1) A UFFS cobra matrícula ou mensalidades?
Não, a UFFS é uma universidade pública, gratuita e popular. O aluno da UFFS não paga mensalidades para estudar.

2) Como posso ingressar na UFFS?

O Processo Seletivo da UFFS acontece uma vez por ano. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o referencial básico para o ingresso na universidade. A UFFS também aplica o fator escola pública: o candidato recebe uma bonificação de acordo com o número de anos estudados em escola pública no ensino médio.

3) Para ingressar na UFFS basta fazer o Enem?

Não, o candidato também precisa se inscrever no Processo Seletivo da UFFS. A inscrição será divulgada pelo site www.uffs.edu.br.

4) Por que da escolha dos cursos da UFFS?

Um amplo estudo foi feito antes mesmo da UFFS surgir. As discussões de organizações sindicais, igrejas, movimentos sociais, ONGs e entidades organizadas da sociedade civil, além do trabalho de uma comissão de implantação (com 11 professores doutores) geraram um relatório que posteriormente foi tomado como base para a criação dos cursos.

5) Como é dividido o currículo dos cursos da UFFS?
As matrizes curriculares de todos os cursos de Graduação da UFFS possuem disciplinas do tronco comum, do domínio conexo e do domínio específico.
O objetivo dessa organização é assegurar que todos os estudantes da UFFS recebam uma formação ao mesmo tempo cidadã, interdisciplinar e profissional, possibilitando otimizar a gestão da oferta de disciplinas pelo corpo docente e, como conseqüência, ampliar as oportunidades de acesso à comunidade. A finalidade do tronco comum é:
a) desenvolver em todos os estudantes da UFFS as habilidades e competências instrumentais consideradas fundamentais para o bom desempenho de qualquer profissional (capacidade de análise, síntese, interpretação de gráficos, tabelas, estatísticas; capacidade de se expressar com clareza; dominar minimamente as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação) e
b) despertar nos estudantes a consciência sobre as questões que dizem respeito ao convívio humano em sociedade, às relações de poder, às valorações sociais, à organização sócio-político-econômica e cultural das sociedades, nas suas várias dimensões (municipal, estadual, nacional, regional, internacional).
Entende-se por Domínio Conexo o conjunto de disciplinas que se situam em espaço de interface de vários cursos, sem, no entanto, poderem ser caracterizadas como exclusivas de um ou de outro. Já as disciplinas do domínio específico tratam do conhecimento mais restrito a cada um dos cursos.

_______________________________________________________ Fale conosco_______________________________________________________

Reitoria: Av. Presidente Getúlio Vargas, 609N • Ed. Engemede • 2° andar
Centro • Chapecó • Santa Catarina • Brasil • CEP 89812-000