Ciências Sociais

Coordenador: Prof. Gustavo Giora (Lattes)

Coordenação Adjunta: Clovis Schmitt Souza (Lattes)

E-mail da Coordenação: cienciassociais.er@uffs.edu.br

Secretária do Curso: Cristiana Paula Girotto

Telefone: 3321 7047

Sala da Coordenação: 228 - Bloco dos Professores

Ato Autorizativo: Resolução nº 11/2012 - CONSUNI.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

O curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura da UFFS Campus Erechim oferece 50 vagas no período noturno, com ingresso no primeiro semestre de cada ano. A carga horária total do curso é de 3.285 horas, a serem cumpridas em nove semestres.

Em estreita conexão com o perfil geral da Universidade, o projeto do curso propõe-se a garantir aos seus educandos uma formação crítica, reflexiva e pluralista. Para atingir esse objetivo, o curso de Ciências Sociais procurará contemplar uma formação abrangente e articulada nas três grandes áreas das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), bem como buscará  a superação da dissociação tradicional existente entre as figuras do “sociólogo” (bacharel) e do “professor de sociologia” (licenciado).

O licenciado em Ciências Sociais estará qualificado para atuar no magistério na educação formal (especialmente no Ensino Médio) e não-formal, mas também estará apto a exercer funções nas áreas de assessoria, consultoria, formação e planejamento em entidades públicas e privadas, movimentos sociais, partidos políticos e ONGs, bem como continuar sua formação em pós-graduação. Por fim, cabe ressaltar que a formação do licenciado em Ciências Sociais está diretamente ligada à demanda regional pela formação de professores qualificados na área, tendo em vista a oferta da disciplina de Sociologia nos currículos escolares do Ensino Médio.

PPC Ciências Sociais 2010

PPC Ciências Sociais 2014