Filosofia

Coordenação: Profa. Joice Beatriz da Costa  (Lattes)

Coordenação Adjunta: Prof. Celso Eidt (Lattes)

Email da CoordenaçãoEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Secretária do Curso: Elizabete Pedroski Matiello

Telefone: (54) 3321 7050 Ramal: 7047

Sala da Coordenação: 124

Ato Autorizativo: Portaria nº 1.096, de 24 de dezembro de 2015, publicada em 30-12-2015. 

GRADE E CORPO DOCENTE

 

Perfil do Curso: A oferta do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura atende à necessidade de formação de professores para o ensino na Educação Básica. Assim, além da possibilidade legal de ministrar aulas, os formandos terão uma ampla noção do contexto social, o que lhes permitirá contribuir no desenvolvimento da cidadania e no seu próprio aprimoramento cultural. Para tanto, a matriz curricular do Curso é composta por componentes curriculares em três domínios: Comum, cujas disciplinas visam à formação geral dos discentes; Conexo, com o objetivo de proporcionar aos mesmos o contato com os conteúdos e temas que se inter-relacionam nas diversas áreas afins de conhecimento; Específico, que abrange os componentes curriculares diretamente ligados à formação do docente em Filosofia. Tais domínios, que caracterizam a matriz curricular do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura, revelam dois aspectos significativos. Primeiramente, o discente será preparado para a docência, no âmbito da Educação Básica, por meio de uma reflexão crítica capaz de lhe sensibilizar para o comprometimento pedagógico e o aprimoramento didático necessários ao seu exercício como educador. Em segundo lugar, o curso insere o discente nas questões filosóficas discutidas ao longo da história da filosofia, proporcionando uma base para a continuidade dos seus estudos no âmbito da Pós-Graduação.

É importante destacar que a implantação do Curso atenderá à demanda por professores qualificados e preparados para a docência da disciplina de Filosofia nos diversos estabelecimentos de ensino. Por seu caráter interdisciplinar, o Curso de Graduação em Filosofia - Licenciatura poderá promover uma formação cultural não apenas do discente, mas da sociedade em que ele está inserido. Para promover tais características, o curso segue três orientações básicas que servem de eixos orientadores da ação teórico-pedagógica:

  • - Formação de docentes na área de Filosofia preparados para as especificidades do ensino e do papel de tal disciplina na Educação Básica;
  • - Formação de pesquisadores aptos a dar continuidade aos seus estudos no âmbito da Pós-Graduação;
  • - Desenvolvimento de projetos de extensão que visam à formação continuada de professores da região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), além do fortalecimento do ensino de Filosofia e do comprometimento com a formação cultural e humana da sociedade.

Perfil do Egresso: O Curso objetiva formar professores de Filosofia aptos a lecionar esta disciplina na Educação Básica, sobretudo no nível do Ensino Médio. Além disso, visa a preparar indivíduos com embasamento teórico-crítico-filosófico que possibilite aos acadêmicos continuar seus estudos no âmbito da pós-graduação.

O Curso de Filosofia visa contribuir para o surgimento e o aprimoramento de mentalidades críticas que reflitam sobre os rumos sociais, em seus diversos segmentos, despertando, assim, o interesse dos educandos pelo pensamento inovador, crítico e independente, elementos necessários para que eles contribuam para a melhoria das comunidades em que estiverem inseridos.

Além disso, o Curso segue a política da UFFS ao proporcionar ao egresso o aprimoramento de suas capacidades de leitura e produção de textos, uma vez que esta prática é uma das linhas condutoras do desenvolvimento do Curso e das disciplinas do domínio comum. Por se tratar de um curso de Licenciatura, os egressos terão como núcleo de sua prática docente o comprometimento com a Educação e o interesse pela função transformadora que um processo educacional possui na contemporaneidade: promover a inclusão social, o aprimoramento da cidadania e a transformação da realidade. Dada a natureza interdisciplinar da própria Filosofia, os egressos poderão contribuir com outras áreas do conhecimento, tanto no âmbito das instituições de ensino, quanto no das assessorias culturais ou demais atividades relacionados ao pensamento.

PPC Filosofia 2010

PPC Filosofia 2015 

Ato Deliberativo nº 02/2016

Núcleo Docente Estruturante

 
  • Mais informações

FacebookTwitter

Ouvidoria
SIC - Servio de Informao ao Cidado

  _____________________________________________________Fale conosco_______________________________________________________

 Reitoria e endereço para correspondência:

Av. Fernando Machado, 108 E • Centro    
Chapecó • Santa Catarina • Brasil
Caixa Postal 181 • CEP 89802-112

Telefone (49) 2049 3100   
CNPJ 11.234.780/0001-50    
contato@uffs.edu.br