Coordenação: Prof. Mairon Escorsi Valerio (Lattes)

Coordenação Adjunta: Prof. Halferd Carlos Ribeiro Junior (Lattes)

Secretária do Curso: Elizabete Pedroski Matiello

Telefone: (54) 3321 7047

Sala da Coordenação: 214

Ato Autorizativo: Portaria nº 1.096, de 24 de dezembro de 2015, publicada em 30-12-2015.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

Importante referência para o curso de História da UFFS é a integração com a educação básica, tanto na formação inicial quanto na formação continuada. Compreende-se que para os professores em formação é imprescindível um contato permanente com a educação básica e o papel que os professores em atuação na educação básica podem cumprir como co-formadores (Capes).

A formação continuada é uma das tarefas decisivas dos cursos de formação de professores e será um dos eixos das ações de extensão do curso de História da UFFS. Entendemos por extensão não uma difusão de conhecimento que emana do lugar onde se sabe para quem não sabe. Ao contrário apoiados na perspectiva de Paulo Freire, acolhida no estatuto da UFFS, entendemos a extensão como uma articulação, um diálogo da universidade com outros sujeitos. Esta concepção será importante para pensarmos a formação continuada não como cursos de reciclagem de professores (não poderia haver definição mais eloquente para certa visão da formação continuada) mas como a produção de espaços nos quais os saberes produzidos na escola e na universidade possam se encontrar (TARDIF). Neste caso vemos como a política de formação continuada será decisiva para a formação inicial.

Uma das orientações do curso de História da UFFS é a formação integral do historiador (ANPUH). Esta se define como a formação de um professor-pesquisador, isto é fomentando a capacidade no estudante de produzir conhecimentos e ensiná-los. Neste sentido, as atividades de ensino e pesquisa não estão restritas somente a disciplinas específicas mas atravessam o conjunto dos componentes curriculares.

O desafio central do curso de História é ensinar a pensar historicamente. Para isso, o conhecimento dos processos históricos é imprescindível, porém não menos importante é compreender a produção do conhecimento histórico. Isto é, não se trata de aprender um maior número de informações históricos mas sim formar-se para compreender como estes conhecimentos são produzidos, possibilitando tornar-se um produtor de conhecimento histórico e desta forma relacionar-se de forma crítica com este conhecimento. Isto permitirá perceber o conhecimento histórico enquanto produção, não buscando tão somente apreender as informações apresentadas mas igualmente questionar as condições de produção e os critérios de validade destas informações.

Igualmente é importante fazer-se professor de História. Isto é compreender como se ensina e se aprende a pensar historicamente. A prática docente na escola básica será o objetivo principal desta formação, ainda que o currículo preveja igualmente a preparação para a atuação em outros espaços educativos.

A tarefa de formação de professores não ficará restrita somente a algumas disciplinas ou alguns docentes do curso de História mas sim atravessará o conjunto do currículo e será de responsabilidade do conjunto do corpo docente. Se este fazer-se professor terá momentos mais marcados, como nos componentes curriculares do domínio conexo de formação de professores e nos estágios curriculares supervisionados, sua presença como fio condutor ao longo do currículo será proporcionada pela horas de Prática Pedagógica do Componente Curricular (PPCC), presentes na maior parte das disciplinas.

Um dos desafios do curso é envolver ao máximo os estudante com a universidade em todas suas dimensões sendo necessário para isto construir as condições pedagógicas e materiais para que sua relação com a universidade não se restrinja ao ensino e sim esteja articulada à pesquisa e à extensão, compreendendo que o enriquecimento destes três pilares da instituição universitária passa justamente pela sua indissociabilidade.

A UFFS Campus Erechim oferece 50 vagas no período noturno, com ingresso no primeiro semestre de cada ano.

PPC História (ingressos 2010, 2011)

PPC História (ingressos 2012, 2013)

Núcleo Docente Estruturante

Ato Deliberativo