Pedagogia

Coordenação: Profa. Adriana Salete Loss (Lattes)

Coordenação Adjunta: Profa. Sonize Lepke (Lattes)

E-mail da Coordenação: pedagogia.er@uffs.edu.br

Secretária do Curso: Tatiana Peretti

Sala da Coordenação: 125 - Bloco dos Professores.

Ato autorizativo: Portaria 427 de 28 de julho de 2014.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

O curso de Licenciatura em Pedagogia 50 vagas no Campus Erechim, no período noturno e com ingresso no primeiro semestre de cada ano. A carga horária total do curso é de 3.375 horas em 10 semestres. O projeto de curso está em consonância com os parâmetros legais que orientam a formação de professores no Brasil e inscreve-se no contexto das políticas públicas de atendimento às carências e desafios existentes na formação de profissionais do magistério da Educação Básica, em âmbito nacional e regional. Desta maneira, buscará contribuir para uma formação consistente de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e de gestores da Educação, o que se harmoniza com as demandas políticas e sociais de melhoria da qualidade do ensino nas instituições formais de Educação, bem como de sua democratização, levando-se em conta as especificidades regionais. O egresso do curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura estará apto a atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na Modalidade Normal e em cursos de Formação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Na perspectiva que se coloca o presente projeto educativo, as características profissionais desejadas vão além daquelas definidas pela lógica de mercado hoje hegemônica. Colocam-se na direção da formação de valores culturais, sociais e éticos explicitados a partir da crença de que outras formas de organização social, pautadas na justiça, na ciência e na arte, são possíveis de serem construídas por meio da docência, nos âmbitos do ensino, da gestão, da pesquisa e da produção do conhecimento. Consoantes aos princípios filosóficos e pedagógicos do curso destacam-se algumas características do perfil do egresso, almejadas pelo curso de Pedagogia da UFFS:

a) Sensibilidade social: perceber o processo de exclusão e de privilégio presentes na realidade educacional e superar a explicação pela lógica do mérito/culpa, percebendo também os imensos prejuízos sociais provocados por essa mesma realidade.

b) Senso crítico: considerar os vários aspectos de uma questão de modo a superar a credulidade ingênua, a crença imediatista e fanática em reflexões que se caracterizam por modismos. Implica ainda a capacidade de crítica ao projeto social e suas conseqüências, bem como na capacidade de vislumbrar, a partir desta forma de compreensão, as conseqüências da transformação social do processo produtivo.

c) Consciência histórica: compreender e sensibilizar-se com as causas históricas da realidade social, tornando-se sujeito crítico e comprometido com os que não dispõem das mesmas condições sociais de desenvolvimento.

d) Capacidade de trabalho independente e em grupo: superar o caráter individualista da sociedade e da escola, mediante cooperação, solidariedade, responsabilidade e seriedade dos participantes.

e) Autonomia Intelectual e Atitude investigadora: construir autonomia intelectual, profissional e cidadã com a realidade em que vive, exigindo uma relação que efetivamente demonstre a responsabilidade social.

f) Capacidade de produção científica: dominar os aspectos básicos da pesquisa para a produção e socialização do conhecimento.

g) Domínio dos conhecimentos, habilidades e técnicas pedagógicas: dominar as tecnologias da aprendizagem a favor do processo pedagógico; relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

h) Capacidade de planejar a ação: diferenciar em nível teórico e prático, a partir de pressupostos teórico-metodológicos, as concepções que norteiam o fazer docente compreendendo que, qualquer ação que pretenda ser transformadora da realidade, necessita ser planejada.

PPC Pedagogia

Ato Deliberativo nº 01/2015