaturas, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS,  tem como objetivo principal a iniciação à docência durante o período de formação inicial dos licenciandos do curso por meio da qualificação na área profissional, contato direto com a prática (Escolas de Educação Básica), estudo e pesquisa que convergem na formação com ênfase no eixo central: a Experimentação no Ensino de Ciências. Atualmente o programa conta com 25 bolsistas licenciandos, 4 supervisoras de escola, atuação em 6 escolas e 7 professores formadores da Universidade.

PET/Ciências

O PETCiências dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física e em Química, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Cerro Largo – RS, tem como objetivo principal a excelência na formação dos licenciandos dos cursos por meio da qualificação na área profissional, sendo ela a formação com ênfase nos eixos centrais: Meio Ambiente e Formação de Professores. O projeto está centrado em atividades formativas integradas de ensino, pesquisa e extensão e está sendo desenvolvido através de uma metodologia integradora da formação humana, ética e política, com a formação acadêmica profissional, em caráter interdisciplinar, agregando a Biologia, a Física e a Química de modo articulado com temas em Ciências, Meio Ambiente e Formação de Professores. Com isso, acreditamos ser possível fortalecer e qualificar os espaços formativos desses cursos, primando pela qualidade e excelência para todos os envolvidos. A estrutura do PETCiências é uma mola propulsora, que, desafiando os licenciandos, tutor e professores a pensar na melhoria da qualidade do ensino, também pretende (re)configurar a dinâmica desses cursos, aprimorando os processos formativos, tornando-os inovadores, buscando constituir cada vez mais um perfil crítico, criador e autônomo nos licenciandos de todos esses cursos, quiçá de todo o Campus Cerro Largo. Esse projeto envolve a participação dos licenciandos e professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física e em Química, os alunos e professores dessas áreas das escolas públicas e privadas de Cerro largo e o restante da comunidade acadêmica do campus.

PPC Ciências Biológicas